Buscar

Atividade _Discursiva_Modelo_de_Gestão_2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A coordenação (direção) “é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação” (CHIAVENATO, 2014, p.373).
“O desempenho de uma organização e das pessoas que a compõem depende da maneira como cada pessoa e cada unidade organizacional desempenha seu papel e se move no sentido de alcançar os objetivos e metas comuns. O controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. É a atividade integrada e monitorada que aumenta a probabilidade de que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira” (CHIAVENATO, 2014, p.494-495).
O gestor organizacional planeja e organiza o que deve ser feito para buscar os objetivos estabelecidos em cada esforço. Mas isto somente significa pensar e preparar a ação gerencial. Neste sentido, explique como o gestor organizacional moderno atua para coordenar (dirigir) e controlar as ações administrativas para alcançar cada objetivo?
Gestores geralmente são os agentes mais visíveis em uma empresa. Isso porque eles devem de fato estar à frente das ações que buscam a estratégia. São o exemplo a ser seguido. Mantêm a comunicação e a relação com os demais agentes internos e externos e também solucionam conflitos para não atrapalhar a busca das metas. Assim é a atuação de todos os gestores, porém, dentro dos limites de sua posição na estrutura da empresa.
O gestor moderno deve estar atento ao que acontece no ambiente da empresa, pois é lá que identifica boas práticas a serem replicadas e aprimoradas, e é lá que estão os principais riscos. Entretanto, o benchmarking também pode ser utilizado internamente, buscando por essas boas práticas e oportunidades de melhorias pesquisando uma área da empresa. O gestor moderno atua por meio da administração participativa, ou seja, ele delega responsabilidades e autoridade para a tomada de decisão às suas equipes, as quais podem ser multifuncionais ou permanentes.
Baldwin, Bommer e Rubin (2008, p. 221) defendem que quando as equipes são efetivas “tomam decisões melhores que os indivíduos e seu desempenho ultrapassam em muito o de seu melhor participante”. Isso significa que a produtividade, a inovação, a criatividade e a rapidez das equipes são maiores e melhores, principalmente para trabalhos complexos. O gestor organizacional pode envolver as pessoas pelo trabalho em equipe de diversas formas, conforme demonstra Chiavenato (2014, p. 392-395):
Se a coordenação é um processo em que o gestor atua junto às pessoas, então é importante que ele tenha capacidade para lidar com essas técnicas que possibilitam conduzir o trabalho das pessoas com motivação e envolvimento para o alcance dos objetivos organizacionais. Além dos aspectos sobre motivação, liderança e comunicação.
Uma equipe de alto desempenho costuma apresentar as seguintes características:
“(I) tem tamanho pequeno; (II) os participantes são capazes e complementares; (III) as metas e objetivos de desempenho são compartilhados; (IV) as normas e abordagens de trabalho são produtivas e (V) a responsabilidade é mútua” ((BALDWIN; BOMMER; RUBIN, 2008, p. 223).
Chiavenato (2014) apresenta que o gestor deve ter clareza na compreensão de que para conseguir conduzir um sistema eficaz de controle precisa reunir estas características:
• Orientação estratégica para resultados; orientação rápida e visão panorâmica para
indicar desvios e ações corretivas.
• Compreensão e clareza dos dados e dos relatórios.
• Flexibilidade para se adaptar a novas situações.
• Autocontrole para gerar confiabilidade, comunicação e envolvimento das pessoas.
• Natureza positiva privilegiando a mudança e a melhoria.
• Clareza e objetividade para garantir o propósito fundamental da melhoria do
desempenho.
O sucesso para influenciar as pessoas está relacionado com a forma de interação do gestor com o meio em que ele atua e isso é possível por meio de buscas por desafios constante, coragem de mobilizar-se diante dos seus pares, reconhecer competências e valorizar as pessoas.
Por fim, cabe ao gestor se comunicar constantemente, conduzir as mudanças necessárias e principalmente, acompanhar seus liderados dando feedbacks constantes sobre as tarefas a eles concedidas.  É uma tarefa árdua a etapa de liderança, no entanto, esta é a melhor maneira do gestor organizacional coordenar (dirigir) e controlar as ações administrativas para que os objetivos finais sejam atingidos.

Continue navegando