Buscar

Redes de Cooperação e Alianças Estratégicas

Prévia do material em texto

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
QUIZ Nº 03
Turma: 8ºB
Nome: Vitoria Stephanie Silva Araujo	 RGM: 23129409
QUESTÃO 1: 
Qual a correlação existente entre Vantagem Competitiva e Redes de Cooperação e Alianças Estratégicas? Justifique a resposta em padrão ENADE (mínimo de 15 linhas), utilizando a interpretação das Aulas de Tópicos Avançados em Administração apresentadas em nossas aulas remotas.
RESPOSTA: 
A abordagem das redes de cooperação entre empresas é uma forma de descrever organizações que cooperam entre si, para obtenção de resultados, não como individualidades isoladas e independentes mas como um conjunto mutuamente dependente e inserido em um contexto econômico, histórico, político, cultural e social.
A vantagem competitiva é o atributo (ou conjunto de características) que posiciona determinada empresa à frente das concorrentes no mercado. É o motivo que a leva a ser escolhida na hora da compra, em detrimento das demais.
Uma aliança estratégica é um acordo estabelecido entre empresas em que há benefícios mútuos a partir da união de recursos tangíveis e intangíveis. Apesar disso, as organizações envolvidas na parceria se mantêm independentes entre si. 
Dessa maneira, não há relação societária e nem aquisição de ações uma da outra, e sim atuação conjunta para obtenção de melhores resultados para ambos os lados. O compartilhamento envolve capacidade produtiva, canais de aquisição, desenvolvimento de soluções, criação de produtos e/ou financiamento de projetos.
A gestão estratégica para as micro e pequenas empresas que participam de alianças ou redes é muito importante, uma vez que a rede é mais um ambiente no qual estão inseridas, em que há novos relacionamentos a serem gerenciados. 
QUESTÃO 2: 
Qual a diferença entre Redes de Cooperação e Alianças Estratégicas? Justifique a resposta em padrão ENADE (mínimo de 15 linhas), utilizando a interpretação dos materiais de aula apresentados em nossas aulas remotas.
RESPOSTA:
É num contexto de competição e cooperação que se encontram as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que ocupam relevante papel na economia brasileira, sendo responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda do país. A formação de alianças estratégicas e redes de cooperação vem se revelando uma estratégia de sobrevivência destas empresas ante o novo cenário da economia global.
A formação de alianças estratégicas, fusões, aquisições de empresas e criação de joint-ventures vem se tornando uma estratégia de sobrevivência das empresas diante do novo cenário da economia global. O fenômeno da cooperação entre empresas tem despertado grande interesse na comunidade acadêmica e nos meios empresariais, circunstância que é visível no atual cenário globalizado pela ascensão das alianças estratégicas e outras formas de cooperação.
O fenômeno da cooperação entre organizações tem despertado grande interesse na comunidade acadêmica e nas organizações, circunstância que é visível no atual cenário globalizado pela ascensão das alianças estratégicas e outras formas de cooperação.
As práticas revelam que uma cooperação proveitosa entre universidades, empresas e governo, é possível sobretudo quando existe convergência de interesses das partes envolvidas. Numa relação tríade como a analisada, há limites, especialmente nas questões mais administrativas, que, contudo, são passíveis de gerenciamento
Bons Estudos!
Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima

Mais conteúdos dessa disciplina