A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
TESTES DE CONHECIMENTO - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

Pré-visualização | Página 4 de 6

Sociológico
	 
	Antropológico
	
	Teológico
	Respondido em 05/10/2021 10:28:59
	Explicação:  A filosofia de Sócrates teve um momento também conhecido por Período Antropológico. Mais uma vez temos uma palavra de origem grega composta por outras duas: Antropos e Logos. Logos significa ciência ou estudo de determinado assunto. Antropos significa Homem, no seu sentido genérico, marcando a qualidade de Ser Humano enquanto espécie destacada das demais. Devido à busca do autoconhecimento como meio de se chegar ao conhecimento verdadeiro, é que o período socrático ficou conhecido como antropológico. 
	
		3
          Questão
	
	
	A ironia socrática correspondia à primeira parte do diálogo. O verbo que originou a palavra ironia (eirein em grego) significa perguntar. Assim, o objetivo de Sócrates nunca foi constranger o seu interlocutor. Ao contrário, ele buscava purificar seus pensamentos, desconstruindo os conceitos errôneos que logo vinham à tona. Dessa forma ele levava seus interlocutores à:
		
	
	Aretê.
	
	Logos.
	
	Sophos.
	
	Physis.
	 
	Aporia.
	Respondido em 05/10/2021 10:29:33
	Explicação: Muitos dos alunos de Sócrates eram jovens. Estes conversavam com Sócrates sobre diversos assuntos, em praça pública, incluindo política e religião. Nesses diálogos Sócrates demonstrava ser ignorante, fazendo perguntas aos entendidos desses assuntos. Com isso, acabava colocando-os em situações de onde não conseguiam sair (aporia). Assim, Sócrates demonstrava também a ignorância daqueles que se diziam sábios (sóphos). Dessa forma o filósofo foi colecionando inimigos e, por fim, acabou sendo acusado de corromper a juventude e de não reconhecer os deuses gregos. Assim ele foi condenado à morte.
AULA 7
		1
          Questão
	
	
	Após a morte de Sócrates, Platão deixou Atenas e viajou para diversos lugares, mas especialmente para a Sicília e a Itália. Na Sicília ele estudou com Pitágoras. Em aproximadamente 387 a.C. Platão retorna a Atenas e funda sua Academia. Sobre a Academia de Platão é FALSO afirmar que:
I.    Era um lugar aberto onde se preservava a liberdade de pensamento e se promovia debates sobre os mais diversos assuntos
II.    Não havia registro da presença de mulheres, pois democracia grega não alcançava as mulheres.
III.    Entre seus alunos na Academia estava Aristóteles, aquele que viria a ser seu mais ilustre discípulo.
		
	
	Todas são falsas
	
	São falsas II e III
	
	São falsas I e III
	 
	Somente II é falsa
	
	 Somente I é Falsa
	Respondido em 05/10/2021 11:20:49
	Explicação: Academia de Platão era um lugar aberto onde se preservava a liberdade de pensamento e se promovia debates sobre os mais diversos assuntos. A democracia grega não alcançava as mulheres, no entanto, há registros da presença de  mulheres na Academia platônica. Entre seus alunos na Academia está Aristóteles, aquele que viria a ser seu mais ilustre discípulo.
	
		2
          Questão
	
	
	Aristóteles entendia o conhecimento como a abstração da natureza dos objetos e dos seres. Assim seria possível alcançar um conceito, um pensamento, de uma forma diferente da apresentada por Platão em sua Teoria das Ideias. Sobre aTeoria das Ideias de Platão é  INCORRETO afirmar que:
		
	
	Estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento.
	
	As ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento.
	
	A teoria foi desenvolvida em vários de seus Diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.
	
	A realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.
	 
	A realidade mais fundamental é composta de dados concretos, reais e visiveis e não de formas abstratas.
	Respondido em 05/10/2021 11:21:22
	Explicação: A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um corpo de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.
	
		3
          Questão
	
	
	Há na obra de Platão duas maneiras de entender a Filosofia: a de Sócrates, para quem esta é buscar a sabedoria, e é mais claramente um modo de viver, e a de Platão, para quem a Filosofia é encontrar a sabedoria, em uma verdade conhecida; e aí ela pode se transformar mais facilmente em uma doutrina. O caminho seguido por Sócrates para atingir o conhecimento era através do diálogo. Assim ele desenvolveu um método para levar seus interlocutores a perceberem seus erros e, ao mesmo tempo, guia-los no caminho de busca do verdadeiro conhecimento. Este método de Sócrates, que se valia de perguntas e questionamentos, é denominado método dialético ou método socrático, e possui duas etapas:
		
	
	Ironia e Hermenêutica
	
	Hermenêutica e Peripatética
	 
	Ironia e Maiêutica
	
	Hermenêutica e e Ironia
	
	Maiêtica  e Hermenêutica
	Respondido em 05/10/2021 11:22:00
	Explicação: A Ironia e a Maiêutica eram as duas etapas do método dialético de Sócrates, ou simplesmente método socrático. Por essas duas vias o filósofo desfazia equívocos e possibilitava a reflexão, levando à conclusão de juízos cada vez mais fundamentados na razão.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um corpo de conceitos filosóficos criado por ________________, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais. Quem criou esta Teoria foi?
		
	
	Aristóteles
	
	Heráclito
	
	Pitágoras
	 
	Platão
	
	Sócrates
	Respondido em 05/10/2021 11:23:33
	Explicação: A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um corpo de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.
 
	
		5
          Questão
	
	
	Sócrates não deixou nada escrito. Tudo o que sabemos desse filósofo nos chegou principalmente através das obras de seu mais ilustre discípulo:
		
	
	Tales de Mileto
	
	Kant
	
	Epicuro
	
	Descartes
	 
	Platão
	Respondido em 05/10/2021 11:24:33
	Explicação: Sócrates não deixou nada escrito. Suas referências remetem principalmente a Platão (seu discípulo) e outros escritores contemporâneo a ele (Xenofonte e Aristófanes). O caminho seguido por ele para atingir o conhecimento era através do diálogo. Assim ele desenvolveu um método para levar seus interlocutores a perceberem seus erros e, ao mesmo tempo, guia-los no caminho de busca do verdadeiro conhecimento. Este método de Sócrates, que se valia de perguntas e questionamentos, é denominado método dialético ou método socrático, e possui duas etapas: ironia e maiêutica. 
	
		6
          Questão
	
	
	Em sua obra A República, Platão relata a partir de um diálogo entre Sócrates e Glauco, seu irmão sobre uma Alegoria. Esse diálogo se desenvolve em torno de um assunto que era muito importante para Platão: a educação. Partindo da doutrina das ideias e das formas, ou teoria dos dois mundos, Platão criou a Alegoria da:
 
		
	
	Religião
	
	Fenix
	
	Educação
	 
	Caverna
	
	Mitologia
	Respondido em 05/10/2021 11:25:48
	Explicação: A alegoria da caverna, também conhecido como parábola da caverna, mito da caverna ou prisioneiros da caverna, é uma alegoria de intenção filósofo-pedagógica, escrita