Buscar

AD 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a. Qual foi a revista de divulgação científica pesquisada? 
Revista FAPESP: https://revistapesquisa.fapesp.br/ 
b. Qual é a diferença entre artigo científico e artigo de divulgação científica?
O artigo científico é um texto no qual são discutidas ideias, pesquisas e resultados sobre um determinado assunto utilizando linguagem científica e específica, tendo como esfera de circulação e público-alvo profissionais e estudantes do meio científico, além de ter como autoria os próprios pesquisadores/acadêmicos envolvidos no processo. O artigo de divulgação científica é um texto que tem como base artigos científicos, a fim de divulgar e apresentar o assunto que está sendo discutido de uma maneira acessível àqueles que são leigos do meio em questão, ou seja, à comunidade em geral, utilizando uma linguagem mais simples, além de serem escritos por pesquisadores ou repórteres.
c. Qual é o título do artigo de divulgação científica escolhido, e qual é o link de acesso ao mesmo?
Título: “Os senhores da chuva.”
Link de acesso: Os senhores da chuva : Revista Pesquisa Fapesp 
d. Quem é o pesquisador ou pesquisadores responsáveis pelo artigo científico que deu origem ao artigo de divulgação escolhido por você?
Paulo Eduardo Artaxo Netto e Maria Assunção Faus da Silva-Dias
e. Qual é a instituição de pesquisa a que pertencem os pesquisadores responsáveis pelo artigo original?
Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP)
f. Em qual revista científica o artigo original foi publicado? 
Revista Science.
g. Descreva de forma sucinta das conclusões do artigo de divulgação científica escolhido por você. Apresente essa informação de modo resumido, usando 150 a 200 palavras 
Os estudos realizados identificaram a razão do elevado volume de chuvas na floresta amazônica. Além da alta concentração de umidade, as plantas disponibilizam no ar ,em grandes volumes, o composto isopreno, que transforma-se em metiltreitol, e esse age como um importante formador dos núcleos de condensação de nuvens, visto que atrai eficientemente as moléculas de água, condensado-as, tornando-as pesadas e fazendo-as cair em forma de chuva. Outra descoberta está relacionada a diminuição das chuvas em épocas de queimada. Quando ocorre a queima das florestas, são liberadas na atmosfera quantidades demasiadas de partículas que geram gotas d'água menores, induzindo a formação de nuvens em maiores altitudes, e consequentemente, por serem menos densas, evaporam, não caindo na forma de chuva. Tais descobertas atraem um grande alerta para a destruição das florestas pelas queimadas, pois com quanto menor for a área territorial florestal, menor será a produção de núcleos de condensação de nuvens, como metiltreitol e maior será o índice de partículas provenientes da queimada, levando a escassez de chuvas e consequentemente, afetando todo o ciclo hidrológico e os ecossistemas.

Continue navegando