Buscar

Redação exclusão digital no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Edgar Morin, teórico francês, toda e qualquer situação deve ser analisada a partir de uma visão complexa sobre o mundo. Nesse contexto, a importância de se combater a exclusão digital no Brasil mostra-se como uma pauta que necessita de complexidade para sua compreensão efetiva. Destacam-se como aspectos que precisam ser discutidos a negligência governamental e as consequências negativas que a problemática acarreta para a vida dos excluídos.
Sob esse viés, é evidente que a negligência do poder estatal contribui para a exclusão digital no país. Esse fato pode ser observado, por exemplo, na falta de garantia de acesso à internet e na carência de investimentos em computadores e celulares para a população mais carente. Nesse sentido, é válido levar em consideração a ideia do “Contrato Social”, do filósofo John Locke, a qual diz que o Estado deve resolver todas as questões públicas e garantir a harmonia social. Sob essa perspectiva, nota-se que esse descaso do governo com a parcela da população excluída digitalmente é uma quebra do “Contrato Social”, já que o governo adota poucas ações para combater essa desigualdade e não reconhece a importância da temática. Diante disso, sabendo que esse cenário é inadmissível e interfere na vida de muitos brasileiros, uma intervenção positiva faz-se necessária para superar a problemática. 
Em consequência disso, a parcela da população excluída digitalmente é prejudicada. Nesse viés, pode-se salientar o pensamento do empresário Steve Jobs, o qual diz: “a tecnologia move o mundo”. Nesse contexto, é possível observar a importância que o mundo virtual possui nos dias atuais, visto que, na maioria das vezes, são necessários conhecimentos digitais no trabalho, nos estudos e na socialização. Entretanto, infelizmente, nem todos os brasileiros estão tendo acesso à internet e a computadores ou celulares, logo, são excluídos dessa realidade. Com isso, muitos não conseguem competir de maneira igualitária no mercado de trabalho e são privados de diversas atividades. Assim, se a exclusão digital não for combatida, o Brasil permanecerá distante de ser uma nação igualitária. 
Diante do exposto, portanto, é inegável que medidas são necessárias para resolver esses impasses. Para isso, o Estado - na condição de promotor da harmonia social - deve garantir o acesso ao mundo virtual para toda a população, sem qualquer distinção. Isso deve ser realizado por meio do investimento em redes de internet e computadores em todo o território nacional, a fim de que nenhum brasileiro seja excluído do mercado de trabalho e segregado das relações sociais por não possuir acesso à rede. Dessa forma, o “Contrato Social” será cumprido.

Continue navegando

Outros materiais