Buscar

AVALIAÇÃO MIDIA TECNOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO MIDIA TECNOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Conforme Tarouco, Abreu e Alves (2017), em levantamento realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, “o padrão de consumo dos brasileiros segue o ritmo dos avanços tecnológicos, e o uso de dispositivos móveis [celulares], é uma tendência verificada no conjunto da população.” (p. 14). Segundo os mesmos autores, em 2012, ____ da população brasileira possuía televisão e ___ possuíam rádio (TAROUCO; ABREU; ALVES, 2017, p. 14). Quais as porcentagens preenchem corretamente os espaços?
98%; 80%.
O sentido de ___________, epistemologicamente, não se restringe apenas a uma atividade intelectual, mas também física, o que remete, por exemplo, às discussões contemporâneas sobre educação integral. __________, por sua vez, é vista por Brandão (2007) como um ato também integral, que não se restringe ao contexto escolar. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
EDUCAR E EDUCAÇÃO
Diariamente, alunos com deficiência motora, cognitiva e sensorial chegam às redes de ensino e, muitas vezes, as escolas que os recebem não tinham, até aquele momento, parado para discutir as questões de ____________, ou mesmo sobre a acessibilidade de suas dependências e também suas metodologias de aprendizagem. A alternativa que preenche corretamente o espaço é:
Inclusão educacional.
Ao abordar o conceito de inovação como ____________________________, Tavares (2018) afirma que, em todos os materiais consultados, mesmo que com diferentes vertentes teóricas abordadas, há uma preocupação em relação aos efeitos macro dessa forma de inovação. 
Sinônimo de mudança no sistema educacional.
As ___________ são criadas com o principal objetivo de atenderem a uma necessidade humana. E, como tal, elas vão se aprimorando e modificando, inclusive, nossos comportamentos individuais e coletivos. A mudança nas formas de comunicação, impulsionadas por redes sociais e outras tecnologias de comunicação, são um exemplo disso. A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
Tecnologias.
Chamaremos de ______________, aquela em que somente um dos sujeitos de interação emite a mensagem (a informação) e um dos sujeitos recebe a mensagem, quase sempre sem possibilidades de dar um feedback da mensagem recebida. Nessa forma de interação, as mídias auditivas e alguns formatos de mídias visuais, talvez ocupem o principal lugar.
Interação unilateral.
Plataforma virtual, gratuita, que permite o armazenamento de diversos arquivos, possibilitando a criação de ambientes com livros digitalizados, as chamadas bibliotecas virtuais, que podem ser compartilhadas com os alunos. De qual plataforma estamos falando?
Google Drive.
A _______________, recurso tecnológico que serve de canal para as mídias audiovisuais, é um dos recursos que possui ainda mais alcance em nossa sociedade, porém, na virada do século XX para o XXI, sua quase dominância nesse setor, passou a ser dividida com outros recursos, em especial, os computadores (microcomputadores, notebooks, netbooks, tablets etc.) e os aparelhos celulares. Falamos de qual recurso?
Televisão
Órgão criado na década de 1970 no Brasil, que ficou responsabilizado pela educação especial no país, difundindo também o movimento de integração escolar de indivíduos com restrições mentais e físicas:
CENESP
Grupo de mídias que utilizam tecnologias, predominantemente auditivas, como ocorre, por exemplo, com o rádio. Nessas mídias, o recurso visual nem sempre está disponível. De que grupo de mídias estamos falando?
Mídias auditivas.

Outros materiais