Buscar

Sistemas de Informação Empresariais na Era do Conhecimento 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

43. Das três empresas visitadas no momento da pesquisa, duas delas apresentaram um serviço de informação moderadamente eficiente e apenas uma atuava no provimento de informações estratégicas. Mas o fato de algumas empresas não possuírem serviços de informação, como bibliotecas, centros de documentação e/ou informação, arquivos técnicos entre outros, não significa que não requeiram esse tipo de serviço. Segundo Boaventura (2006, p.4) A competitividade demanda rapidez na disponibilidade e acesso às informações apropriadas à integração e à coordenação de recursos de informação e de comunicação, além da redução dos custos e da eliminação da duplicidade de esforços na coleta, organização, armazenamento, análise e utilização das informações estratégicas do ambiente externo. Por isso, segundo Silva, (1999) os investimentos aplicados em recursos informacionais e a relação entre o uso, adequação da informação e o aumento da competitividade podem ser comprovados e justificados. De posse dos resultados da pesquisa pôde ser comprovada a relação entre o uso da informação para P&D e o aumento da competitividade, ou seja, quanto mais se investe em informação mais as empresas melhoraram seus processos, produtos e serviços, além de favorecer o relacionamento com os clientes, negociar melhores preços com os fornecedores, e um suporte à tomada de decisão – ponto chave do Sistema de Informação.
44. 7 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ORIENTADOS AOS NEGÓCIOS É difícil uma categorização e classificação dos tipos de SI devido a sua diversidade e usos. Para tanto, neste trabalho serão focados apenas os SI orientados aos negócios, não sendo considerados os Sistemas de Informação Geográficos, Sistemas de Informação em Saúde entre outros. Os SI para executivos e orientados aos negócios, segundo Rodas (1995, p.76. grifo do autor) “não atendem à lei da variedade necessária – não recolhe seus dados de fontes tão variadas quanto à complexidade das decisões que um diretor executivo exige.” Por isso, para cada tipo de decisão ou grau de competência (atribuição ou responsabilidade) do gestor será utilizado um determinado tipo de SI para finalidades específicas ou em contextos mais gerais. O uso da informação nas empresas é um Fator Crítico de Sucesso (FCS) que na visão de Rodas (1995, p.92) são “aquelas atividades, operações ou funções que devem estar indo bem – mesmo que as outras não estejam a contento – para que se consiga alcançar os objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais.” Mas no contexto das organizações o provimento e a gestão da informação e do SI são FCS, e devem estar afinados com os objetivos e metas da organização em todos os seus níveis. Para que o SI atenda eficiente e eficazmente as necessidades é preciso que cada tipo de SI seja orientado para a especialidade e natureza da informação, isto é, cada informação para o usuário certo e gerenciada pelo sistema correto, daí tem-se uma tipologia de SI orientados aos negócios. 7.1 TIPOLOGIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ORIENTADOS AOS NEGÓCIOS Os sistemas de informação são classificados de acordo com a sua função, forma de utilização e retorno de informações, porém não existe um modelo universalmente aceito e estruturado de classificação. Por isso se pretende neste trabalho abordar apenas alguns tipos de SI orientados a área de negócios de forma não exaustiva.
45. O’Brien (2001) e Batista (2006) Apresentam alguns modelos e características aplicados ao Sistema de Informação. O’Brien classifica os sistemas de acordo com as funções administrativas e operacionais como pode ser observado na Figura 9. Inicialmente dividindo-os em dois grupos funcionais: Controle de Processos e Apoio a Decisão Figura 9 – Classificação do SI segundo função e propósito Fonte: O’Bien (2001, p. 28) 7.1.1 Sistemas Empresariais Básicos (SEB) Os Sistemas Empresariais Básicos ou Sistemas Operacionais (SO) da organização são aqueles que auxiliam na execução e registro das operações diárias que definem o seu método de trabalho, que segundo Batista (2006 p. 21) os SEBs “são utilizados para realizar as tarefas rotineiras da empresa, essências para conduzir a organização”. Apesar de tratarem de operações elementares, o SEB dá suporte a outros sistemas, pois tratam os dados básicos para definir informações que demonstrem o rendimento da organização (eficiência). Segundo Serra Neves (2008) , são exemplos de sistemas básicos: a) Sistemas de produção; b) Sistemas de vendas e marketing; c) Sistemas de Contabilidade e finanças; d) Sistemas básicos de recursos humanos.

Continue navegando