Buscar

Administrativo Prova

Prévia do material em texto

3.
A motivação constitucional para a explosão direta da atividade econômica pelo Estado escora-se:
4.
Em relação às agências reguladoras, assinale a assertiva correta:
5.
As agências executivas se inserem no contexto nacional a partir da inclusão do princípio da eficiência na Constituição Federal, em 1998. Nesse sentido
6.
O regime constitucional afeto aos serviços públicos hoje estabelecido constitucionalmente, pode-se afirmar que é um sentido
7.
Determinado município da federação pretende ampliar a malha de transporte público de passageiros, com o modal conhecido como BRT, mediante a delegação de novas linhas que serão instaladas em novas vias que precisam s edificadas. Devido as restrições orçamentárias, não poderá fazer todos os investimentos necessários. Nesse sentido, a medida adequada será a celebração de contrato de
8.De acordo com a metodologia prevista na Lei de Concessão de Serviços Públicos, pode-se afirmar que:
9.
A desapropriação indireta:
10.
O Município X pretende fazer uma reforma administrativa para cortar gastos. Com esse intuito, espera concentrar diversas secretarias estaduais em um mesmo prédio, mas não dispõe de um imóvel com a área necessária. Após várias reuniões com a equipe de governo, o governador decidiu desapropriar, por utilidade pública, um enorme terreno de propriedade do Município W para construir o edifício desejado. Sobre a questão apresentada, assinale a afirmativa correta.
11.
Consórcio BRT SA impetra mandado de segurança contra ato do Prefeito por entender que este, ao reduzir em 15% as tarifas do bilhete único por meio de um Decreto, teria violado o princípio do devido processo legal (já que praticara ato unilateral) bem como a legalidade por vício de incompetência, uma vez que, por força de lei, a competência para a prática do referido ato cabe a AGTRANS (autarquia criada por lei e dotada de autonomia administrativa e financeira). Requer, enfim, que se declare a nulidade do Decreto e que se restabeleça a tarifa anterior, que já era praticada há um ano.
O prefeito aduz, em suas informações, que as tarifas praticadas eram elevadas, além do que, sendo o Município o poder concedente, competiria ao Prefeito proceder ao reajuste.
Como deve ser julgada a segurança?
Nas razões de decidir enfoque o seguinte: 
a)	a competência para tal ato; 
b) limitação ao administrador quanto a alteração unilateral, conforme dispõe a Lei 8.987/95;
12.
Declarado determinado imóvel para fins de desapropriação e intimado o proprietário, logrou a Administração, utilizando-se do direito de penetração, o início de construção de via pública sobre o bem gravado (a qual, com o passar do tempo, passou a ser considerada uma via de trânsito intenso, essencial para o escoamento de veículos em direção ao centro da cidade).
Seguindo-se o curso processual regular judicial, foram apresentados o laudo de avaliação e o pedido de arbitramento de honorários do perito. O despacho não foi publicado. As partes quedaram-se inertes. Quarenta anos se passaram e a Administração entendeu por desistir daquele processo, argüindo, ainda, a prescrição aquisitiva em seu favor.
É de se prosperar a tese do expropriante? Por quê?

Continue navegando