Buscar

PRAZOS PROCESSUAIS

Prévia do material em texto

ALUNO: Luana Conceição Tavares de Almeida Costa
PROFESSORA: Rita Sales Nogueira Brêttas
PRAZOS PROCESSUAIS – FUNDAMENTAR COM OS ARTIGOS
Informe os seguintes prazos processuais:
1-Recurso ordinário – interposto no tribunal de origem no PRAZO DE 15 DIAS, nos termos do art. 1.003, § 5º do CPC, com o intuito de reformar a decisão judicial através de um segundo grau de jurisdição visando a tutela do direito subjetivo das partes. 
2-Agravo de Instrumento – será utilizado contra decisões interlocutórias. Possui o PRAZO É DE 15 DIAS, contados da data da intimação da decisão a ser agravada, nos termos do art. 1.003, § 5º do CPC e será dirigido ao Tribunal de Justiça ou ao Superior Tribunal de Justiça.
3-Recurso de Apelação – caberá apelação da sentença proferida em primeiro grau, com o objetivo de reformá-la ou anulá-la NO PRAZO DE 15 DIAS ÚTEIS, e está também regulado no art. 1.003, § 5º do CPC.
4-Embargos de declaração – respeitando o art. 1.023 do CPC, são cabíveis Embargos de Declaração no PRAZO DE 5 DIAS contra qualquer decisão judicial com o intuito de esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento ou corrigir erro material. 
5-Emenda a inicial – se o juiz verificar que a petição inicial não preencheu os requisitos necessários ou que apresenta defeitos e irregularidades que dificultem o julgamento do mérito, determinará que o autor, no PRAZO DE 15 DIAS, a emende, devendo sempre indicar com precisão o que deve ser corrigido ou completado sob pena de indeferimento da petição mediante sentença terminativa, conforme exposto no art. 321 do CPC.
6-Réplica - é a possibilidade de o autor ser ouvido no PRAZO DE 15 DIAS sobre as alegações do réu acerca de fato impeditivo, modificativo ou extintivo, conforme o art. 350 do CPC. 
7-Contestação – servirá para o réu alegar toda a matéria de defesa, expor as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e indicar quais provas pretende produzir. Terá o PRAZO DE 15 DIAS, conforme o art. 335 do CPC, com o termo inicial que será a data da audiência de conciliação ou de mediação ou da última sessão de conciliação, ou, ainda, do protocolo de pedido de cancelamento de audiência de conciliação ou de mediação apresentado pelo réu se manifestado o desinteresse de ambas as partes na autocomposição.
8-Recurso Inominado – para a interposição do Recurso Inominado, o PRAZO É DE 10 DIAS ÚTEIS conforme o art. 42 da Lei n.º 9.099/95, e serão contados a partir da ciência da sentença. 
9-Contra-razões do Recurso de Apelação – servirá para que a parte recorrida apresente os fundamentos e motivos pelos quais o recurso de Apelação não merece ser acolhido pela instância superior. Também poderá ser utilizado para apontar o não preenchimento dos requisitos de admissibilidade do recurso. O PRAZO SERÁ DE 15 DIAS, conforme o art. 1.010, § 1º do CPC, por meio de petição dirigida ao Juízo de primeiro grau onde a apelação foi interposta.
10-Contra-razões do Recurso Inominado - nos termos no art. 42, § 2º, da Lei 9.099/1995, o prazo para apresentar contrarrazões do Recurso Inominado É DE 10 DIAS ÚTEIS após o preparo. 
 
AV. Alfredo Baltazar da Silveira, nº 580, Cobertura
Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22.790-710 – Recreio

Continue navegando