A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
TESTES DE CONHECIMENTO - HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

Pré-visualização | Página 6 de 6

que a Grécia passa a estar sob o domínio do Império Romano.
Das afirmativas acima:
		
	
	Todas são verdadeiras, exceto II.
	
	Todas são falsas.
 
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	Respondido em 07/10/2021 10:33:21
	Explicação: As afirmativas apresentam exatamente as características do Helenismo. Poderia acrescentar ainda seu período (sec. III a.C. a VI d. C.), por exemplo.
	
		5
          Questão
	
	
	Essa corrente de pensamento foi fundada por Antístenes, que viveu aproximadamente entre 445-365 a.C. e foi discípulo de Sócrates. Defendia que o homem devia viver de acordo com a virtude e com a natureza. Viver nessas condições, segundo os cínicos, implicava em abrir mão das normas sociais e viver apenas com o suficiente para o atendimento às necessidades vitais, como a alimentação, por exemplo. Todas as necessidades que não fossem extremamente vitais deviam ser desprezadas. Poder, riqueza, reconhecimento social e todo o resto eram desprezados. Essa corrente se chama?
 
		
	
	Pragmatismo
	
	Utilitarismo
	 
	Cinismo
	
	Positivismo
	
	Relativismo
	Respondido em 07/10/2021 10:34:37
	Explicação: Cinismo: doutrina filosófica grega fundada por Antístenes de Atenas (444-365 a.C.), que prescrevia a felicidade de uma vida simples e natural através de um completo desprezo por comodidades, riquezas, apegos, convenções sociais e pudores, utilizando de forma polêmica a vida canina como modelo ideal e exemplo prático destas virtudes.
AULA 10
		1
          Questão
	
	
	A Filosofia Greco-Romana é marcada, entre outros elementos, pela presença do Cristianismo. Mas esta PRESENÇA apresentou características bem específicas, a saber:
I. No princípio, o Cristianismo era ignorado pelos romanos, pois eles o viam como apenas mais umas seitas místicas das que povoavam aquela realidade.
II. Em pouco tempo os cristãos fossem acusados de ateísmo, porque não acreditavam na existência dos deuses, a não ser no Deus único que pregavam. 
III.  Os cristãos também foram acusados também de serem antipatriotas e de antissociais, pois se recusavam ao alistamento no exército romano e não participavam de festas e celebrações romanas.
 
Das afirmativas acima:
 
		
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são falsas, exceto III.
	
	Todas são falsas, exceto II.
	
	Todas são falsas, exceto I.
	 
	Todas são verdadeiras.
	Respondido em 20/10/2021 20:16:55
	Explicação: As afirmativas apresentam exatamente a relação entre cristianismo e autoridades romanas. Esta mesma relação, sob o governo do imperador Nero, a partir do ano 64, levou os cristãos a serem perseguidos, presos, torturados e mortos. Porém, ao contrário do que se podia imaginar, o Cristianismo ficava mais e mais forte.
	
		2
          Questão
	
	
	Nós recebemos a revelação de que Cristo é o primogênito de Deus e, anteriormente, já afirmamos que Ele é o Logos do qual todo gênero humano participa. Assim, os que viveram conforme o Logos são cristãos, mesmo que tenham sido considerados pagãos, como aconteceu entre os gregos Sócrates, Heráclito e muitos outros. (Apologia, I,46, 2-3). Segundo este Apologista já havia uma centelha do logos na humanidade antes mesmo de Cristo. Essa centelha está presente em cada um através da razão, pois é por ela que todos participam do mesmo Cristo. Este Filósofo é:
		
	
	Maquiavel
	
	Tertuliano
	
	Voltaire
	 
	Justino
	
	Pitágoras
	Respondido em 20/10/2021 20:16:45
	Explicação: Para o Apologista Justino, o logos se identifica com a Sabedoria Divina revelada plenamente na pessoa de Jesus, ou seja, Jesus é o logos ou o Verbo encarnado. Segundo ele, já havia uma centelha do logos na humanidade antes mesmo de Cristo. Essa centelha está presente em cada um através da razão, pois é por ela que todos participam do mesmo Cristo. Ele parte do conceito estoico de elemento organizador do universo, dessa forma entende o cristianismo como uma continuação natural da filosofia grega. Parte da noção de logos grego e estabelece uma relação ente a filosofia e o cristianismo.
	
		3
          Questão
	
	
	A Filosofia Greco-Romana é marcada, entre outros elementos, pela presença do Cristianismo. E esta PRESENÇA apresentou como uma de suas principais características a Patrística. Esta, definitivamente a PRIMEIRA Filosofia Cristã (sec. II d.C.), apresenta um contraste com todo o Cristianismo. Neste sentido podemos afirmar:
I. Nesta época, os cristãos já não eram mais perseguidos e o Cristianismo era muito valorizado
II. Esses filósofos se dedicaram a divulgar o Cristianismo entre as classes mais altas e cultas, a fim de alcançar tolerância para os cristãos e, quem sabe, convertê-los à nova religião.
III. Os apologistas utilizavam a linguagem filosófica para fazerem-se entender e, assim, comunicar o Cristianismo. 
Das afirmativas acima:
 
		
	
	Somente II é falsa.
	
	Somente III é falsa.
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são verdadeiras.
	 
	Somente I é falsa.
	Respondido em 20/10/2021 20:16:50
	Explicação: A falsidade da afirmativa I está no fato de negar a perseguição aos cristãos, que ainda existia no séc. II. Exatamente por isso, os Apologistas buscavam o caminho da ¿conquista pelo conhecimento¿, buscando mais tolerância. Entre os principais nomes desse período destacamos São Justino, Tertuliano e Santo Agostinho.