Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Terras do sudoeste paraense estão incluídas no Programa Grande Carajás (PGC). Essa região participa nas atividades do programa através de:
O Sudoeste do Estado do Pará é grande produtora de minerais metálicos, a exemplo de minério de ferro, manganês, ouro e cobre.
2 - A planície de um rio, dentro do Pantanal Mato-Grossense. Observe para a falta de estrutura geológica e as superfícies aplainadas, típicas de um ambiente de planície.
3. Leia o texto a seguir.
O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar.
A estrutura geológica do Brasil é considerada bastante antiga, à exceção dos depósitos quaternários fluviais e marinhos, que demonstram atividade recente.
4 - Uma das classificações do relevo brasileiro foi elaborada pelo geógrafo Jurandyr Luciano Sanchez Ross (USP). Sobre as características da referida classificação, assinale a afirmativa incorreta.
Na Plataforma Amazônica, no trecho posicionado ao norte do Planalto Amazônico, os terrenos são mais altos e constituídos principalmente por rochas magmáticas recentes, ocorrendo frequentemente rochas extrusivas, como o basalto.
Na Plataforma Amazônica, que faz parte dos planaltos em bacias sedimentares, as rochas são muito antigas, datadas do Pré-Cambriano.
5. Um mapa é uma representação sintética e interpretada da natureza, por isso, é muito importante se pensar na escala do mapa geomorfológico que pretendemos elaborar. Para a elaboração de um cartograma que demonstra o relevo de um terreno a ser ocupado por um aterro sanitário, julgue a assertivas a seguir.
 
I - O terreno deverá ser representado em uma escala de detalhe para que todas as áreas elevadas e depressões sejam mapeadas.
II – INCORRETO: É importante que o mapeamento seja feito em pequena escala, no sentido de apresentar detalhadamente as feições geomorfológicas.
II - Um mapeamento de pequena escala não demonstra feições geomorfológicas detalhadas;
III – INCORRETO: Todo o município onde o aterro sanitário deverá ser representado para mostrar, com detalhamento, as feições geomorfológicas do terreno.
III - Para mostrar as feições geomorfológicas, em detalhe, é preciso um mapa de grande escala, que vai mapear pequenas porções espaciais.