Buscar

Atividade 1 Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior
A reflexão filosófica, diferentemente de outras formas estabelecidas nos demais campos do saber, possui algumas condições e características que a qualificam dessa forma. Essa adjetivação decorre fundamentalmente de três requisitos
radicalidade, o rigor e a globalidade.
No cenário da educação brasileira, três são as tendências progressistas, entretanto, tendo como uma de suas premissas fundamentais a valorização das ações pedagógicas enquanto, verdadeiramente, inseridas na prática social concreta, significa, por exemplo, que aquilo que é ministrado enquanto conteúdo na sala de aula deve encontrar vida nas realidades sociais de onde advêm os ingressos no sistema escolar. Podemos considerar sendo caracterisca da tendência progressista:
 Crítico-social dos conteúdos.
Tendo como uma tendência o ensino humanista e universalista, acredita-se que a transmissão dos conteúdos por parte do professor, autoridade máxima e inquestionável no processo de ensino e aprendizagem, levará o educando a desenvolver suas potencialidades e se realizar plenamente como pessoa, considera-se este conceito como sendo uma característica da tendência.
Tradicional
Dentro de uma sociedade moderna capitalista para Luckesi,(1994,p.54) a doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção também denominado por classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade. Trilhando a ideologia liberal se encontram quatro tendências pedagógicas.
 A tradicional, a renovada progressista, a renovada não-diretiva e a tecnicista.
No artigo intitulado “Políticas contemporâneas para o Ensino Superior: precarização do trabalho docente”, as autoras Maria Auxiliadora Oliveira e Maria Virgínia Freitas. destacam que a reforma do ensino superior, promovida pela Lei n. 9.394/96 (nova LDB), aperfeiçoada num contínuo processo hermenêutico, pelo Decreto n.3.860/2001, e possui uma premissa básica. (OLIVEIRA; FREITAS, 2008, p. 49).
Analise as alternativas sobre o decreto e sua premissa básica.
I .O tratamento da educação superior como política de Estado e a regulamentação, por parte do Estado, do sistema de ensino superior;
II. A educação de nível superior deve ser concebida como política de Estado, por um lado, para não ser mudada segundo os interesses de cada novo governo...
III. O ensino superior, deve ser reconhecido como fundamental a um projeto de nação, pois é respon- sável tanto pela capacitação de recursos humanos, quanto pela expansão do conhecimento técnico-científico, imprescindível aos setores societário e produtivo e à inserção soberana do país no cenário internacional.
IV.A adoção de políticas de retenção, que pretendam reverter uma dívida social para com os sujeitos historicamente marginalizados.
Assinale a alternativa correta:
As alternativas I, II e III
O processo de ensino-aprendizagem requer do educador e da educadora, em todos os níveis em que ocorra, além de uma sólida formação na sua área específica de conhecimento, uma constante busca de aperfeiçoamento nas metodologias e técnicas utilizadas na arte de ensinar e de aprender. Tendo em vista que o profissional competente é aquele que busca a excelência como fator para se destacar dentro de sua prática profissional. Para o sociólogo Philippe Perrenoud, em sua obra Dez novas competências para ensinar, (PERRENOUD, 2000, p. 14), dez seriam os grupos de competências necessárias para um ensinar eficaz. O autor enfatiza que essas competências, quando desenvolvidas e executadas não contemplam todas as relações que se estabelecem em sala de aula, sendo fundamental o constante aperfeiçoamento desses profissionais. Portanto, destacam-se, ou reforçam-se, mais duas competências a serem efetivadas na prática pedagógica dos docentes.
.
A competência da criatividade da competência da utilização das novas tecnologias;
No Ensino Superior é imprescindível identificar e analisar os fundamentos filosóficos príncipios e teorias pedagógicas que orientam o trabalho dos educadores, suas finalidades e importância dentro de uma sociedade.
Analise as afirmativas que concerne aos fundamentos filosóficos do Ensino Superior.
I. a competência da reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos mais críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura e das consequências que esses saberes culturais tem sobre o tecido social onde se inserem;
II. a necessidade de um pensamento complexo em relação aos fins da educação e suas manifestações na sociedade, buscando a superação de um paradigma tradicional;
III. Os pressupostos principais são a simplicidade, a objetividade e a estabilidade; e o necessário desenvolvimento de uma razão aberta ao diálogo, de uma razão comunicativa, que por sua vez, substitua uma razão instrumental tão presente no modo moderno de se produzir ciência.
IV. uma educação neutra, apolítica, de estruturas sociais, de suas orientações e posicionamentos ideológicos;
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II e III estão corretas;
O ingresso do estudante e a sua formação durante o ensino superior traz a reflexão acerca das bases pedagógicas e filosóficas do ensino superior se constitui em um instrumento de aperfeiçoamento/construção de projetos mais democráticos e compromissados com o desenvolvimento pleno das pessoas que ingressam no sistema educacional, assim como, contribui na elaboração de estratégias utilizadas em sala de aula, capazes de fortalecer a qualidade da educação superior no país. Diante desse conceito, esse projeto visto como instrumento de aperfeiçoamento que visa contribuir nas estratégias em sala de aula e na qualidade de ensino como um todo podemos destacar sendo:
Projeto político-pedagógico;
O ingresso do estudante e a sua formação durante o ensino superior traz a reflexão acerca das bases pedagógicas e filosóficas do ensino superior se constitui em um instrumento de aperfeiçoamento/construção de projetos mais democráticos e compromissados com o desenvolvimento pleno das pessoas que ingressam no sistema educacional, assim como, contribui na elaboração de estratégias utilizadas em sala de aula, capazes de fortalecer a qualidade da educação superior no país. Diante desse conceito, esse projeto visto como instrumento de aperfeiçoamento que visa contribuir nas estragégias em sala de aula e na qualidade de ensino como um todo podemos destacar sendo:
Projeto político-pedagógico
No que concerne a educação, muitas são as leis que permeiam em torno dos níveis de Ensino. A LDB Lei n. 9.394/96, na sua abragência na educação superior estabelece de maneira clara no Art.43 algumas finalidades dessa fase da formação escolar.
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas abaixo descritas:
( ) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
( ) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
( ) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que consti- tuem patrimônio da humanidade e comuni- car o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
( ) suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
( ) instauração do Ciclo Básico, que deverá ser constituído por três instâncias para propiciar aos alunos uma formação mais ampla e multidisciplinar.
Assinale a alternativacorreta:
V - V – V – V- F;
A ideologia liberal traz em seu bojo uma das tendências pedagógicas que valoriza um saber universal como forma de realização do indivíduo e de sua adequada inserção no mundo social. Diante desse conceito considera-se sendo uma característica de qual tendência renovada:
Tendência progressista e não diretiva;

Outros materiais