A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
TESTES DE CONHECIMENTO - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

Pré-visualização | Página 2 de 6

J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia Letras, 2012, p.35-36).
Embora no contexto da cultura nórdica, não é difícil fazer um paralelo com a cultura grega pré-filosófica. Por isso, podemos afirmar que, em se tratando de NASCIMENTO DA FILOSOFIA, o fragmento representa:
		
	
	Uma concepção mística de mundo.
	
	Uma ideologia dominante, imposta a todos.
	 
	Uma concepção mítica de mundo.
	
	Um relato fantasioso, não aceito pela maioria das pessoas.
	
	Um conto literário, portanto, mera ficção.
	Respondido em 17/09/2021 12:14:16
	Explicação: Embora algumas das opções possam fazer uma análise ao menos parcial do fragmento, somente ao identifica-lo como ¿concepção mítica¿ podemos entendê-lo no contexto proposto. Afinal, a Filosofia nasce exatamente quando o homem grego busca superar sua percepção mítica do mundo.
	
		3
          Questão
	
	
	É uma forma que o ser humano encontrou de explicar, de forma fantasiosa, aquilo que ele não conseguia entender racionalmente sobre a origem dele próprio, das coisas, da natureza, do mundo. Ele também aborda aspectos da condição humana, como as relações sociais, por exemplo. Essa definição corresponde ao conceito de:
		
	
	Ciência
	
	Política
	
	Religião
 
	 
	Mito
	
	Filosofia
	Respondido em 17/09/2021 12:14:34
	Explicação: O mito teve uma função importante. Ele é uma forma de conhecimento e foi fundamental para o nascimento da Filosofia. É uma fantasiosa, uma forma de explicação que parte de cosmogonia e da teogonia. Os mitos, em suas explicações, admitem contradições e falhas. A Filosofia não os admite! As crenças que os mitos veiculam, enquanto acarretam a adesão, não possuem qualquer caráter de força ou de obrigação; elas não constituem um corpo de doutrinas que fixam as raízes teóricas da piedade, assegurando aos fiéis, no plano intelectual, uma base de certeza indiscutível.
AULA 3
		1
          Questão
	
	
	Fisófos da disciplina teológica, que o nome deriva do Deus Grego Apolo, própria de uma religião que se propõe a demonstrar a verdde da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias. Filósofos que se dedicaram a divulgar o cristianismo ente as classes mais altas e cultas, especialmente entre os romanos, a fim de alcançar tolerância para os cristãos e, quem sabe, convertê-los à nova religião. Utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o cristianismo. Como são denominados esses Filósofos?
		
	
	Hermenêutas.
	
	Exegetas.
	
	Homiletas
	
	Catequetas
	 
	Apologistas
	Respondido em 20/09/2021 11:07:52
	Explicação: No século II aparecem os primeiros representantes da filosofia cristã, os apologistas. São filósofos que conheciam bem a filosofia grega e também abraçaram o cristianismo. Nessa época, os cristãos já eram perseguidos e o cristianismo era muito atacado.  Esses filósofos se dedicaram a divulgar o cristianismo ente as classes mais altas e cultas, especialmente entre os romanos, a fim de alcançar tolerância para os cristãos e, quem sabe, convertê-los à nova religião. Essas pessoas de classe mais alta e com cultura tinham sua educação baseada na filosofia antiga dos gregos. Com isso, os apologistas utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o cristianismo. Entre os principais nomes desse período destacamos São Justino, Tertuliano e Santo Agostinho.
	
		2
          Questão
	
	
	Apologética é a disciplina teológica própria de uma religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias. Esta palavra deriva-se do Deus Grego Apolo. Sobre os Filósofos Apologistas para o Cristianismo é CORRETO afirmar:
I. No século II aparecem os primeiros representantes da filosofia cristã, os apologistas. São filósofos que conheciam bem a filosofia grega e também abraçaram o cristianismo. Nessa época, os cristãos já eram perseguidos e o cristianismo era muito atacado. 
II.  Esses filósofos se dedicaram a divulgar o cristianismo ente as classes mais altas e cultas, especialmente entre os romanos, a fim de alcançar tolerância para os cristãos e, quem sabe, convertê-los à nova religião. Essas pessoas de classe mais alta e com cultura tinham sua educação baseada na filosofia antiga dos gregos.  
III. Os apologistas utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o cristianismo. Entre os principais nomes desse período destacamos São Justino, Tertuliano e Santo Agostinho.
		
	
	Somente I está correta
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I e III estão corretas.
	Respondido em 20/09/2021 11:09:38
	Explicação: Filósofos que se dedicaram a divulgar o cristianismo ente as classes mais altas e cultas, especialmente entre os romanos, a fim de alcançar tolerância para os cristãos e, quem sabe, convertê-los à nova religião. Utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o cristianismo.
	
		3
          Questão
	
	
	A Filosofia nos deixou um legado: a explicação mitológica, apesar de ter sua importância em determinado momento da história, não deve ser a base do conhecimento verdadeiro. Um conhecimento, para ser considerado verdadeiro, deve ser explicado pela:
		
	
	Apreensão
	
	Percepção
	
	Emoção
	 
	Razão
	
	Sensação
	Respondido em 20/09/2021 11:10:11
	Explicação: A Filosofia não vai negar o conhecimento mitológico, mas reformulá-lo, dando início, assim, à consciência racional e filosófica. Alguns acontecimentos e descobertas históricas colaboraram para o florescimento dessa consciência.
	
		4
          Questão
	
	
	Qual a importância dos Filósofos Apologistas para o Cristianismo?
I. Conheciam bem a filosofia grega e também abraçaram o cristianismo. 
II. Dedicaram a divulgar o cristianismo ente as classes mais altas e cultas, especialmente entre os romanos. 
III. Utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o cristianismo. 
		
	
	Somete II e III são corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente III é correta.
	
	Somente I e II são corretas.
	
	Somente I e III são corretas.
	Respondido em 20/09/2021 11:10:34
	Explicação: Todas estão corretas.
	
		5
          Questão
	
	
	Os vikings imaginavam habitar um mundo que era uma ilha constantemente ameaçada por perigos externos. À parte habitada deste mundo eles chamavam Midgard (algo como ¿reino do meio¿). Em Midgard também ficava Asgard, a morada dos deuses... (GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia Letras, 2012, p.35-36).
Se buscarmos compreender as condições materiais que levaram ao nascimento da Filosofia no mundo Grego, a partir do fragmento acima, poderemos afirmar que:
I . O nascimento da Filosofia se deu quando, através do Milagre Grego, o homem abandonou definitivamente o Mito e abraçou a Filosofia.
II. Condições materiais, como o surgimento da moeda (por conta do desenvolvimento comercial), exigiram do homem grego uma abstração que o Mito não comprtava.
III.  A Democracia, como a Filosofia, é filha da Pólis; ou seja: agora o homem grego deve buscar argumentar por sua opinião pública, e não mais submeter-se aos oráculos.
		
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são falsas, exceto III.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	Todas são falsas.
	 
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	Respondido em 20/09/2021 11:11:52
	Explicação: O erro da afirmativa I está no termo milagre grego, hoje não reconhecido neste processo. Ou seja: não houve mudança automática nem definitiva, mas sim um processo lento, fundamentado em uma série de circunstâncias no mundo grego daquele período.
	
		6
          Questão
	
	
	Neste ambiente urbano ocorreu um salto da maneira de pensar. Cada indivíduo podia, por sua conta, questionar a organização da sociedade. Desta forma o indivíduo tinha como elaborar questões filosóficas sem precisar recorrer aos tradicionais mitos. (GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia Letras, 2012, p.39-40).
Sabemos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.