A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
TESTES DE CONHECIMENTO - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

Pré-visualização | Página 1 de 6

TESTES DE CONHECIMENTO – HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
AULA 1
		1
          Questão
	
	
	Filosofia é uma palavra grega que significa amor à sabedoria e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. O Termo Filosofia foi criado por:
		
	
	Demócrito
	
	Heráclito
	 
	Pitágoras.
	
	Anaximandro
	
	Sócrates
	Respondido em 17/09/2021 11:25:42
	Explicação: Amor à Sabedoria. Filosofia é uma palavra de origem grega, resultante da soma de duas outras palavras: Philo, que deriva de Philia e significa amizade, amor fraterno; e Sophia que significa sabedoria. Sophos, portanto, é aquele que é sábio. Etimologicamente, Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor pelo saber. O filósofo grego Pitágoras teria sido o inventor da palavra Filosofia.
	
		2
          Questão
	
	
	"Os homens têm passatempos diferentes... Mas não existe algo que interessa a todo mundo? Não existe alguma coisa que afeta a todos - independentemente de quem sejam ou onde vivam? Sim, querida Sofia, existem algumas perguntas comuns a todos os homens..." (GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia Letras, 2012, p.24).
No contexto da INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, este fragmento nos ajuda a perceber que o mais importante na atitude filosófica é:
 
		
	
	Saber que nem tudo pode ser questionado.
	
	Pensar de forma similar a cada homem.
	
	Descobrir as verdadeiras respostas sobre o mundo.
	 
	Elaborar boas perguntas sobre o mundo que nos cerca.
	
	Pensar diferentemente de todos os homens.
 
	Respondido em 17/09/2021 11:28:01
	Explicação: A maioria dos autores defende que o nascimento da Filosofia está ligado ao fato dos primeiros filósofos começarem a fazer perguntas verdadeiramente fundamentais para a compreensão do mundo em que viviam; muito mais do que encontrar as respostas!
	
		3
          Questão
	
	
	... ainda que as questões filosóficas digam respeito a todos os homens, nem todos se tornam filósofos. Por diferentes motivos, a maioria fica tão presa ao cotidiano que a admiração pela vida é relegada a segundo plano!¿ (GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia Letras, 2012, p.30).
O fragmento acima, se entendido no contexto da INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, pode nos ajudar a definir a condição para sermos filósofos com:
		
	
	A importância em encontrar respostas verdadeiras para as nossas dúvidas.
	
	A capacidade de responder a tudo com sinceridade.
	 
	A capacidade de admirar-se do mundo.
	
	A necessidade de abandonar definitivamente o cotidiano.
	
	A necessidade de pensar da mesma forma que todos os demais filósofos.
	Respondido em 17/09/2021 11:28:46
	Explicação: A admiração, desde Aristóteles, tem sido apresentada como a simples ¿ porém a mais difícil ¿ característica do bom filósofo.
	
	
		4
          Questão
	
	
	Não questionar os porquês é um comportamento contrário à atitude filosófica. Dos argumentos abaixo, qual é o INCORRETO com relação à essa afirmativa?
		
	
	Os porquês  fazem parte de um conhecimento fundamentado, que é próprio da Filosofia.
	
	A Filosofia exige o significado  do conhecimento, o que de fato ele é e não o que eu acho que seja.
	 
	A atitude Filosófica acolhe o pré-concebido no cotidiano como verdades aceitas.
	
	Questionar os porquês nos afasta do conhecimento do senso comum.
	
	A atitude filosófica consiste na negação do conhecimento aparente.
 
	Respondido em 17/09/2021 11:29:35
	Explicação: A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, ao que é pré-concebido no cotidiano e tido como verdades aceitas, ao que dizem e pensam a massa. Por em razão nossas crenças para interrogar sobre suas causas e seu sentido. A segunda característica da atitude filosófica é a positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideais, os fatos, as situações, os valores, os elementos do cotidiano e da existência: O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.
	
		5
          Questão
	
	
	Etimologicamente a palavra reflexão deriva da palavra reflexo, que tem sua origem no latim reflexus. RE significa outra vez, novamente. FLEXUS vem do verbo latino flectere que significa dobrar. Portanto refletir, como verbo intransitivo, significa pensar com detenção e mais de uma vez, tornar a pensar, refletir. Esse mesmo significado atende bem a reflexão filosófica. Assim, reflexão filosófica é compreendida como:
		
	 
	Levar o pensamento a pensar sobre si mesmo; pensar o pensamento.
	
	Romper com as interrogações que produzem a reflexão filosófica.
	
	Valorizar o senso comum como canal prioritário para reflexão filosófica.
	
	Eliminar o pensamento científico que impede a reflexão filosófica.
	
	Levar o pensamento a libertar-se da Filosofia para que se expanda.
	Respondido em 17/09/2021 11:31:02
	Explicação: A reflexão filosófica nada mais é que levar o pensamento a pensar sobre si mesmo; pensar o pensamento. Sócrates, frase ¿conhece-te a ti mesmo¿ eterniza a reflexão filosófica. Conhecermo-nos a nós mesmos significa estar pensando sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes, sobre quem somos e o que estamos fazendo. Esse é um processo contínuo, ou seja, devemos sempre estar pensando sobre nós mesmos. Só assim conseguiremos nos conhecer um pouco melhor. O que a reflexão filosófica nos propõe é exatamente isso, mas não limitar nosso pensamento apenas sobre nós mesmos. Ela nos propõe refletir sobre tudo o que nos rodeia, sobre o mundo, sobre nossas relações com a natureza, com nossos semelhantes.
	
		6
          Questão
	
	
	Filosofia está presente em nossa vida, no nosso dia a dia; ela faz parte da vida. Existem muitos significados para a palavra filosofia, mas nem todas tem em si o mesmo significado. Sobre a Filsofia é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Philo deriva de Philia e significa amizade, amor fraterno; e Sophia que significa sabedoria.
	
	Filosofia é uma palavra de origem grega, resultante da soma de duas outras palavras: Philo e Sophos
	 
	Filósofo grego Tales de Mileto é considerado como o inventor da palavra Filosofia.
	
	Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
	
	Sophos, portanto, é aquele que é sábio. Etimologicamente, Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor pelo saber.
	Respondido em 17/09/2021 11:32:42
	Explicação: Filosofia é uma palavra grega que significa amor à sabedoria e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. O Termo Filosofia foi criado por Pitágoras.
AULA 2
		1
          Questão
	
	
	A maioria dos autores defende que o nascimento da Filosofia está ligado ao fato dos primeiros filósofos começarem a fazer perguntas verdadeiramente fundamentais para a compreensão do mundo em que viviam; muito mais do que encontrar as respostas!
 
		
	
	Racionalismo
	
	Criticismo
	
	Empirismo
	
	Ceticismo
	 
	Senso Comum
	Respondido em 17/09/2021 12:13:40
	Explicação: O Senso Comum, embora corriqueiro e sempre presente em nossa vida cotidiana, deve ser ¿superado¿ como fonte de conhecimento, já que é baseado em hábito, tradição cultural... Elementos incompatíveis com o pensamento filosófico.
	
		2
          Questão
	
	
	Os vikings imaginavam habitar um mundo que era uma ilha constantemente ameaçada por perigos externos. À parte habitada deste mundo eles chamavam Midgard (algo como ¿reino do meio¿). Em Midgard também ficava Asgard, a morada dos deuses... (GAARDER,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.