Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial - Fisioterapia Neurofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O sinal de Babinski consiste na flexão dorsal ou extensão lenta do hálux, provocada pela estimulação da região plantar. A abdução ou abertura em leque dos pododáctilos e a retirada por flexão do joelho e do quadril pode associar-se à extensão do hálux. Nesse contexto, disserte sobre quando os sinais sucedâneos de Babinski são utilizados e cite três exemplos destes sinais.
Resposta esperada
*Os chamados sinais sucedâneos de Babinski são realizados nos casos em que o paciente não tolere a pesquisa do reflexo cutâneo-plantar. *São exemplos dos sinais sucedâneos de Babinski: Sinal de Chaddock, *Sinal de Gordon *e Sinal de Oppenheim.
Minha resposta
Quando o paciente com história de trauma grave, como queda de grandes alturas, altamente sugestivo de lesão medular e de via piramidal. Sinal de Chaddock: aqui, o estímulo se dá na face lateral do dorso do pé. O examinador passa o estilete rombo ou sua caneta do maléolo lateral até o quinto dedo; Sinal de Gordon: nesse caso, o médico comprime a musculatura da panturrilha; Sinal de Oppenheim: oexaminador faz uma compressão com o polegar e com o indicador sobre a face medial da tíbia, descendo a mão da região infrapatelar até o tornozelo.
2Durante a fase aguda da doença, os pacientes com Síndrome de Guillain-Barré (SGB) experimentam um prolongado período de imobilização, que pode gerar complicações e prejudicar a recuperação e reabilitação do paciente. Nesse contexto, disserte sobre os principais aspectos do tratamento fisioterapêutico na SGB.
Resposta esperada
*O tratamento Fisioterapêutico na SBG inclui a mobilização precoce dos pacientes, a fim de evitar a hipercalcemia por imobilidade, mobilização passiva para reduzir a incidência da trombose venosa e prevenção de contraturas, exercícios isométricos para reduzir a perda de força muscular na fase aguda, *orientar quanto o correto posicionamento no leito para evitar úlceras de decúbito, *uso de órteses para prevenir contraturas e deformidades, bem como a utilização de cinesioterapia ativa em pacientes crônicos.
Minha resposta
A fisioterapia inclui exercícios de mobilização passiva , auxiliando também na prevenção de contraturas e, somado a exercícios isométricos, promovendo a redução da perda de força muscular em pacientes com SGB na fase aguda.

Continue navegando