Buscar

GRA0210 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2

Prévia do material em texto

GRA0210 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ATIVIDADE 2
· 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A evolução do espaço se faz pela inscrição da sociedade renovada na paisagem pre-existente. Ela se submete à "escravidão" das circunstâncias precedentes, assim como John Stuart Mill (A. Gerschenkron, 1952, p. 3) dissera em relação à História. O espaço não é um pano de fundo impassível e neutro. Assim, este não é apenas um reflexo da sociedade nem um lato social apenas, mas um condicionante condicionado, tal como as demais estruturas sociais. O espaço e uma estrutura social dotada de um dinamismo próprio e revestida de uma certa autonomia, na medida em que sua evolução se faz segundo leis que lhe são próprias. Existe uma dialética entre forma e conteúdo, que é responsável pela própria evolução do espaço.
SANTOS, Milton. O Espaço Geográfico Como Categoria Filosófica. 5º Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 1982. Terra Livre, 2015
 
O espaço geográfico se faz um objeto de pesquisa da Geografia. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
O espaço geográfico não é inerte, ele se dá em meio sua relação com aqueles que o habitam, sujeito a suas ações, mas não é neutro, tendo suas açõe independentes, sendo assim um espaço dinâmico.
	
	
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito à educação". No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes realidades:
●       mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não têm acesso ao ensino primário;
●       mais de 960 milhões de adultos – dois terços dos quais mulheres são analfabetos, e o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento;
●       mais de um terço dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso, às novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a perceber e a adaptar-se às mudanças sociais e culturais; e
●       mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais.
Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990)
O texto acima é um trecho da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, que foi feito na  Conferência Mundial pela Educação. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
A conferência foi convocada devido a situação educacional do mundo, nela foram definidos pontos para melhorar a educação básica, com foco no Ensino Fundamental, ampliando a oportunidade de aprendizagem para todas as pessoas.
	
	
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nas práticas escolares, a noção de cultura como hegemonia ideológica se explicita através de várias situações consideradas corriqueiras e até naturais. Se expressa no currículo formal da escola, como tal conhecimento é estruturado, nas rotinas e práticas entranhadas em diferentes relações sociais e “aponta para a noção de estruturas sociais como configurações naturais que encarnam e ao mesmo tempo sustentam formas de hegemonia ideológicas” (Giroux, 1986, p. 256-257).
CALLAI H.  A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino  Terra Livre São Paulo n. 16 p. 133-152 1o semestre/2001.
 
O currículo de Geografia vem sendo repensado desde que surgiu a lei de diretrizes e bases. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
O discurso hegemônico costuma ser reproduzido no currículo de Geografia, porém no Brasil desde a criação da Lei de Diretrizes e Bases o currículo de Geografia vem sendo pensado para transformar o olhar do aluno, tornando-o mais crítico e analítico em relação à seus problemas e conflitos sociais.
	
	
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional representa um marco na história recente da educação brasileira. A sua importância decorre não apenas do conteúdo do texto, mas advém, especialmente, do contexto em que foi elaborada. Conforme vem sendo amplamente discutido na literatura especializada, a construção dessa Lei traz a marca exemplar da participação cidadã de diferentes segmentos da sociedade civil organizada, na área de educação, destacadamente o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública na LDB.
PEREIRA, E. W. & TEIXEIRA, Z. A.Reexaminando a educação básica na LDB: o que permanece e o que muda. Em: Brzezinski, I. (Org) LDB dez anos depois: reinterpretações sob diversos olhares.(p. 99-129) São Paulo: Cortez. 2008.
 
A Lei de Diretrizes e Bases foi um marco na educação brasileira. A respeito de seus objetivos, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
A LDB buscou proporcionar que os alunos consigam desenvolver todas as suas potencialidades, dessa forma se auto realizando, e ao mesmo tempo se preparando para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania.
	
	
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma cena pode ser um lugar, mas a cena em si não é um lugar. Falta-lhe estabilidade: é da natureza de uma cena a propriedade de se alterar a partir de cada mudança de perspectiva. Uma cena é definida por sua perspectiva, enquanto que isso não é verdadeiro para o lugar: é da natureza do lugar que ele apareça como possuindo uma existência estável independente do indivíduo que o percebe." (TUAN, 1979,411).
HOLZER, Werther. O conceito de lugar na geografia cultural-humanista: uma contribuição para a geografia contemporânea. GEOgraphia -Ano V - No 10 - 2003  p. 121
 
O texto acima aborda a questão do lugar dentro da geografia. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
O lugar pode ser considerado um espaço onde se vive, mas um espaço com significado e estabilidade para ser percebido.
	
	
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre os avanços introduzidos pela Constituição de 1988, quanto à afirmação do direito à educação, destaca-se o da gratuidade do ensino e não apenas do ensino obrigatório, nos estabelecimentos oficiais, pela primeira vez afirmada nesta extensão na Carta Magna. Tendo reafirmado que a educação é direito de todos Art. 205, explicita o dever do Estado, no Art. 208, no qual são assegurados outros significativos progressos relativos ao direito à educação escolar.
Vinte anos da Constituição federal de 1988: avanços e desafios na educação brasileira p.26
O Brasil conseguiu avançar no campo da educação após a Constituição de 1988, porém problemas também estão sendo enfrentados, a respeito de tudo isso com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
A Constituição de 1988 permitiu avanços, aproximando da universalização da idade escolar no ensino fundamental, mas ainda existe uma taxa de analfabetismo considerável no país, junto com altos níveis de repetência e menos da metade das pessoas com idade escolar do Ensino Médio estão fazendo o curso.
	
	
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todavia, devemos ter presente que a técnica e a tecnologia, como produtos da ação humana devem ser pensadas no contexto das relações sociais e no âmbito de seu desenvolvimento histórico. Assim, na sociedade capitalista, a tecnologia exprime um tipo particular de conhecimento, cujas propriedades o tornam capaz, quando aplicado ao capital, de estabelecer um determinado ritmo à sua valorização.
SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. - REVISTA BIBLIOGRÁFICA DE GEOGRAFÍA Y CIENCIAS SOCIALES Universidad de Barcelona ISSN: 1138-9796. Depósito Legal: B. 21.742-98 Vol. VIII, n. 451, 15 de junio de 2003.
 
O texto acima aborda a questão da tecnologia em meio a sociedade que causa omeio técnico-científico-informacional. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
O meio técnico-científico-informacional é uma consequência dos avanços tecnológicos, que tornam o cotidiano mais acelerado o que causa modificações no espaço geográfico, além de excluir muitos grupos causando choques culturais.
	
	
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os séculos XV e XVI são marcados pelas grandes navegações portuguesas e espanholas. A maior preocupação no período foi com a espacialização, através do  desenvolvimento de técnicas cartográficas. Tal fato é explicado em virtude das necessidades de expansão impostas pelo capitalismo comercial. A escola de navegação de Sagres em Portugal, criada pelo infante D. Henrique, teria contribuído para o aprimoramento das técnicas de navegação e de cartografia. Até o século XVIII, se destacam os estudos sobre relatos de viagens, estudos dos fenômenos naturais e a elaboração de mapas.
COSTA, F.R. da; ROCHA, M.M. Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, Nº 02, 2º SEM/2010  27
 
Assim como entre os gregos e os romanos, a Geografia também foi utilizada de forma diferente no período medieval e no período moderno. Portanto, com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
A Geografia praticamente deixa de existir na Europa durante o período medieval, pois todos os fenômenos da natureza eram explicados pela visão religiosa, mas com as grandes navegações os estudos geográficos são retomados, principalmente na área da cartografia, resgatando a Geografia descritiva.d) No período medieval a Geografia foi equilibrada com a visão religiosa, tendo a segunda prevalecido em alguns aspectos, porém no período moderno com as grandes navegações alguns argumentos religiosos passaram a ser derrubados.
	
	
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O papel da Educação e, dentro dessa, o do ensino de Geografia é trazer à tona as condições necessárias para a evidenciação das contradições da sociedade a partir do espaço, para que no seu entendimento e esclarecimento possa surgir um inconformismo com o presente e, a partir daí, uma outra possibilidade para a condição da existência humana. (Straforini, 2004, p.56, grifo nosso)
STRAFORINI, R Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
 
O ensino de Geografia têm obtido novas significações com o advento da BNCC, dessa forma influenciando nos currículos. Com base no texto e no e-book da unidade, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
Com a BNCC, o ensino de Geografia deve buscar entender o mundo, compreendendo as relações entre os grupos sociais, compreendendo os eventos cotidianos e suas ações, assim como identificando, comparando e explicando a ação humana na natureza e na sociedade.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	A discussão da paisagem é um tema antigo na geografia. Desde o século XIX, a paisagem vem sendo discutida para se entenderem as relações sociais e naturais em um determinado espaço. Dentro da geografia, a interpretação do que é uma paisagem diverge dentro das múltiplas abordagens geográficas. Observa-se que existem certas tendências “nacionais” mostrando que o entendimento do conceito depende, em muito, das influências culturais e discursivas entre os geógrafos.
SCHIER, R. Trajetórias do Conceito de Paisagem na Geografia. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 7, dez. 2003.
 
A paisagem é um conceito amplo que pode ter diversas formas de ser entendido, mas de acordo com o texto e o e-book da unidade podemos dizer que:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
Paisagem pode ser entendida como a articulação entre construção da sociedade e da natureza, pois ao olhar uma paisagem é possível notar o processo histórico que se deu naquele local.

Continue navegando