Buscar

Popularização da ciência e o SARS-CoV-2.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASSUNTO: Popularização da ciência e o SARS-CoV-2. 
“O desenvolvimento das ciências e das tecnologias exerce grande influência sobre todas as dimensões da vida cotidiana e se torna emergencial o compartilhamento de informações e uma relação mais direta entre aqueles que produzem o conhecimento científico e o cidadão comum. Pois somente a partir da apropriação do conhecimento científico os indivíduos serão inseridos de forma ativa no processo cultural do fazer ciência (MASCARENHAS BISNETO & ARAÚJO, 2015)”. 
1. Produza um texto dissertativo, de até 30 linhas, inserindo aspectos da atualidade referente à pandemia pelo SARS-CoV-2.
O SARS-CoV-2 é o nome do vírus que causa a doença Covid-19, ele é um vírus zoonótico, que ocorre quando um vírus salta de um animal para o ser humano, os vírus zoonóticos tem causado cada vez mais surtos e pandemias ao longo do tempo. Esse coronavírus é apenas o mais jovem em uma família de 7 coronavírus conhecidos que infectam seres humanos. A primeira vez registrada que o SARS apareceu em humanos foi em 2002, onde um tipo de coronavírus se espalhou pelo mundo e matou centenas de pessoas, o mesmo se repetiu com o MERS em 2012, outro tipo de coronavírus que também matou centenas de pessoas.
Assim como a Covid-19 o SARS surgiu no mercado de animais vivos na China, são locais com pouca higiene, sem saneamento básico, onde os animais ficam juntos e tem contato com as secreções um do outro, fator que favorece o surgimento de vírus zoonóticos. É necessário entender que apesar dos problemas de saúde evidentes nesses locais, muitas vezes os mercados de animais vivos representam a única forma de obtenção de renda e alimentação para pessoas em algum tipo de vulnerabilidade , devido a desigualdade socioeconômica que se acentua pela falta da popularização da ciência, já que a ciência e tecnologia são determinantes fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país.
O SARS-CoV-2 se espalha por gotículas de espirros, tosse ou falas e pode entrar diretamente pelos olhos, nariz ou boca. O vírus adere as proteínas que envolvem várias células humanas, dentro da célula o vírus a instrui a produzir mais cópias de si mesmo, podendo invadir cada vez mais células. Para a população se prevenir do vírus foi necessário tornar o conhecimento científico compreensível e acessível ao público leigo, para que as informações de prevenção chegassem a todos os locais e pessoas sem distinções econômicas, sociais e educacionais. A pandemia evidenciou que o conhecimento acadêmico precisa ser democrático e acessível à população.
Existem cerca de 1,5 milhões de vírus selvagens que a sociedade ainda não conhece e qualquer um deles pode se espalhar para a população humana. Para entender o perigo dos vírus e comportamentos humanos que podem favorecer o seu surgimento na espécie humana ,é necessário criar uma cultura cientifica para a popularização da ciência , através de :livros, filmes, obras de arte, redes sociais, museus , observatórios, exposições, entre outras formas de popularização da ciência que dialoguem com toda a população, afinal a ciência não é somente o conhecimento acadêmico e nem artigo de luxo, a ciência é uma necessidade para a evolução e sobrevivência de todas as pessoas.

Continue navegando