Buscar

UNIDADE 1

Prévia do material em texto

Antes da revolução industrial os produtos ainda eram feitos por artesãos, a produção era bem centralizada nessas pessoas pois elas tinham habilidades de fazer os produtos manualmente. 
Com a revolução industrial isso acabou, os produtos passaram a ser produzidos em grande escala. 
Os artesão perderam lucro e matéria prima, que foram passados para as industrias e essas pessoas passaram a ser funcionárias dessas industrias.
Quando começa a produção em serie os industriais se veem na situação onde contratar uma pessoa para fazer projeto era mais vantajoso do que ter vários artesãos. Então produziam em serie a partir desse projeto. 
O papel do designer passa a ser primordial dentro de uma instituição, o principal profissional dentro da indústria, desenvolvia e dava soluções para o projeto. 
Quase tudo dentro de casa tem design, e fora também. 
Tanto na ergonomia quanto na estética. 
Hoje o papel do designer está mais dentro de instituições e organizações, trabalhando com vários profissionais de diversas áreas para decidir produção, material, ergonomia. 
Por isso também existem vários tipos de designers e as instituições estão cada vez mais interessadas nesses profissionais. 
Professora Amanda brito. 
O que é design?
É a concepção de um produto, seja ele um material, objeto, máquina, etc. 
Se refere a arte visual, características, função, utilidade. 
Exemplo garrafa pet: Fácil descarte, sustentável, cor que dá a impressão de pureza, como será o transporte, como será segurada. 
Sempre pensar também se é viável e se é compatível com a cultura do local. 
Uma pessoa escolhe algo pela aparência ou custo quando não entende do produto. 
Sempre prestar atenção no posicionamento das palavras para que as frases sempre façam sentido, cores e formas também interferem. 
As texturas devem estar de acordo com o ambiente em que está inserido, exemplo textura da pia do banheiro que deve sempre parecer limpa. 
GESTALT: Agrupamento de conjuntos semelhantes entre si, exemplo, o cérebro separa os quadrados dos círculos. Pensar nisso ao agrupar estampas. 
Tomar cuidado com as cores, pois em cada cultura a cor pode ter um significado, ou até mesmo gerar sentimentos contrários. 
O designer deve se preocupar com todas as etapas do produto. 
O design costuma evocar sensações dentro das pessoas. 
O design é uma ferramenta de comunicação de acordo com aquilo que ele transmite. 
Um exemplo é a vestimenta de uma pessoa, você consegue fazer suposições. 
Um restaurante também, pela aparência é possível deduzir muito sobre o local. 
O design é um processo emocional.
Capitalismo é a legitimidade dos bens, onde você é dono daquilo que adquiriu e liberdade do comercio. O design lidera tendencias e é impulsionado pelo capitalismo. 
Industrialização é responsável pela substituição de outras técnicas pois produz em massa. 
O design foi peça chave para isso. 
Produção em massa é a serizaliação de um produto, produção em larga escala. Processo ford T por Henry Ford. 
O designer dá seu toque pessoal em tudo, então sempre tenta fazer com que o produto pareça mais artesanal. 
Miniaturização: Processo de criar produtos cada vez menores começando na revolução industrial e depois da grande guerra melhorado pelos japoneses, foi entendido como a terceira revolução. Microchips em 1960 criando um marco na história. 
A retirada do petróleo permitiu usar plástico, silicones e hoje em dia o grafeno das moléculas de carbono. 
O designer tem que estar ciente dos materiais disponíveis. 
Por exemplo, não poder usar madeira debaixo dágua. 
Consumismo impulsionado pelo capitalismo, onde a pessoa está constantemente consumindo produtos supérfluos. Trazendo uma serie de bens datados, com data de validade, mais quebráveis, diferente de antigamente onde eram mais duráveis. 
A globalização foi uma transformação cultural imensa por baratear os transportes e comunicações, então as culturas foram espalhadas, transmutadas, podendo ter qualquer cultura em qualquer país. O design se dissipou por todos os cantos. 
Desvantagem da globalização: aquecimento global e aumento de consumo gerou problemas ambientais. 
Novo desafio é pensar em produtos mais sustentáveis. Onde consome mas não acaba com aquilo e até repõe. 
Ideia incrível: embalagem zigpack. Ela é dobrável. 
Materiais biodegradáveis como a sacola de semente de grama. 
Os momentos de guerra influenciaram nisso, como o fechamento de Bauhaus. 
Modismo: Twitter dentro da rede social, depois superado pelo insta. O modismo vive dentro das tendencias. 
Tendencia: É o crescimento de um movimento, exemplo usar redes sociais. 
Relação entre design, arte e tecnologia:
PERGUNTA 1
1. Quando falamos sobre a evolução do design, é inevitável associar o termo ao conceito de industrialização, que ganhou força a partir do final do século XIX, com a Revolução Industrial. Nesse período histórico, é bastante comum observar uma contribuição mútua entre design e industrialização, em que esta acaba permitindo a fabricação em massa de produtos de bens de consumo, em que esses mesmos produtos acabam passando pela evolução na maneira de se fazer, utilizando novos materiais e associando a tecnologia à produção, otimizando, assim, suas características, inclusive no que se refere à forma. Fale a respeito dos reflexos vividos pelo Design Pós-revolução Industrial, os quais persistem até os dias atuais. Tomemos como referência o automóvel, produto da Revolução Industrial, cujo papel do designer foi fundamental.
Baseando-se no desenvolvimento do design do automóvel, responda algumas questões:
· Como o designer contribuiu para o sucesso do automóvel?
· O design do automóvel vem se modificando constantemente. Por que isso acontece?
Após a revolução industrial inicia-se a demanda e procura por profissionais capazes de criar os projetos para a fabricação em massa destes, onde até então não havia a existência de um designer especializado em automóveis apesar de já existirem outros projetos e veículos já produzidos, porém após a disseminação da industrialização e as técnicas de produção em serie veio a concorrência e com ela a necessidade de melhorias na produção e nos projetos desse produto. A consequência foi a especialização dos profissionais envolvidos o que gerou um outro ponto de vista em relação a esse mercado, começaram então a serem analisados quesitos como o tamanho, o design, as cores e o funcionamento, aspectos esses que se dissiparam em diferentes projetos que por sua vez atenderam e atendem à determinados públicos alvos. 
Além da divisão da clientela, o design de cada automóvel serviu para diferenciar modelos e marcas que contém características próprias que vão desde o formato, até o funcionamento do motor. 
Tornou-se necessária uma pesquisa de mercado cuja a resposta é atender aos anseios dos seus consumidores finais, o que une as questões de capitalismo e consumismo ao profissional de designer. 
As mudanças recorrentes desse produto junto as inovações, é resultado de um processo evolutivo humano, onde o design acompanha as tendências de mercado e modismos de cada grupo de pessoas para não desacelerar a produção em massa. A intenção de despertar os anseios dos consumidores vem junto com as propostas de maior segurança, mais velocidade, mais conforto e mais tecnologia propostas pelo profissional de designer ao se referir a um produto que se faz necessário no cotidiano das pessoas, que às leva aonde querem, gerando assim um certo grau de satisfação e a continuidade do “aperfeiçoamento” desses objetos. 
Bauhaus é uma escola de artes desenho indústria e arquitetura em Waimar Alemanha
Walter Gropius
A ênfase da arquitetura de Bauhaus se convergiu num projeto funcional, também em seus projetos produzidos, visando uma arquitetura de eficiência moderna que assim como a natureza do homem envolvesse a vida em sua totalidade. 
Foi graças a isso que o funcionalismo se tornou parte integrante da organização espacial arquitetônica do século 20
Se preocupava em impedir a escravização humana pela maquina e eliminar as desvantagens da mecanizaçãoOFICIO
ESTÉTICA PROJETIVA
TECNOLOGIA
Com utilização de novos materiais como o ferro e o vidro

Continue navegando