Buscar

Prova_Substitutiva_-_PPGA

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Goiás
Disciplina: ICB0435 – Políticas Públicas e Gestão Ambiental
Profa. Ana Paula de Oliveira (apoliveira@ufg.br)
Prova Substitutiva
	NOME: MATRÍCULA:
Goiânia, 04 de novembro de 2021 
Instruções Gerais: A prova tem valor de 5,0 pontos (50% da nota final) e é INDIVIDUAL. Data limite para entrega: 10/11/2021. 
01. (1,0 pt) O ranking internacional Times Higher Education (THE) é a única tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Esse rank usa indicadores calibrados para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Para participar desse ranking, as instituições precisam enviar um grande conjunto de dados e evidências relativos ao 17 ODS (parcerias e meios de implementação), o que envolve mais de 250 indicadores. Além desses dados, a contribuição das universidades também é avaliada com base nos artigos científicos publicados e disponíveis em bases de dados bibliográficas internacionais, que são avaliados diretamente pela THE. O Latin America University Rankings 2021 inclui 177 instituições de 13 países. O Brasil é a nação mais representada, com 67 universidades, sendo que a USP e a Unicamp mais uma vez completam as primeiras colocações. Na pontuação geral, a USP atingiu 93,9 pontos de um total de 100. Em três critérios, a USP ficou entre as dez melhores instituições do mundo em relação às metas dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS): 3º lugar na erradicação à pobreza, 3º lugar em energia limpa e 10º lugar em vida terrestre (http://egida.usp.br/the-impact/). Avalie as ações da Universidade Federal de Goiás (UFG) no que se refere aos ODS e discuta o que seria necessário para que a instituição conseguisse melhores índices em relação ao pacto global para o desenvolvimento sustentável.
02. (1,0 pt) Atenta às mudanças nos padrões de consumo, a construtora Gafisa não perdeu tempo antes de investir em meio ambiente. Em 2007, a inauguração do Eldorado Business Tower lançou o quarto empreendimento no mundo que conseguiu a façanha de obter o selo Platinum do Leed. Localizado na capital paulista, o arranha-céu emprega tecnologias inteligentes que reduzem bruscamente o custo operacional, bem como o impacto ambiental provocado pela edificação. O saldo final agrada a todos: os gastos racionados com água e energia pesam menos no bolso dos condôminos e, ao mesmo tempo, agridem menos a natureza. Faça uma pesquisa na Internet sobre o Eldorado Business Tower e responda: quais as principais técnicas usadas pelo empreendimento para combinar redução de custos com proteção à natureza? 
03. (1,0 pt) Com a crescente discussão sobre sustentabilidade empresarial surgiu, em 1999, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Nova Iorque. O DJSI é um indicador de performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade em nível global, consolidado como um dos mais importantes índices mundiais de sustentabilidade. As companhias passam por rigoroso processo seletivo, que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, avaliação de governança corporativa, gestão de risco, mitigação da mudança climática e práticas trabalhistas. Em 2020, onze empresas brasileiras integraram as novas carteiras do Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Na seleção global estão os bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e sua holding Itaúsa, além da fabricante de papel e celulose Klabin, da varejista Renner e da companhia de energia Cemig. No índice de empresas de mercados emergentes estão Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Itaúsa, a fabricante de aviões Embraer, o laboratório Fleury, a empresa de cosméticos Natura e as fabricantes de papel e celulose Klabin e Suzano. Acesse o site de uma empresa brasileira integrante do DJSI e leia um dos seus relatórios de sustentabilidade e discorra sobre os principais aspectos do seu desempenho ambiental.
04. (1,0 pt) De acordo com a ONU, o nível de água potável está em queda em todo o planeta. Apenas 0,5% de toda a água do planeta pode ser usada para consumo humano e o recurso diminui um centímetro por ano. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirma que os danos causados pela degradação do meio ambiente fazem o nível da água potável disponível no planeta diminuir anualmente. O desenvolvimento da gestão de recursos hídricos no Brasil apresenta grandes desafios, que exigem um planejamento adequado das ações, de acordo com o princípio do desenvolvimento sustentável. Em relação à gestão dos problemas nacionais de recursos hídricos indicados no setor de desenvolvimento rural, apresente instrumentos econômicos/financeiros em vigência no Brasil e sugira estratégias para ampliar o uso e eficiência dos resultados destes instrumentos baseando-se em experiências internacionais.
05. (1,0 pt) A partir das ameaças ou impactos apresentados na tabela abaixo relativos ao diagnóstico ambiental de uma RPPN, sugira programas de manejo para solucionar os problemas.
3

Continue navegando