Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Apols - Aspectos Socio-históricos da Educação Física

Pré-visualização | Página 1 de 5

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“O ensino dessas duas áreas [educação física e educação cívica] somava-se ao da educação moral, e todas se consolidaram como fundamentos básicos para a formação crianças e jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 118-119.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre o objetivo principal da Educação Física militarista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A preparação do corpo da mulher para trabalhos pesados.
	
	B
	A melhora da aptidão do homem para o trabalho operário em fábricas.
	
	C
	O treinamento esportivo para formação de atletas que representassem o país.
	
	D
	A construção de um corpo saudável e ágil que pudesse defender a pátria.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O ensino dessas duas áreas somava-se ao da educação moral, e todas se consolidaram como fundamentos básicos para a formação crianças e jovens. No caso da disciplina de Educação Física, esta deveria ser ministrada de acordo com as condições de cada gênero e ter como objetivo a preparação para esforços continuados e a construção de um corpo saudável, ágil e harmonioso, que pudesse defender a pátria a qualquer momento” (livro-base, p. 118-119).
	
	E
	O desenvolvimento de qualidades físicas para a carreira política.
Questão 2/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o trecho de texto:
“O habitus nobre [...] motivou a viagem de Coubertin para a Inglaterra para compreender o sistema educacional daquele país, sendo uma etapa de sua intenção de propor uma reforma educacional na França”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 62.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a participação do Barão de Coubertin na organização os Jogos Olímpicos na Era Moderna, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Defendia o equilíbrio entre corpo e a mente por meio da atividade física.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido como Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês que restabeleceu os Jogos Olímpicos na Era Moderna a fim de resgatar os aspectos pedagógicos desses jogos. Ele defendia que eventos grandiosos, capazes de reunir pessoas de várias nacionalidades, além de proporcionarem um equilíbrio entre corpo e mente por meio da atividade física, poderiam propagar a convivência leal e benéfica” (livro-base, p. 62).
	
	B
	Era contrário à participação de pessoas de diferentes países nas competições.
	
	C
	Foi o primeiro atleta a bater recordes na história dos Jogos Olímpicos.
	
	D
	Defendia que o evento fosse realizado sempre na mesma cidade.
	
	E
	Defendia a ideia das competições realizadas em pequenos eventos.
Questão 3/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Atente para a citação:
“Se os animais são capazes de brincar, é porque são alguma coisa mais do que simples seres mecânicos. Se brincamos e jogamos, e temos consciência disso, é porque somos mais do que simples seres racionais, pois o jogo é irracional [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 64.
Considerando a  citação e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a escolha do autor Johan Huizinga para o título da sua obra se chamar Homo Ludens, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Indica que todos os seres vivos se utilizam da ludicidade na vida.
	
	B
	Antes de o homem se tornar sábio, ele já apresentava comportamento lúdico.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Em síntese, a tese defendida por Huizinga [...] é a de que o homem, antes mesmo do desenvolvimento pleno de sua inteligência, já apresentava comportamentos motores que poderíamos considerar lúdicos” (livro-base, p. 64).
	
	C
	O homem é lúdico porque é um ser racional.
	
	D
	A ludicidade nos homens prejudica o desenvolvimento da sabedoria.
	
	E
	A brincadeira torna os movimentos mecânicos e automatizados.
Questão 4/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“A disciplina de História é uma das mais presentes nos cursos de graduação – e o curso de Educação física não é exceção à regra. Logicamente, existem motivos históricos para a valorização dessa disciplina na área em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 23.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre o entendimento de que o conceito de história é construído historicamente, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Significa que o conceito é o mesmo no decorrer do tempo.
	
	B
	Quer dizer que usamos o conceito da cultura greco-romana.
	
	C
	Mostra que o conceito muda seu significado no decorrer do tempo.
Você acertou!
Comentário: “É inevitável: o próprio conceito de história é construído historicamente. Ao afirmarmos isso, visamos antecipar que, atualmente, esse conceito não tem o mesmo significado que tinha no passado — e, provavelmente, o termo será ressignificado no futuro” (livro-base, p. 24).
	
	D
	Evidencia que história é a arte de narrar um feito passado.
	
	E
	Reforça que somente alguns fatos devem ser eternizados.
Questão 5/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia a citação:
“Os significados da História estão em constante mutação e é preciso que o professor leve a reflexão para a sala de aula, fornecendo instrumentos para que seus estudantes possam compreender a complexidade da História”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 27.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre a compreensão do conceito de história na atualidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É o mesmo utilizado pela cultura greco-romana, pois ele não muda.
	
	B
	Evidencia a importância de se experimentar a produção histórica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Enfim, mesmo com a ciência de que o conceito de história é sempre provisório, variando de acordo com a época ou mesmo com as convicções do historiador, o mais relevante neste ponto é saber que hoje sua definição transcende a ideia de simplesmente captar e reproduzir conhecimento. Com isso queremos dizer que, atualmente, experimentar a produção histórica, ou seja, o manuseio de fontes e a posterior interpretação destas, é tão importante quanto ler e estudar obras históricas” (livro-base, p. 27).
	
	C
	Segue reforçando que história é a leitura e estudo de obras históricas.
	
	D
	Está fechado e bem
Página12345