Buscar

Controle humoral e renal da Pressão Arterial

Prévia do material em texto

Controle Humoral e Renal da Pressão Arterial
 
Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona
O fígado produz o polipeptídeo Angiotensinogênio que será degradado pela enzima Renina(produzida nos rins) em Angiotensina I. Essa, sofre ação da enzima ECA (Enzima Conversora de Angiotensina) produzida pelos vasos pulmonares, transformando-se em Angiotensina II que, por sua vez, estimula a produção de Aldosterona nas glândulas adrenais.
Quando há situação de queda da pressão arterial, os rins detectam e produzem Renina que estimula a produção de Angiotensina I e Angiotensina II.
A Aldosterona aumenta a reabsorção de sódio e água nos rins, reduzindo o volume de urina e consequentemente, aumentando a pressão arterial.
Angiotensina II
Realiza vasoconstrição (aumentando a pressão arterial) em vasos de músculo liso, reabsorção de sódio e água, ativação simpática, liberação de Aldosterona(reabsorção de sódio) e estímulo da sede (SNC).
Hormônio antidiurético(ADH) ou vasopressina
É produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Causa vasoconstrição. Reabsorve água, fazendo com que o organismo elimine menos água na urina pois essa irá se concentrar no meio extracelular e a pressão arterial irá aumentar.
Peptídeo Natriurético Atrial (PNA)
É sintetizado pelas células atriais (coração) e o estímulo responsável por liberá-lo decorre do estiramento atrial (expansão de volume). Suas funções são as de excreção renal de sódio e vasodilatação para redução da pressão arterial.
Óxido Nítrico (NO)
É produzido pelas células endoteliais e está envolvido no mecanismo de vasodilatação permitindo por exemplo, além do controle da pressão arterial a ereção peniana por meio da liberação da enzima eNOS(Enzima Óxidonítricosintase) que quebra L-arginina em NO para que através da redução de cálcio muscular ocorra vasodilatação nas células musculares (músculo liso).
Mecanismos de controle Renal da Pressão Arterial
Diurese por pressão: a redução da pressão arterial ocasiona menor volume de urina assim como o aumento da pressão arterial ocasiona maior volume de urina.
Natriurese por pressão: quanto maior a quantidade de sódio no organismo mais urina será eliminada devido a uma retenção de água maior e pressão arterial aumentada.