Buscar

ATIVIDADE 1 Diversidade e Inclusão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 Diversidade e Inclusão Educacional
Tanto a Constituição brasileira como um dos módulos dos Parâmetros Curriculares Nacionais defendem a igualdade e o respeito à diversidade da população brasileira. Essa determinação está alinhada a qual alternativa a seguir?
A resposta correta é: Aos princípios da democracia, que devem se basear na construção de sociedades plurais.
As políticas de inclusão têm a finalidade de desenvolver uma proposta de aprendizagem que considere a “ruptura entre as fronteiras existentes em diferentes disciplinas, entre saber e realidade” (FREITAS, 2010, p. 26). Quais são os outros aspectos pontuados por Freitas (2010) quando a autora refere-se à educação inclusiva? Marque a alternativa correta.
A resposta correta é: A educação inclusiva se compromete com a “valorização da multiplicidade, da integração de saberes, das redes de conhecimento
As instituições educacionais precisam assumir a responsabilidade social com a pluralidade sociocultural, reconhecendo internamente o valor da diversidade nas situações de aprendizagem e nas relações cotidianas. Marque a alternativa que melhor exprime os valores que a escola deve fomentar com o foco na diversidade sociocultural.
A resposta correta é: A escola deve fomentar a atitude coletiva para a tolerância, a cultura da paz, o respeito aos direitos humanos e a cidadania na escola e fora dela.
O pensamento moderno sobre identidade nasceu da disseminação do multiculturalismo frente à necessidade global de superar conflitos culturais. Marque a alternativa apresentada no texto sobre a razão pela qual o multiculturalismo emergiu nas sociedades contemporâneas.
A resposta correta é: Promover a convivência entre grupos étnicos em espaços de trânsito comum.
“[...] embora a _______ do outro seja diferente da nossa, esta mesma identidade diferente fornece as _______ para que a nossa identidade possa ______. Em outras palavras, a identidade brasileira se diferencia da mexicana, e é nessa relação de ______ que ambas passam a existir”. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A resposta correta é: Identidade, condições, existir, diferença.
“A _________ social não se caracteriza, simplesmente, por diferenças _______ entre os sujeitos e no reconhecimento do outro. Mas envolve um processo complexo de estruturação das sociedades, de subjetivação das diferenças e de _________ sociais geradas por relações de poder que colocam determinados grupos em mais _____________ que outros” (GOMES, 1999). Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A resposta correta é: Diversidade, inatas, desigualdades, desvantagens.
A legislação e as políticas brasileiras exigem competências dos docentes, a fim de que estes tenham predisposição para incluir seus estudantes. Marque a alternativa que corresponde às competências docentes destacadas por Freitas (2010).
A resposta correta é: Domínios metodológicos e conhecimentos pedagógicos capazes de dar conta das distintas necessidades de seus alunos.
A educação intercultural se fundamenta na valorização das diferenças de identidades e de estilos de aprendizagem. Por outro lado, na noção reducionista e heterogênea da igualdade, as diferenças de identidades são vistas como:
A resposta correta é: Estigmas e desvio do padrão ou como um problema a ser corrigido pelas instituições de ensino.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) tem a finalidade de apresentar princípios orientadores para o atendimento educacional especializado. Marque a opção que apresenta os estudantes foco dessa política.
A resposta correta é: Alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
“O _______ e o ________ referem-se a dois processos diferentes, mas cada um deles é necessário para a construção e a manutenção das identidades. A marcação simbólica é o meio pelo qual damos sentido a práticas e a relações sociais, definindo, por exemplo, quem é excluído e quem é incluído. É por meio da diferenciação social que essas classificações da diferença são ‘vividas’ nas relações sociais”. Quais são as palavras que preenchem corretamente as lacunas?
A resposta correta é: Social, simbólico.

Outros materiais