Buscar

Atividade A1_ Dissertativa resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A farmacocinética é uma área da farmacologia que estuda a movimentação dos fármacos no corpo, conectando as reações e os processos a que o organismo submete os fármacos. As etapas farmacocinéticas são divididas em: absorção, distribuição, metabolização e excreção (ADME). É importante entender as etapas farmacocinéticas, pois cada fármaco apresenta um comportamento característico no organismo e precisa passar por várias barreiras e compartimentos até chegar ao local de ação, em uma concentração desejada, e permanecer por um determinado tempo para desencadear a resposta farmacológica pretendida.
Com base no exposto, descreva, sequencialmente, os principais eventos que ocorrem, com frequência, em cada etapa farmacocinética e os principais órgãos e estruturas biológicas envolvidos após a administração oral de um fármaco incorporado em um medicamento na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa dura.
Resposta
No momento em que se pensa a respeito do fármaco de cápsula gelatinosa dura, entende-se que pode ser administrado por duas vias: oral ou retal. É importante saber que a via oral é mais utilizada por seu conforto e maior aceitação dos pacientes. Esta tem sua absorção no trato gastrointestinal. Já a via retal que possui mucosa permeável com grande vascularização sanguínea e linfática gera efeitos locais e sistêmicos. 
Nesse contexto, podemos verificar os principais eventos que ocorrem após a ingestão do fármaco. São eles: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Quanto a absorção o fármaco passa pelas membranas biológicas. Tendo como local de administração a corrente sanguínea. Sendo que a concentração do fármaco dependerá da via de administração: oral ou retal. Essa etapa pode sofrer interferências da enzima transportadora de mucosa (P-glicoproteína) e das isoenzimas metabolizadoras presentes nos enterócitos da mucosa intestinal (CYP 3A4). Com relação a distribuição o fármaco chega na corrente sanguínea. Nessa fase ocorre o transporte entre os diferentes tecidos e compartimentos orgânicos. Sendo que a concentração na corrente sanguínea e nos locais de ação dependerão do fluxo sanguíneo e na velocidade de difusão tecidual. Ademais, órgãos mais irrigados são mais susceptíveis à distribuição dos fármacos e os menos irrigados, menos susceptíveis.
No que concerne a interferência na distribuição dos fármacos as albuminas podem interferir. Porque são moléculas responsáveis em grande parte pelo transporte de substâncias endógenas (hormônios e colesterol) e exógenas (fármacos). Podemos citar, por exemplo, fatores como cirrose, insuficiência renal, alterações fisiológicas geradas pela desnutrição, idade avançada e gravidez.
Além disso, a etapa do metabolismo ou biotransformação converte fármacos em metabólitos mais hidrossolúveis e polares. Entende-se que os metabólitos podem ser ativos, inativos e até tóxicos, mas frequentemente são inativos. Esta metabolização por via enzimática é mais frequente ocorrendo principalmente no fígado. Também pode ocorrer no pulmão, rins, intestinos e pele.
Finalmente, na excreção, última etapa farmacocinética, os fármacos e seus metabólitos deixam os tecidos e finalmente são removidos do organismo. Para que ocorra a excreção, normalmente os fármacos precisam ser biotransformados em metabólitos mais hidrossolúveis e polares. Assim, dependendo das suas propriedades físico-químicas, os fármacos e seus metabólitos podem ser excretados por diferentes vias, mas, de maneira geral, a excreção ocorre principalmente por via renal, pulmonar, digestiva, e ainda ocorrer pelas glândulas.

Outros materiais