Buscar

saude do idoso3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Paciente, 79 anos, sexo masculino, branco, casado, aposentado, ensino fundamental incompleto, compareceu à fisioterapia acompanhado da esposa, queixando de esquecimento. Relata que iniciou a notar o sintoma referido há aproximadamente um ano. No início, os familiares perceberam dificuldade para lembrar nomes, recados e que estava contando os mesmos casos e fazendo as mesmas perguntas várias vezes. Entretanto, o paciente não percebia o esquecimento. Nega outras alterações cognitivas, como alteração na fala e percepção. Nega alterações comportamentais e de humor. Apresenta incapacidade em executar as atividades de vida diária como fazer compras, usar o telefone, tomar remédio, recebendo o auxílio da esposa para isso. Também relata dificuldade de equilíbrio. Nesse caso, qual patologia você suspeitaria? E quais são as principais condutas fisioterapêuticas?
Resposta esperada
*Doença de Alzheimer, inicialmente é preciso orientar o paciente e seus familiares sobre a doença, *orientando o uso de calendários, leituras e estímulos cognitivos. *Realizar uma avaliação minuciosa tentando identificar déficits motores e promover a capacidade funcional de um modo geral, realizando exercícios de coordenação, equilíbrio, propriocepção e que estimulem a cognição como os com dupla tarefa por exemplo.
Minha resposta
Caso de alzheimer. A intervenção do fisioterapeuta depente muito da força de vontade e comprometimento do paciente. A primeira fase se inicia com avaliações como amplitude articular, força muscular, alterações posturais e capacidade respiratória. A partir dai os itens relacionados com a psicomotricidade deverão ser observados com demasiada cautela, coordenação, equilíbrio, lateralidade, marcha, autopercepção, imagem corporal, e funções da vida diária devem ser valorizados. Nas fases mais tardias com maior comprometimento do paciente torna-se possível avaliar a mobilidade a partir dos movimentos passivos, a avaliação pulmonar passa a ser mais critica. É importante independente da fase saber sobre a vida do paciente criando assim um vinculo com o mesmo e a família. O tratamento é sempre voltado para as necessidades do paciente porém a criatividade do profissional em questão é muito importante. Programas de alongamento, exercícios com carga aeróbicos podem ser usados para prevenir problemas osteomusculares e cardiovasculares, exercícios respiratórios também são necessários para a manutenção da capacidade pulmonar. todos os recursos que estimulam a concentração, o movimento e os reflexos podem contribuir positivamente para o tratamento. O fisioterapeuta deve sempre lembrar de estimular a memoria e o raciocino do paciente usando a rotina do tratamento como aliada para isso, pode-se por exemplo nomear os exercícios e pedi-los pelo nome para acompanhar então como o paciente lida com isso. As atividades em grupo podem ser interessantes para estimular a participação do paciente, porém a evolução da doença talvez seja necessário um tratamento individual e algumas vezes o atendimento domiciliar pode ser a única alternativa. Nas fases tardias é necessário cuidar de outros aspectos para evitar sofrimento ao paciente e a família.
2João, 72 anos, apresenta perdas de memória, dificuldade para deambular, hipertensão, diabetes e depressão. Procurou atendimento fisioterapêutico por indicação médica com diagnostico de Alzheimer. Esse quadro caracteriza-se por uma disfunção decorrente na senescência, ou seja, curso natural, ou senilidade, decorrente de uma doença? Justifique.
Resposta esperada
*Senilidade, *pois é uma patologia secundária ao envelhecimento, *não fazendo parte do envelhecimento "normal".
Minha resposta
senilidade, pois nem todos os idosos possuem estes sintomas ao envelhecer sendo ocorrência de uma doença presente na vida de joão.

Continue navegando