Buscar

FICHÁRIO GENDA 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHÁRIO GENDA 12 - ADM
Esta atividade é referente ao MERCOSUL. Você já ouviu falar sobre isso?
Essa sigla designa o Mercado Comum do Sul, união para uma política comercial comum de países da América do Sul. É importante que você conheça melhor o Mercosul, pois o Brasil faz parte dele.
Para isso, faça uma pesquisa na internet e responda aqui no espaço do fichário as seguintes perguntas sobre este acordo:
1. O que é esse acordo?
O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano. Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.
No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado de Assunção, documento que oficializou a criação do Mercosul, que tem sua sede oficial localizada em Montevidéu, Uruguai. A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico.
2. Que países participam do Mercosul e em que condições?
Os países participantes do Mercosul devem ser distinguidos entre três grupos:
Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).
Países associados: países que assinaram tratados de livre comércio com o Mercosul a fim de estimular suas economias e trocas comerciais, mas não possuem as mesmas vantagens que os membros, como a Tarifa Externa Comum (TEC). Nesse grupo, enquadram-se Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
Países observadores: países autorizados a apenas acompanhar as reuniões. Esses países participam de eventos para ver o andamento das negociações, mas não possuem direito a veto ou de opinar em alguma cláusula. México e Nova Zelândia são esses países.
3. Que avanços trouxe para o comércio entre os países?
Com a criação do Mercosul, os países participantes passaram a usufruir dos seguintes avanços:
· Comércio Internacional.
· Barreiras ao Comércio.
· Organizações Econômicas Internacionais.
· Agenda Financeira e Tributária Internacional.
· Agenda de Negociações Externas.
· Sistemas Preferenciais de Comércio.
· Diplomacia comercial.
· Promoção do agronegócio.
4. Por que será que inicialmente o bloco de países participantes foi chamado de Cone Sul?
Em dezembro de 1985, o presidente brasileiro José Sarney e o presidente argentino Raúl Alfonsín assinaram a Declaração de Iguaçu,[15] que foi a base para a integração econômica do chamado Cone Sul. Ambos os países acabavam de sair de um período ditatorial e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias para o mundo exterior e globalizado.
Os dois países haviam contraído uma grande dívida externa no período dos governos militares e não gozavam de crédito no exterior. Havia uma grande necessidade de investimentos nos países, mas não havia verbas. Esta situação comum fez com que ambos percebessem a necessidade mútua. Logo após a assinatura da Declaração de Iguaçu, em fevereiro de 1986, a Argentina declara a intenção de uma "associação preferencial" com o Brasil. Em uma casa particular em Don Torcuato, houve uma reunião para discutir o assunto. A discussão dura dois dias e acontece em clima de troca de ideias e posições quanto ao estatuto da economia da zona.
Depois de poucas semanas, é o Brasil que convida a Argentina para uma reunião semelhante, em Itaipava, também em uma residência particular. Esse foi o sinal de aceitação da iniciativa argentina e então começava a formação do acordo, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos os países e integrá-los ao mundo. Para muitos, a ideia de integração na América do Sul parecia mais uma abstração, devido às várias experiências mal sucedidas no passado, entretanto essa foi diferente.
O Cone Sul é a forma como é conhecida a zona mais ao sul da América do Sul, pois seu formato realmente assemelha-se a um cone. É a região composta pelo Uruguai, Argentina e Chile, eventualmente também o Paraguai (normalmente excluído por razões econômicas). Essa região tem como característica a alta qualidade de vida, em comparação aos demais países da América Latina, além do bom padrão se comparado ao restante. Eventualmente também inclui-se parte do Brasil.
5. Você considera que o Mercosul pode fortalecer a América Latina diante do domínio de outras potências do comércio internacional? Por quê?
Sim, pois para que exista equilíbrio entre países do mundo inteiro, é de extrema importância estes acordos e tratados entre os países, pois favorecem a diminuição de tarifas, incentivam a livre circulação de mercadorias entre países membros. 
Três pilares sustentam o Mercosul: o econômico social, o social e o da cidadania. No aspecto econômico, o Mercosul é um bloco de união aduaneira. Nesse âmbito, ele tem como objetivo criar um mercado comum entre seus Estados Partes.
No pilar social, o Mercosul busca promover a articulação de políticas públicas regionais, relacionadas a temas como fome e erradicação da pobreza, universalização da educação e da saúde pública, e valorização e promoção da diversidade cultural, entre outros.
Já na dimensão da cidadania, o bloco trabalha para implantar políticas que permitam a livre circulação de pessoas e a promoção dos direitos civis, sociais, culturais e econômicos, assim como a garantia da igualdade de condições e acesso ao trabalho, educação e saúde.
6. Por que o Mercosul poderia preocupar nações como os Estados Unidos?
O Mercosul poderia preocupar nações como os Estados Unidos pois, com a vinda do Mercosul, muitos produtos americanos deixaram de ser consumidos para movimentar o mercado intra bloco, além de, com essas tarifas nulas, os produtos para outros países (não participantes do Mercosul) se torna mais barato do que importar diretamente dos Estados Unidos a altos impostos.
Fontes e adaptações:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mercosul.htm
https://www.fazcomex.com.br/blog/mercosul-o-que-e/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/a-importancia-mercosul-para-brasil.htm
FÓRUM GENDA 12 – ADM
Compartilhe com seus colegas a resposta para a seguinte pergunta:
“Em momentos de crise econômica, a exportação para diversos países poderia ajudar a melhorar a economia do país?”
 Responda descartando o momento que estamos passando com o Coronavírus, combinado?
Resposta: 
Um país não conseguiria consumir todo o produto que poderia produzir. Por isso se faz necessário promover o comércio. Os excedentes que não são consumidos pelas respectivas populações nacionais são exportados e importados.
É por isso que se sustenta que o comércio internacional sempre beneficiará a todos os envolvidos, pois ao explorarem suas vantagens comparativas, os países conseguem obter ganhos de produtividade – fica mais barato produzir e adquirir produtos. Além disso, fazer comércio significa obter produtos que nós não temos condições de produzir internamente. Para pagar pelas importações, é necessário fazer exportações – se não oferecemos nada em troca do que importamos, geramos deficit na nossa balança comercial, pois mais dinheiro sair do país do que entrar. 
FICHÁRIO AGENDA 13 – SEC
Em seu fichário, crie um texto sobre a contribuição da tecnologia para o seu desenvolvimento profissional, como secretária (o). O texto deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, com as seguintes orientações de formatação:
 Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 cm entre as linhas.
Título: Fonte Times New Roman, negrito, tamanho da fonte 14.
Alinhamento do texto: Justificado.
Ao final do texto, coloque seu nome alinhado à direita, em itálico.
OBS: O texto deve ser redigido pelo próprio aluno e enviado como arquivo nos formatos doc, docx ou rtf.
 Cuidado com o plágio. Qualquer dúvida, entre em contato com seu tutor
DEBATEAGENDA 13 – SEC
Acesse e realize o Debate do cenário da aula da Agenda 13 sobre “Editor de Texto”.
b.    Essa atividade convida você a discutir sobre quais os motivos existentes para continuar usando um editor de texto pago, quando já existe no mercado, editores gratuitos.
i.    Leia a postagem dos colegas antes de realizar a sua e evite repetições que tornam o debate muito chato.
ii.      Faça postagens de 15 linhas, no máximo.
FICHÁRIO
 
GENDA
 
12
 
-
 
ADM
 
Esta
 
atividade
 
é
 
referente
 
ao
 
MERCOSUL.
 
Você
 
já
 
ouviu
 
falar
 
sobre
 
isso?
 
Essa
 
sigla
 
designa
 
o
 
Mercado
 
Comum
 
do
 
Sul,
 
união
 
para
 
uma
 
política
 
comercial
 
comum
 
de
 
países
 
da
 
América
 
do
 
Sul.
 
É
 
importante
 
que
 
você
 
conheça
 
melhor
 
o
 
Mercosul,
 
pois
 
o
 
Brasil
 
faz
 
parte
 
dele.
 
Para
 
isso,
 
faça
 
uma
 
pesquisa
 
na
 
internet
 
e
 
responda
 
aqui
 
no
 
espaço
 
do
 
fichário
 
as
 
seguintes
 
perguntas
 
sobre
 
este
 
acordo:
 
 
1.
 
O
 
que
 
é
 
esse
 
acordo?
 
O
 
Mercado
 
Comum
 
do
 
Sul,
 
conhecido
 
como
 
Mercosul,
 
é
 
um
 
bloco
 
econômico
 
sul
-
americano.
 
Foi
 
criado
 
oficialmente
 
em
 
1991,
 
na
 
tentativa
 
de
 
aumentar
 
a
 
oferta
 
de
 
emprego
 
e
 
renda,
 
melhorar
 
a
 
produtividade
 
e
 
intensificar
 
as
 
relações
 
econômicas
 
entre
 
os
 
países.
 
Esse
 
bloco
 
econômico
 
regional
 
é
 
muito
 
parecido
 
com
 
outros
 
existentes
 
pelo
 
mundo,
 
mas
 
apresenta
 
peculiaridades
 
próprias
 
da
 
região
 
sul
-
americana.
 
No
 
dia
 
26
 
de
 
março
 
de
 
1991,
 
na
 
cidade
 
de
 
Assunção,
 
capital
 
do
 
Paraguai,
 
foi
 
assinado
 
o
 
Tratado
 
de
 
Assunçã
o,
 
documento
 
que
 
oficializou
 
a
 
criação
 
do
 
Mercosul,
 
que
 
tem
 
sua
 
sede
 
oficial
 
localizada
 
em
 
Montevidéu,
 
Uruguai.
 
A
 
partir
 
dessa
 
data,
 
estava
 
oficializado
 
o
 
bloco
 
econômico
.
 
 
2.
 
Que
 
países
 
participam
 
do
 
Mercosul
 
e
 
em
 
que
 
condições?
 
Os
 
países
 
participantes
 
do
 
Mercosul
 
devem
 
ser
 
distinguidos
 
entre
 
três
 
grupos:
 
Países
-
membros
:
 
são
 
os
 
países
 
que
 
fundaram
 
o
 
Mercosul
 
ou
 
aqueles
 
que
 
ingressaram
 
após
 
a
 
criação
 
do
 
bloco.
 
São
 
eles:
 
Brasil,
 
Argentina
,
 
Paraguai
,
 
Uruguai
 
e
 
Venezuela
 
(suspensa).
 
Países
 
associados
:
 
países
 
que
 
assinaram
 
tratados
 
de
 
livre
 
comércio
 
com
 
o
 
Mercosul
 
a
 
fim
 
de
 
estimular
 
suas
 
economias
 
e
 
trocas
 
comerciais,
 
mas
 
não
 
possuem
 
as
 
mesmas
 
vantagens
 
que
 
os
 
membros,
 
como
 
a
 
Tarifa
 
Externa
 
Comum
 
(TEC)
.
 
Nesse
 
grupo,
 
enquadram
-
se
 
Bolívia
,
 
Chile
,
 
Colômbia
,
 
Equador
,
 
Guiana,
 
Peru
 
e
 
Suriname.
 
Países
 
observadores
:
 
países
 
autorizados
 
a
 
apenas
 
acompanhar
 
as
 
reuniões.
 
Esses
 
países
 
participam
 
de
 
eventos
 
para
 
ver
 
o
 
andamento
 
das
 
negociações,
 
mas
 
não
 
possuem
 
direito
 
a
 
veto
 
ou
 
de
 
opinar
 
em
 
alguma
 
cláusula.
 
México
 
e
 
Nova
 
Zelândia
 
são
 
esses
 
países.
 
 
3.
 
Que
 
avanços
 
trouxe
 
para
 
o
 
comércio
 
entre
 
os
 
países?
 
Com
 
a
 
criação
 
do
 
Mercosul,
 
os
 
países
 
participantes
 
passaram
 
a
 
usufruir
 
dos
 
seguintes
 
avanços:
 
·
 
Comércio
 
Internacional.
 
·
 
Barreiras
 
ao
 
Comércio.
 
·
 
Organizações
 
Econômicas
 
Internacionais.
 
·
 
Agenda
 
Financeira
 
e
 
Tributária
 
Internacional.
 
·
 
Agenda
 
de
 
Negociações
 
Externas.
 
·
 
Sistemas
 
Preferenciais
 
de
 
Comércio.
 
·
 
Diplomacia
 
comercial.
 
·
 
Promoção
 
do
 
agronegócio.
 
 
4.
 
Por
 
que
 
será
 
que
 
inicialmente
 
o
 
bloco
 
de
 
países
 
participantes
 
foi
 
chamado
 
de
 
Cone
 
Sul?
 
Em dezembro de 1985, o presidente brasileiro José Sarney e o presidente argentino 
Raúl 
Alfonsín assinaram a
 
Declaração de Iguaçu
,
[15]
 
que foi a b
ase para a integração econômica do 
FICHÁRIO GENDA 12 - ADM 
Esta atividade é referente ao MERCOSUL. Você já ouviu falar sobre isso? 
Essa sigla designa o Mercado Comum do Sul, união para uma política comercial comum de 
países da América do Sul. É importante que você conheça melhor o Mercosul, pois o Brasil faz 
parte dele. 
Para isso, faça uma pesquisa na internet e responda aqui no espaço do fichário as seguintes 
perguntas sobre este acordo: 
 
1. O que é esse acordo? 
O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano. 
Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, 
melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco 
econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta 
peculiaridades próprias da região sul-americana. 
No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado 
de Assunção, documento que oficializou a criação do Mercosul, que tem sua sede oficial 
localizada em Montevidéu, Uruguai. A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico. 
 
2. Que países participam do Mercosul e em que condições? 
Os países participantes do Mercosul devem ser distinguidos entre três grupos: 
Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a 
criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa). 
Países associados: países que assinaram tratados de livre comércio com o Mercosul a fim de 
estimular suas economias e trocas comerciais, mas não possuem as mesmas vantagens que os 
membros, como a Tarifa Externa Comum (TEC). Nesse grupo, enquadram-
se Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. 
Países observadores: países autorizados a apenas acompanhar as reuniões. Esses países 
participam de eventos para ver o andamento das negociações, mas não possuem direito a veto 
ou de opinar em alguma cláusula. México e Nova Zelândia são esses países. 
 
3. Que avanços trouxe para o comércio entre os países? 
Com a criação do Mercosul, os países participantes passaram a usufruir dos seguintes 
avanços: 
 Comércio Internacional. 
 Barreiras ao Comércio. 
 Organizações Econômicas Internacionais. 
 Agenda Financeira e Tributária Internacional. 
 Agenda de Negociações Externas. 
 Sistemas Preferenciais de Comércio. 
 Diplomacia comercial. 
 Promoção do agronegócio. 
 
4. Por que será que inicialmente o bloco de países participantes foi chamado de Cone Sul? 
Em dezembro de 1985, o presidente brasileiro José Sarney e o presidente argentino Raúl 
Alfonsín assinaram a Declaração de Iguaçu,[15] que foi a base para a integração econômica do

Continue navegando