Buscar

AD1 filosofia 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
 
 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
Disciplina: Filosofia da Educação 
Coordenadora: Lílian do Valle 
Tutores: Carolina Muzitano, Enio Lobo, Andrea Moraes, Luiz Thiago 
Dantas 
 
Material didático de referência: Textos 1 e 2. 
Data limite de entrega na plataforma: 5/09/2021 
 Avaliação	a	distância	–	AD1	
 
 
QUESTÃO 1 (5 PONTOS) 
 
O objetivo do presente exercício é contribuir para a construção das condições de autonomia sem as quais nenhuma leitura e nenhum estudo são proveitosos. Neste caminho, o primeiro passo é 
- a identificação das dúvidas, dificuldades e limitações que apareçam na leitura cuidadosa; - em seguida, a elaboração das respostas para as dúvidas e a instituição de estratégias para lidar com as dificuldades e limitações identificadas. 
 
Tendo isso como método de trabalho, apresente: 
 
(a) Os conceitos filosóficos que você desconhece e/ou que considera centrais nos dois textos. Em seguida, apresente as definições e explique os conceitos listados. 
Com a leitura do texto em questão senti certa dificuldade, pois para mim a filosofia além do que me foi ensinada no ensino médio não me deu estrutura suficiente para entender certas situações, porem ao ler o texto pude refletir como a filosofia foi um marco importante para a criação de outras correntes e vertentes voltadas ao conhecimento, tanto do ser humano e suas questões e da natureza e seus fins.
Como a filosofia foi o pilar no qual surgiram várias outras disciplinas voltadas sempre a busca racional de respostas, então seguindo uma linha cronológica, com o surgimento da filosofia há uma ruptura no processo de se pensar acerca das coisas e uma imensa vontade de saber o porquê de elas existirem ou acontecerem. No texto especificamente fala sobre o modelo METAFISICO que tive dificuldade de entender porem o pouco que entendi seria a pratica educacional das verdades absolutas, onde o pesquisador deixa de pensar em apenas uma verdade absoluta e começa a questionar essa verdade, é então que a educação começa a ter autonomia para explicar e entender a forma de como o homem age e pensa sobre essa questão, sendo então substituído pelo modelo CIENTIFICISTA, onde a existe uma valorização a educação, observando o fazer educativo como um campo permanente de exploração de ciências humanas influenciando assim a filosofia. A autoridade do conhecimento cientifico passa a favorecer várias definições para a educação reduzindo o papel da filosofia a um momento de fazer metodológico do investigar.
O estudo da filosofia como instrumento de conhecimento para a pratica educativa, quando a filosofia da educação passa de aplicação de leis e determinações absolutas e começa a valorizar a pratica viva de pensamentos, a criação de sentidos e a experimentação de novos métodos de acordo com as nossas próprias conclusões. Elucida a importância de se estudar filosofia tendo um papel central na formação de professores.
No decorrer da história, a filosofia se reconstruiu em paralelo ao pensamento científico; conforme o homem realizava suas pesquisas, reformas, alterações e reconstruções, a ciência transformava o mundo e assim eram alcançadas as virtudes mais sensíveis da existência humana, a experiência de cada um tornava-se sua filosofia. Conforme surgiam os problemas comuns, tornava-se cada vez maior a necessidade de uma filosofia que orientasse, de forma harmônica, as perplexidades da vida. Nesse contexto, estabelece-se a grande ligação entre filosofia e educação.
A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações (CHAVES, 2014).  
Portanto existem anda muitas questões que me fogem sobre a filosofia da educação, porem pelo menos o conhecimento a cerca ela sei que surgiu porque existe a filosofia, se hoje somos seres racionais que podem pensar e refletir a cerca de vários assuntos é porque alguém no passado saiu do senso comum e começou a se indagar o motivo das coisas serem com eram.
Espero ter entendido corretamente, pesquisei a fundo mais não encontrei num texto além desse que contasse como foi que a filosofia interferiu diretamente no campo da educação de forma mais especifica e de fácil entendimento para pessoas que estão tendo contato pela primeira vez com a filosofia.
 
(b) As questões filosóficas centrais dos textos 1 e 2 – estas mesmas que devem ser objeto de maior reflexão e estudo de sua parte. 
A questão filosófica nos textos se refere a mudança de olhar sobre a filosofia no campo da educação, quando ela passa de ciência que se apoia em verdades absolutas e passa a valorizar e explorar o ser humano, sua existência e o seu poder de criação e reflexão. Tornando a educação em um enigma, cuja tarefa é a autorreflexão individual e coletiva com finalidade de emancipação de uma sociedade democrática. A filosofia da educação busca a organização de ideias e o exercício de se interrogar conforme a nossa própria reflexão. A filosofia tem um papel central na formação dos educadores e dos pesquisadores em educação, porque a natureza do fazer educativo impõe à teoria ser muito mais do que uma série de belos desenvolvimentos, e mais também do que um corpo coerente de explicações previamente organizado. É a busca pela exploração máxima de todas possibilidades de pensamento.
(c) Em seguida, elabore um comentário para cada questão apresentada. 
Durante a reflexão do texto fica clara a percepção da filosofia como mentora na relação de aprendizagem dentro da educação. A filosofia seria quem abre as portas por esse saber cientifico onde a exploração dos métodos e do objeto a ser estudado tem sua exploração máxima de pensamentos. Enquanto não encontramos as respostas que desejamos essa busca se torna mais incessante. Mais uma vez venho falar sobre não só a minha (dificuldade) como a da maioria das pessoas que conheço sobre o que vem a ser essa filosofia e dentro da educação ela vem a exploração das ciências humanas, a construção de um pensamento reflexivo sobre o ser humano, nos dando autonomia individual e coletiva, formando cidadãos éticos e inclusive politicamente conscientes, pois a filosofia tem essa ligação entre os sentidos políticos e democráticos.
 
QUESTÃO 2 (5 PONTOS) 
 
O texto 1 é intitulado Por uma definição filosófica da educação: Contribuições da filosofia para pensar o fazer educativo” realiza uma breve análise da relação entre filosofia e educação ao longo da história, tendo por fio condutor a verificação das contribuições que a reflexão filosófica pode trazer para o pensamento e a prática da formação humana. Tendo isto em vista: 
 
(a) Explique de que maneira a filosofia pode contribuir para o processo educacional. 
Ao meu ver a filosofia para o processo educacional vem a ajuda a entender, manter ou modificar o processo educacional, identifica conflitos e contradições em qualquer teoria pedagógica através do desenvolve da capacidade humana de levantar ideias e discutir sobre as diferentes teorias pedagógicas e como elas afetam a vida individual e social. é a necessidade da busca incessante pelas respostas a cerca de tudo que possa ser real. Não ajuda a entender a nossa própria reflexão a cercas das coisas. Somos seres racionais e precisamos aprender a refletir com nossas próprias mentes, e a reflexão ajuda na busca de caminhos levando assim ao conhecimento. 
 
(b) Copie e cole o trecho do texto da apostila que você tomou  como base para sua resposta, indicando também a página da apostila onde o mesmo se encontra. 
“O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação. Conseqüentemente, o homem é infante, educando e discípulo. (…) A disciplina transforma a animalidade em humanidade. Um animal é por seu próprio instintotudo aquilo que pode ser; uma razão exterior a ele tomou por ele antecipadamente todos os cuidados necessários. Mas, o homem tem necessidade de sua própria razão. Não tem instinto, e precisa formar por si mesmo o projeto de sua conduta. Entretanto, porque ele não tem a capacidade imediata de o realizar, mas vem ao mundo em estado bruto, outros devem fazê-lo por ele.” KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP, 1996. pp. 11-12 – trecho retirado do texto 1 pagina 15
“O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber esta educação de outros homens, os quais a receberam igualmente de outros. Portanto, a falta de disciplina e de instrução em certos homens os torna mestres muito ruins de seus educandos. Se um ser de natureza superior tomasse cuidado da nossa educação, ver-se-ia, então, o que poderíamos nos tornar. Mas, assim como, por um lado, a educação ensina alguma coisa aos homens e, por outro lado, não faz mais que desenvolver nele certas qualidades, não se pode saber até onde nos levariam as nossas disposições naturais.” Id., p. 15. - trecho retirado do texto 1 pagina 15

Outros materiais