Buscar

Portifolio UNOPAR ADM

Prévia do material em texto

2
 nome do cursO
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
 título do trabalho:
 Subtítulo do Trabalho, se houver
 Cidade
 Ano
 	 nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
 título do trabalho:
 Subtítulo do Trabalho, se houver
Trabalho de ........ apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de .........
Orientador: Prof. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DESAFIO 1	5
DESAFIO 2	6
DESAFIO 3	8
DESAFIO 4	9
CONSIDERAÇÕES	11
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO 
O Ministério da Saúde credenciou 57 Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19 em 19 cidades com favelas ou comunidades. As estruturas reforçam a assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, com a identificação e tratamento precoce de casos leves da doença. Além disso, o Ministério da Saúde destina recurso adicional per capita para 746 equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam nas comunidades. Os credenciamentos constam na Portaria nº 1.742 de 13 de julho de 2020. O incentivo total é de R$ 29,9 milhões. Foram credenciados 45 Centros do tipo 1, destinados a atender comunidades e favelas que tenham população entre 4 e 20 mil pessoas; e 12 Centros do tipo 2, para aquelas com população maior que 20 mil habitantes.
DESAFIO 1
Por propósito, a vigilância epidemiológica deve fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. 
Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, bem como a normatização das atividades técnicas correlatas. A operacionalização da vigilância epidemiológica compreende um ciclo de funções específicas e intercomplementares, desenvolvidas de modo contínuo, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento da doença ou agravo selecionado como alvo das ações, de forma que as medidas de intervenção pertinentes possam ser desencadeadas com oportunidade e eficácia. São funções da vigilância epidemiológica:
· coleta de dados; 
· processamento dos dados coletados; Vigilância Epidemiológica Secretaria de Vigilância em Saúde / MS 21 1
· análise e interpretação dos dados processados;
· recomendação das medidas de controle apropriadas; 
· promoção das ações de controle indicadas; 
· avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; 
· divulgação de informações pertinentes
O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos. 
As epidemias também devem ser encaradas como experimentos naturais, cuja investigação permite a identificação de novas questões a serem objeto de pesquisas, e seus resultados poderão contribuir para o aprimoramento das ações de controle. É essencial a detecção precoce de epidemias/surtos para que as medidas de controle sejam adotadas oportunamente, de modo que grande número de casos e óbitos possam ser prevenidos. Além da prevenção de novos casos e surtos, a investigação desse tipo de evento pode contribuir para a descoberta de novos agentes, novas doenças e novos tratamentos, além de ampliar o conhecimento sobre novas doenças e as já conhecidas e fazer com que a população passe a ter mais confiança no serviço público de saúde.
DESAFIO 2
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Há um tempo atrás, a saúde era encarada apenas como a ausência de doenças, o que nos legou um quadro repleto não só das próprias doenças, como desigualdade, insatisfação dos usuários, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional. No entanto, este conceito foi ampliado, ao serem definidos os elementos condicionantes da saúde, que são:
· Meio físico (condições geográficas, água, alimentação, habitação
· Meio socioeconômico e cultural (emprego, renda, educação, hábitos
· Garantia de acesso aos serviços de saúde responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde.
Ou seja, de acordo com a nova concepção de saúde, compreende-se que os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país.
As reivindicações do movimento que recebeu o nome de Movimento Sanitarista foram apresentadas na 8° Conferência Nacional de Saúde, em 1986. Sendo que mais tarde, na Constituição de 1988 foram definidas as ações relativas ao SUS, sendo considerado de “relevância pública”, ou seja, é atribuído ao Poder Público a regulamentação, a fiscalização e o controle das ações e dos serviços de saúde, independente da execução direta do mesmo.
Juntamente com o conceito ampliado de saúde, o SUS traz consigo dois outros conceitos importantes: o de sistema e a ideia de unicidade. A ideia de sistema significa um conjunto de várias instituições, dos três níveis de governo e do setor privado contratado e conveniado, que interagem para um fim comum. Já na lógica de sistema público, os serviços contratados e conveniados seguem os mesmos princípios e as mesmas normas do serviço público. Todos os elementos que integram o sistema referem-se ao mesmo tempo às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma e operacionalização, os princípios organizativos.
Princípios Doutrinários
Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
Princípios Organizativos
 	 Estes princípios tratam, na realidade, de formas de concretizar o SUS na prática. Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atençãoe garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.
Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função. Para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade.
Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde. 
DESAFIO 3
 Os Centros Comunitários de Referência para o enfrentamento à Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece o incentivo para custeio dos Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à covid-19 e o incentivo financeiro federal per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional.
Os Centros Comunitários Tipo 2 que apresentarem a carga horária semanal por categoria profissional inferior ao mínimo exigido para a tipologia credenciada receberão o incentivo financeiro equivalente ao Tipo 1 caso informem no SCNES a carga horária semanal por categoria profissional e cumpram os requisitos exigidos para essa tipologia.
Os estabelecimentos com adesão homologada ao Programa Saúde na Hora, referente à Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020, que forem publicados em portaria de credenciamento temporário como Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento à Covid-19, terão o incentivo financeiro referente ao Programa suspenso a partir do momento em que cumprirem os requisitos e fizerem jus ao recebimento do incentivo financeiro de custeio federal previsto nesta Portaria, até o fim da vigência da portaria de credenciamento temporário.
Os estabelecimentos de saúde estruturados para funcionamento como Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento à Covid-19, publicados em Portaria de credenciamento temporário, que cumprirem os requisitos e fizerem jus ao recebimento do incentivo financeiro de custeio federal previsto nesta Portaria, deixarão de fazer jus ao incentivo financeiro federal referente à Portaria nº 430/GM/MS, de 19 de março de 2020, e à outras estratégias de enfrentamento à Covid-19 no âmbito da APS.
Institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), e estabelece incentivo para custeio dos Centros Comunitário de Referência para enfrentamento à covid-19 e incentivo financeiro federal adicional per capita, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional.
DESAFIO 4
Princípio das necessidades ilimitadas as necessidades sociais e humanas são ilimitadas X Princípio da escassez (os recursos são sempre escassos. Os Fatores de Produção Clássicos: Terra, Trabalho e Capital. Tradicionalmente, a economia se divide em Macroeconomia e Microeconomia
Trade off representa o que abrimos mão para alcançar um determinado objetivo, trata-se, portanto, das escolhas que fazemos e o que abdicamos para seguir tal caminho. Exemplo: A sociedade enfrenta um trade off entre eficiência e equidade: no máximo de eficiência, não teremos o máximo de equidade e vice-versa.
Não há muito o que comentar sobre o conceito de trade off, mas compreendê-lo nos ajuda a potencializar nossas escolhas. Quanto ao trade off supracitado, escolhi-o, pois, a forma como ele é colocada nos diversos debates da sociedade nos leva a conclusões lógicas incompletas e equivocadas.
Contudo, parece trivial que a alocação mais eficiente de recursos gera desigualdade, acreditando-se que na economia sempre há os perdedores e os ganhadores. Há, porém entrelinhas numa sociedade extremamente produtiva, que é o chamado “progresso técnico” ou avanço tecnológico. A eficiência máxima tem o cenário mais propício para o avanço tecnológico devido ao paralelo de concorrência ótima, isto é, o avanço tecnológico é consequência tanto da competição entre as firmas quanto de um bom ambiente institucional. O avanço tecnológico barateia custos, potencializando o uso dos recursos e produzindo mais com menos, o que torna os preços dos bens e serviços mais acessíveis à grande massa.
Nós estamos sempre comparando os custos e os benefícios das decisões que tomamos. Acredite, fazemos isso intuitivamente, mesmo que erremos nos nossos cálculos, nós sempre acreditamos que estamos tomando a melhor decisão em uma determinada situação. Somos, então, incentivados a tomar aquela decisão que julgamos ótima. Se os benefícios e/ou os custos de uma decisão mudam, somos incentivados a nos adequar aos novos cenários. Um exemplo bem interessante é o quando acordamos numa segunda-feira de manhã para trabalhar; caso decidamos ficar em casa dormindo, estamos explicitamente preferindo o descanso às consequências de não aparecer no trabalho.
Comecemos do ponto de que existem incentivos explícitos, como leis e contratos e incentivos implícitos, como códigos morais individuais. Considerando o ápice da racionalidade ou um intermediário entre esse e a ausência absoluta de raciocínio, entendemos o que leva as pessoas a agirem como agem; alguém que trai foi individualmente incentivado a tal (não julgo aqui códigos morais), seja pela fragilidade do momento, superestimação da situação, ausência de empatia ou um “erro de cálculo”, o indivíduo analisou os custos e benefícios de trair, mesmo que de forma incompleta e imperfeita, e optou por fazê-lo.
O estado do século XXI assumiu a postura de regulador da atividade econômica, porém não há maneiras eficientes de “regular” os reguladores, conforme indica Kennet Arrow, prêmio Nobel de 1972, na Teoria da Escolha Pública. Ainda nos trabalhos de Arrow, os mecanismos governamentais são desenhados de tal forma que é possível induzir um resultado específico, conforme as escolhas públicas são dispostas. E isso nos leva a, no mínimo, duvidar das “boas intenções” dos políticos e governantes, isto é, prejudicam o resultado social em detrimento próprio.
CONSIDERAÇÕES
A solicitação do credenciamento de Centro Comunitário deve ser feita pela plataforma e-Gestor AB. A implantação do Centro é para auxiliar na organização de fluxos assistenciais, tanto da Atenção Primária quanto de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). A solicitação passa por análise técnica orçamentária do Ministério da Saúde para publicação em portaria. A partir do credenciamento, a transferência do incentivo financeiro de custeio mensal está condicionada ao cumprimento dos requisitos previstos nas normativas. Os requisitos para pagamento se estendem a adequação de espaço físico mínimo, horário de funcionamento e carga horária profissional. Quando a gestão municipal estiver cumprindo todos os critérios conforme as normativas, enviando informações por meio dos sistemas de informação vigentes, os repasses serão realizados.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, N. R. C. Redes de atenção à saúde: a atenção à saúde organizada em redes. São Luís, 2016. Disponível em: https://www.unasus.ufma.br/wp-content/uploads/2019/12/isbn_redes01.pdf. Acesso em: 28 Set. 2021.
 PORTARIA Nº 1.444, DE 29 DE MAIO DE 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portarian-1.444-de-29-de-maio-de-2020-259414882. Acesso em: 28 Set. 2021.
PORTARIA Nº 1.445, DE 29 DE MAIO DE 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portarian-1.445-de-29-de-maio-de-2020-259414867.Acesso em: 28 Set. 2021.
	Cursos:
	Administração, Ciências
Contábeis e Ciências Econômicas,
	Semestre: 3º / 4º
	Disciplinas:
	• Legislação Social e Trabalhista
• Responsabilidade Social e Ambiental
• Comportamento Organizacional
• Modelos de Gestão
• Métodos Quantitativos
	
	Professores
	• Prof.ª Ma. Janaina Carla da Silva Vargas Testa;
• Prof. Me. Maurilio Cristiano Batista Bergamo;
• Prof.ª Dr.ª Ana Céli Pavão Guerchmann;
• Prof. Me. Henry Tetsuji Nonaka;
• Prof. Me. Valdeci da Silva Araújo.
	
	Competências:
	Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas
atinentes à(ao):
• Conhecer os fundamentos jurídicos aplicados às relações
trabalhistas.
• Conhecer as políticas socioambientais e refletir acerca da
responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável
• Conhecer as variáveis sociais, políticas e culturais dos
indivíduos e as formas de promover qualidade de vida nas
organizações.
• Conhecer os aspectos e a atuação do gestor como agente
de mudança e como tomador de decisão e conhecer o
processo de Planejamento como meio de o gestor
promover as mudanças organizacionais.
• Conhecer os conceitos matemáticos básicos,
proporcionando o desenvolvimento do raciocínio lógico e
	
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
	quantitativo, além de compreender funções e gráficos do 1º
e 2º graus, funções exponenciais, logarítmicas e
trigonométricas.
	Habilidades:
	Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as habilidades:
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico;
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva;
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar;
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade;
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
	Objetivos da
Aprendizagem:
	A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
	• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia
do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Lancaster, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Lancaster.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A pandemia de coronavírus alterou muitos comportamentos dos brasileiros. Um deles foi o
hábito de pedir comida por aplicativo. Os gastos com delivery cresceram 149% no último ano,
segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, que analisou as despesas dos usuários
com os três principais aplicativos de entregas — Rappi, Ifood e Uber Eats. Dezembro de 2020 foi o
mês com mais gastos com delivery. Quando comparado a março, início da pandemia, o aumento foi
de 187% (análise de dados de mais de 46 mil usuários do aplicativo Mobills entre os meses de janeiro
e dezembro de 2020).
Nesse cenário surgiu as dark kitchens, conhecidas também como cloud kitchen (cozinha nas
nuvens), virtual kitchen (cozinha virtual) ou ghost kitchen (cozinha fantasma), que representam um
tipo de estabelecimento que trabalha apenas com os bastidores da preparação de alimentos, sem o
acesso dos clientes.
É um negócio pensado para atender um perfil de consumidor que compra refeições sem se
importar em saber a localização exata onde a comida foi preparada, desde que chegue com qualidade
e rapidez. A interação com os consumidores e o processo de compra dos alimentos acontece no
mundo virtual. E o serviço de delivery concretiza a experiência.
A Lancaster, startup brasileira, atua no modelo de “cozinhas como um serviço” e tem
apresentado bons resultados desde o início dos negócios em julho de 2020. A empresa foi criada pelo
senhor Marcos Andrade, que utiliza um de seus imóveis para o empreendimento, localizado na zona
oeste de São Paulo, com um espaço de 500 metros quadrados, contando com uma pizzaria, uma
hamburgueria e três restaurantes.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
A Lancaster adquire a operação de entrega dos restaurantes, pizzaria e hamburgueria em um
modelo de licenciamento, pagando royalties para os estabelecimentos (isto é, uma quantia pelo
direito de uso, exploração e comercialização) e assumindo os lucros da operação de delivery.
A dark kitchen possui câmaras frias, espaços para pré-preparo de carne, peixes e vegetais
além de equipamentos industriais para produzir os pratos, lanches e pizzas. Dá a estrutura da
cozinha, mas também define o processo de produção, treina a equipe, gerencia os parceiros de
entrega Rappi, Uber Eats e iFood, cria um canal de atendimento ao consumidor e define o raio ideal
de entrega para manter a qualidade dos alimentos.
Um exemplo de operação dark kitchen que se aplicaria à Lancaster (situação hipotética), seria
o licenciamento para produção de hambúrgueres da marca Giraffas, pizzas da marca Domino’s, e
pratos dos restaurantes Coco Bambu, Outback e Fogo de Chão. Neste cenário a Lancaster produz e
distribui os produtos prontos destas marcas, sendo a produção subsidiária.
As marcas economizam por não terem a necessidade dos espaços físicos e linhas de produção,
e a Lancaster lucra por não ter a necessidade de operar os pontos de venda. Esse modelo de negócio
diferencia-se do modelo de Franquia, onde a Lancaster teria de operar todo o modelo de negócio das
marcas que operaria, incluindo os pontos de venda.
O senhor Marcos Andrade pensa em expandir a empresa, mas ainda tem algumas
preocupações que serão apresentadas a seguir e contrata você como consultor para ajudar a
empresaLancaster a atingir a excelência.
Fonte: RIBEIRO, Diana. Efeito pandemia: gastos com delivery crescem 187% em 2020. Disponível
em: <https://6minutos.uol.com.br/minhas-financas/efeito-pandemia-gastos-com-delivery-crescem-
187-em-2020/ >. Acesso em: jul. 2021.

Continue navegando