Buscar

Treinamento Coorporativo Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Treinamento Corporativo
Aluno (a): Rivanilde Ramos Santos
Data: 10/11/2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) O que é e como se constituiu o mercado ou economia do conhecimento?
O mercado do conhecimento pode ser entendido como o meio onde ocorrem os intercambios de saberes nas organizações, entre segmentos da cadeia produtiva e nos mercados em geral. Ele surgiu da percepção de que nos varios niveis de uma organização há individuos detentores de conhecimentos uteis e a dinamica desse mercado ocorre com base em quem sbe e no grau de utiliade desse saber dentro da organização.
2) Explique o que você compreendeu sobre as características que formam a organização do século XXI e cite as sete competências básicas do ambiente corporativo.
A chegada do seculo XXI foi marcada, entre outras coisas, pela velocidade das transfromações, pela bundancia de conhecimeno e pela rapidez emq eu esse conhecimenyo se torna obsoleto, sendo de fundamental importancia compreender o que é essencial, o que funciona, se reiventar e manter-se em constante evolução pessoal e profissional, inclusive no amboente corporativo que tem se tornado cada vez mais competitivo. É nesse ambiente que devem sem aplicadas as competencias basicas para uma melhor qualificaçao dos individuos, de mandiera que possam adquirir o conhecimento e transforma-lo em soluções dentro e fora da organização. As competencias basicas são: 1 – aprender a aprender; 2 – comunicação e colaboração; 3 – raciocinio criativo e resolução de problemas; 4 – conhecimento tecnologico; 5 – conhecimento de negocios globais; 6 – desenvolvimento de liberança e 7 – autogerenciamento da carreira.
3) Hoje, a Educação Corporativa, através das universidades, faculdades ou escolas com estruturas diversas, possuem objetivos e finalidades definidas. Explique.
A Educacção Corporativa busca o desenvolvimeno dos colaboradores, auxiliando-os a atuar de forma eficaz na instituição, eles são preparados para saber resolver conflitos e problemas que venham a surgir no ambiente corporativo. A Educação Corporativa visa gerar competencias, formas de pensar, atitudes e habilidades de compreender as necessidades e objetivo geral da organização. Investir em educacao corporativa foi a forma que as empresas encontraram para se manter competitivas, dando aso seus colaboradores meios para crescerem profissionalmente e, consequentemente, agregar valor a instituição.
4) Você percebeu a importância acerca dos princípios e práticas para o sucesso de um Sistema de Educação Corporativa. Explique.
A Educação Corporativa investe no colaborador com o intuito de obter os melhores resultados para a organização, o foco principal é a instituição. Para que a Educação Corporativa atinja seu objetivo alguns princípios e práticas devem ser levados em consideração: competitividade (alinhamento entre as estratégias educacionais e as do negócio), perpetuidade (cada colaborador deve disseminar o conhecimento adquirido), conectividade (deve-se ofertar o treinamento abrangendo público interno e externo, bem como estimular o compartilhamento do aprendizado e a troca de experiencias entre os participantes), disponibilidade (uso intenso das tecnologias disponíveis de forma a possibilitar a aprendizagem livre de horários e locais fixos), cidadania (construção do indivíduo como um ator social no ambiente da instituição e fora dela), parceria (envolver os líderes no processo e buscar parcerias com instituiçoes educacionais) e sustentabilidade (contribuir com os resultados da empresa agregando valor, mensurar e avaliar os resultados comparando com os objetivos da instituição). Esses são aspectos cruciais no êxito da Educação Corporativa. 
5) Imagine que Defina os objetivos dos termos: treinamento, desenvolvimento e educação, e o principal fator que os mesmos desenvolvem nas pessoas.
O treinamento tem por objetivo melhorar o desempenho do indivíduo - ele deve focar em uma tarefa específica de maneira a obter resultado no curto prazo. O fator a ser desenvolvido é o conhecimento; 
Já o desenvolvimento busca capacitar o profissional para assumir alguns desafios em sua carreira 
(posto de liderança), seu alcance é de médio prazo e o ponto a ser trabalhado é o 
desenvolvimento de habilidades ; e, 
A educação , por sua vez, que visa formar o indivíduo com habilidades para atuar no mundo e enfrentar os desafios da vida, sendo assim um objetivo de longo prazo e cuja finalidade é trabalhar a postura e a atitude do indivíduo. 
6) Quais os fundamentos norteadores para as práticas e estratégias pedagógicas educacionais na Educação Corporativa?
Deve haver uma comunicação constante, avaliação contínua, emprego de tecnologia, criação 
de parcerias com instituições de aprendizagem, desenvolvimento de produtos/serviços, sinergia 
entre as partes interessadas, organização, definição clara das fontes de receita, definição da visão/missão e um acompanhamento de controle. O apoio da alta diretoria, assim como dos 
gestores intermediários é de fundamental importância para o sucesso das ações que serão 
desenvolvidas.
Atividade de Pesquisa: Treinamento Corporativo

Continue navegando