Buscar

Brinquedoteca musicalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANUAL DA BRINQUEDOTECA
ANEXO B
 
Claudia Ursini Queiroga – Turma FLC 3739 – Matrícula 
Disciplina: Lúdico e musicalização na educação infantil
01/112021
Tema: Confecção de chocalho
O lúdico vem da palavra ludus, que quer dizer jogo/brincadeira, não ficando restrito a apenas este significado. O lúdico é a linguagem natural das crianças, é através dele que elas aprendem e constroem seu universo social, cognitivo, afetivo e físico.
O ambiente escolar deve promover atividades lúdicas objetivando o desenvolvimento da criança, utilizando jogos e brincadeiras preparadas pelo professor.
O educador tem papel fundamental na educação infantil, pois é neste período que a criança ao se sentir amada, acolhida, aceita e ouvida desperta em si o interesse no aprender e os jogos têm papel crucial neste processo.
 A musicalização é também uma forma lúdica de aprendizagem. Seu conceito é desenvolver o senso musical da criança, sua sensibilidade e expressão. Para que isso ocorra basta apresentar a música em sua própria linguagem, através de momentos e atividades lúdicas. Unir música e ludicidade é criar um universo de descobertas e fantasias.
Crianças recebem estímulos musicais desde o ventre, ao ouvirem canções de suas mães. é neste momento que começam a formar sua memória sonora. 
As atividades musicais na escola visam facilitar a abertura de canais sensoriais facilitando a expressão das emoções, ampliando a cultura em geral, contribuindo para a formação integral do ser.
Uma das formas de incentivo aos alunos no processo de musicalização de forma lúdica é fazer com que a criança crie seu próprio instrumento musical, assim ela se sentirá parte integrante do processo.
Nesta atividade, além de trabalharmos a confecção de chocalhos, vamos mostrar aos alunos como usar o próprio corpo como instrumento musical; batendo palmas, estalando os dedos e batendo os pés no chão.
A brincadeira é: Adivinhem o som!
Os alunos ficarão em duplas, um de costas para o outro, e deverão descobrir qual é o barulho que o colega está emitindo: chocalho, palma, pés no chão ou estalo de dedos? Desta maneira a criança é estimulada a descobrir o som que cada gesto ou objeto emite, desenvolvendo a audição, concentração, percepção e cooperação.
A atividade foi imensamente satisfatória, pois pude perceber que ela cumpriu com seus objetivos, aliou conceitos de ludicidade musicalização e mostrou a importância desses conceitos na aprendizagem.

Outros materiais