Buscar

Após as resoluções dos casos apresentados. Descreva as diferenças entre a Hipertrofia e Hiperplasia.

Prévia do material em texto

NOME: Guilherme Silva Nogueira
	Matrícula:01452347
	CURSO: Fisioterapia
	POLO: Uninassau- Dorotéia Fortaleza 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Melo
Após as resoluções dos casos apresentados. Descreva as diferenças entre a Hipertrofia e Hiperplasia.
Quando falamos de hipertrofia muscular a gente descreve o aumento do tamanho da fibra muscular ou do músculo como um todo. Ou seja, a Hipertrofia seria o aumento desse tecido, já a Hiperplasia seria o aumento do número de fibras musculares.
Nessa imagem a gente pode observar que existe o aumento do tamanho das fibras musculares já existentes e na Hiperplasia existe o aumento do número de fibras musculares, então a diferença de Hiperplasia para hipertrofia, é de que a Hipertrofia é o tamanho no aumento do volume e Hiperplasia e o aumento do número de células musculares. Na imagem mostrando como seria o processo de hipertrofia, na primeira mostra o grande número de células e na segunda o mesmo número de células, porém, de tamanho maiores. Em relação a Hipertrofia muscular, é comprovado e descrito pela literatura que é uma adaptação que ocorre em seres humanos. Em relação a Hiperplasia, ainda se é discutida para seres humanos, existe alguns estudos em animais que sugerem que a Hiperplasia também é um fator que influência no tamanho do músculo, porém, em seres humanos ainda é pouco discutido se ocorre ou não, e se ocorre parece não influenciar tanto no tamanho do músculo.
Quais são as diferenças morfológicas da estruturas neoplásicas benigna e maligna?
Pode ser definida como uma proliferação celular, anormal, descontrolada e autônoma. Onde as células perdem a capacidade de se diferenciar. Ou seja, a cada ciclo elas torna-se mais difenciadas e podem ser classificadas como benigna e maligna, assim, as neoplasias possuem atributos como progressividade, que é o crescimento tecidual excessivo incordenado de intensidade progressiva, independência, que é a ausência de repostas aos mecanismos de controle e irreversibilidade que corresponde a ausência de dependência da continuidade do estímulo. Os componentes básicos que constituem uma neoplasia são: parênquima( células neoplásicas proliferando), que é constituído por células neoplásicas em expansão clonal e o estorno de sustentação, que é o bolso do tumor, sendo formado por tecido conjuntivo e casos sanguíneos. Agentes cancerígenos ou carcinógenos são fatores atribuídos a radiação solar, bebidas alcoólicas, tabagismo, alguns tipos de vinhos e medicamentos, e devido aos efeitos cumulativos desses elementos são responsáveis pelo inicio promoção, progressão e inibição do tumor. A carcinogênese é determinada pela exposição desses agentes, em uma dada frequência em um período de tempo e pela interação entre eles. As características individuais que facilitam ou dificultam a instalação do dano celular devem ser consideradas, esse processo é composto por três estágios,( iniciação), onde esses agentes carceraginosos induzem alterações genéticas e epigenéticas, as células encontram-se iniciadas para a ação de um segundo grupo de agentes que atuara no próximo estágio. A promoção é onde a célula iniciada acontece um acúmulo de mutações que ativam um proto-oncogenes e inibem genes supressor de tumor que resultam na proliferação resistência a apoptose e autonomia celular, favorecendo o comportamento maligno na célula, sendo esse um processo lento e gradual que exige um acumulo de mutação, e é na progressão que o clone perde a adesão em contato com as células vizinhas, invadem o tecido, passando passando pelo processo chamado transição epitélio mesênquima e o tumor cresce, pode haver metástase! É caracterizado pela multiplicação acelerada e irreversível das células alteradas. As neoplasias podem ser divididas em benignas que são células com crescimento lento, não evasivo, geralmente não apresenta cápsulas, o que favorece sua remoção cirúrgica, sendo também diferenciadas e não metastática e uma neoplasia pouca evasiva definitivamente inofensiva. Já as malignas possuem células com crescimento rápido, invasiva, com ausência de cápsulas ou com a cápsula incompleta, pouca difenciadas. A diferença entre ambas é a de que as neoplasias benignas São formadas por células difenciadas, semelhantes as do tecido normal, possuindo estrutura típica do tecido de origem, as neoplasias malignas são formadas com perda de diferenciação, ou seja, diferentes da do normal e são atípicas.
Tema: Através do seu conhecimento adquirido na aula prática de patologia, elabore um caso que contenha os temas: PIGMENTAÇÃO PATOLOGICA
Tatuagem por AMÁLGAMA
É uma área de descoloração na boca causada pela migração de partículas de amalgamas dentarias que ficam embutidas nas membranas orais, fazendo com que uma mancha cinza apareça. As tatuagens de amalgamas são muito comuns em pessoas que tem obturações e coroas e não são motivos de preocupações ao menos que as pessoas se incomodem com sua aparência, no entanto, alguns cânceres bucais podem parecer tatuagens de amalgamas nos seus estágios iniciais, por isso é preciso confirmar se a coloração é de fato uma tatuagem de amalgamas ou um câncer. Mas comumente, tatuagens de amalgamas se formam durante procedimentos odontológicos, no qual, partículas de amalgamas podem acidentemente partículas de amalgamas podem estar enterradas na gengivas, bochechas, céu da boca ou língua. Os dentistas podem reduzir os riscos usando barragens de proteção na boca para procedimentos, normalmente, as manchas são pequenas e isoladas, muitas pessoas com essas marcas não sabe que as possui, uma tatuagem de amalgamas pode ser identificada por um dentista durante um exame de rotina. Quando uma mancha escura aparece na boca de alguém, o dentista geralmente rever a história dental do paciente, e faz radiografias para confirmar que a mancha se trata de uma tatuagem de amalgamas. Embora seja possível fazer uma biópsia para estudo. Se uma tatuagem de amalgamas cresce, muda de forma ou se torna muito sensível ao toque, pode ser um sinal de câncer bucal ou outro problema bulcario. As pessoas devem ficar de olho nas suas tatuagens de amalgamas e devem discutir quaisquer mudanças que ocorro com o dentista, capturar os sinais de problemas é mais sério e aumenta cedo a probabilidade de resolver de forma indolor e rápida. Os tratamentos para problemas dentário nunca podem ser atrasados, pois o problema se tornaram mais complexo e difícil de tratar com o tempo.

Continue navegando