Buscar

3 unidade LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTAO 1 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
1)De acordo com o artigo 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), após cada período de 12 meses de vigência de um contrato de trabalho, o empregado tem direito a sair de férias. Considere um funcionário admitido em 10/07/2016 e que sairá de férias em 16/08/2017, de acordo com a programação do Departamento de Pessoal da empresa, ele poderia sair de férias. Entretanto, durante o período aquisitivo de férias, ele faltou ao serviço 15 dias, sem apresentar justificativa. A quantos dias de férias o referido funcionário faz jus?
A)30 NÃO É ESSA
B)24
C)18
D)15
E)12
QUESTAO 2 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
2)O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de:
A)50%
B)40%
C)20%
D)10%
E)30%
QUESTAO 3 DE 4 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
3)O Funcionário foi admitido em 20 de maio de 2015 e a empresa concederá a primeira férias com 30 dias de descanso a partir de 01 de Junho de 2017. A partir do fato apresentado identifique a alternativa CORRETA que corresponde ao direito do empregado na situação apresentada:
A)20 dias de descanso, 10 dias de abono pecuniário, férias em dobro e 1/3 das férias
B)Férias divididas em 02 períodos de 30 dias de descanso
C)Férias e 1/3 indenizados, por imposição do empregador
D)30 dias de descanso, férias em dobro e 1/3 das férias
4)A interrupção do contrato de trabalho pode ser conceituada como o término da relação de emprego, ou seja, o fim da relação jurídica de emprego. O término do contrato de trabalho pode ser classificado como rescisão sem justa causa, e rescisão por justa causa. Sobre rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar que:
A)A rescisão direta ocorre quando o empregado decide pelo término do vínculo de emprego, avisando previamente o empregador, mantendo o seu direito de sacar o FGTS, de receber seguro desemprego, de receber aviso prévio, salvo se trabalhado.
B)A rescisão por justa causa movida pelo empregador contra o empregado, necessita da concordância do empregado em aceitar o cumprimento do aviso prévio trabalhado, não ultrapassando o período de trinta dias.
C)A rescisão por motivo de falecimento do empregado, para fins de pagamento das verbas rescisórias, equipara-se a um pedido de demissão, com aviso prévio indenizado pelo empregador e multa rescisória sobre o FGTS. NÃO É ESSA
D)A rescisão por motivo de falecimento do empregado, para fins de pagamento das verbas rescisórias, equipara-se a um pedido de demissão, com aviso prévio indenizado pelo empregador e multa rescisória sobre o FGTS.
E)A rescisão indireta se configura por vontade do empregado, mas ela ocorre em razão de justa causa praticada pelo empregador, tornando inviável ou indesejada a continuidade do vínculo de emprego, conforme o Art. 483 da CLT.

Continue navegando