Buscar

atividade 2 Diversidade e Inclusão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diversidade e Inclusão Educacional
Nas últimas décadas, houve avanço nas propostas curriculares com foco na diversidade no sistema de ensino brasileiro. No entanto, muito ainda precisa ser feito. Nesse aspecto, qual é a alternativa a seguir que demonstra proximidade da perspectiva de Reis (2016) e Santos (2010)?
A resposta correta é: É necessário atenção à formação inicial e continuada dos professores, com foco em estratégias didáticas para a inclusão.
As bases da formação docente devem ter o propósito de refletir sobre o caráter subjetivo da experiência de cada professor, bem como sobre suas concepções acerca dos discentes, da educação e da função da escola. Nessa perspectiva, qual é o propósito da formação docente?
A resposta correta é: Despertar para uma identidade profissional crítica.
O material de formação docente “Educar na Diversidade” (BRASIL, 2006) tem como propósito colaborar com a formação continuada dos docentes na reflexão sobre seus posicionamentos e suas práticas didáticas inclusivas. Quais são os cinco princípios apresentados no material para a formação em práticas pedagógicas inclusivas?
A resposta correta é: Aprendizagem ativa; Negociação de objetivos; Feedback; Avaliação permanente e Colaboração.
Embora pareça um problema novo, a história demonstra que os desafios para a efetivação do direito à educação por meio de práticas pedagógicas inclusivas já estão presentes desde a década de 1980. O que os professores e os pesquisadores da educação expressaram nesse período? Marque a opção correta.
A resposta correta é: Os professores e os pesquisadores do campo da educação trouxeram à tona os limites da formação docente.
“[...] é relevante que o docente foque na ________ como uma temática _________ em sua prática pedagógica, uma vez que o professor é a figura principal no processo de facilitação do direito dos discentes ao acesso às condições adequadas de desenvolvimento, assim como às possibilidades de boa convivência e de aquisição de conhecimentos importantes para a sua formação escolar” (SILVA, 2019). Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
A resposta correta é: Inclusão, transversal.
O material “Educar na Diversidade” defende que os professores são agentes centrais na consolidação de um sistema de ensino que reconheça as diferenças entre os estudantes, por isso eles devem aprender sobre:
A resposta correta é: “Abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas”.
Segundo Mauri (2002 apud BRASIL, 2006, p. 22-23), a tarefa de ensinar necessita ser compreendida como um exercício complexo, pois envolve uma série de processos objetivos e subjetivos. Segundo o autor, a formação dos professores, quando leva em conta os problemas reais, oferece:
A resposta correta é: Aprendizagem da prática reflexiva.
A formação dos professores terá como finalidade a aprendizagem de “conteúdos específicos do processo educacional e práticas de ensino que considerem as ___________ ___________ __________ de estudantes com deficiência (exemplos: deficiência física e neuromotora, surdez, altas habilidades/superdotação e alunos cegos e com baixa visão)” (BRASIL, 2006, p. 17). Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
A resposta correta é: Necessidades educacionais específicas.
Os multiplicadores são “[...] colaboradores que devem apoiar de forma sistemática escolas e docentes no desenvolvimento de políticas e práticas inclusivas através de _______ regulares às unidades escolares” (BRASIL, 2006, p. 17). Qual é a palavra que preenche corretamente a lacuna?
A resposta correta é: Visitas.
A formação dos professores, tanto inicial como continuada, exige a aprendizagem de fundamentos, conhecimentos e competências na área da educação. No entanto, existe conflito entre priorizar a teoria ou a prática na formação docente. Em relação ao assunto, o que seria correto afirmar? Marque a alternativa correta.
A resposta correta é: Tanto a teoria como a prática são relevantes para o desenvolvimento profissional do docente.

Outros materiais