Buscar

PORTIFÓLIO LATIM I

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: LATIM I
PORTFÓLIO
ACADÊMICO: JOELMA SOUSA SILVA
INTRODUÇÃO
	
	O portfólio aborda a importância da disciplina Latim I em seu contexto sócio-histórico, fundamentada no uso da língua latina e suas origens nos dias atuais, propõe uma morfossintaxe latina e a relação das línguas latinas e portuguesas e traduções de diversos textos. Além disso os objetivos da disciplina dispõe o conhecimento da origem histórica do latim, compreender a origem das línguas românicas e os princípios teóricos estudados e diferentes atividades na vida prática.
	Apresenta em sua metodologia os conteúdos de aprendizagem da língua latina e sua formação histórica, sua origem e evolução, tratando também a morfologia nominal latina, a disciplina usa procedimentos de ensino e aprendizagem através de leitura e discursão de texto, aulas expositivas, tradução de texto de língua latina, debates, fichamentos, identificação das classes morfológicas, que compõem a estrutura verbal do enunciados, reflexões e resolução de atividades orientadas.
	Conforme seu plano de ensino, da disciplina Latim I apresenta os recursos didáticos, livros de iniciação ao latim, notebook, projetor de slide, texto complementares; a proposta de avaliação do discente é realizada através das atividades, mediante o desempenho do mesmo, na atividade escrita ao final do ciclo. Esta disciplina é coordenada pela professora Fernanda Martins Luz Barros e os professores tutores, Moises Coimbra e Edinilsa Próspero.
A RELEVÂNCIA DO LATIM E A IMPORTAÂNCIA DO CONHECIMENTO DAS RAIZES ETIMOLÓGICA
 
	
	A disciplina Latim I aborda o fundamento das línguas românicas e o uso da língua latina e sua origem nos dias atuais, difundiu-se ao longo de império, influenciando na construção e na estruturação da língua, dando origem o povo da região do antigo Lácio, que foram fatores decisivos para a predominância politica e cultural.
	Na decorrência do tempo a língua latina sofreu variações por diversos fatores em grandes períodos linguísticos, entre os séculos XI e VII/VI a. c. latim pré-histórico, nos séculos VI e IV a. c. latim proto-histórico, latim arcaico, falado entre os séculos III e I antes de a. c. foi o desenvolvimento da cultura helenística, o latim clássico, progride a partir da segunda metade do século I a. c. através da grande obra da prosa e poesia latina, e por diante o latim vulgar, falada pelo povo, cujas modificações foram influenciadas por diversos fatores, da qual fazem parte as inscrições familiares, e cristãs em preocupação literárias e o Appendix Probi, e o latim pós-clássico, presente nas literárias do século I ao V. A língua foi perdendo a pureza e a perfeição caracterizada no período prévio. 
	O latim mostra que através da língua se originou vários outros idiomas a qual ainda não é uma língua morta pois ainda é usada em textos religiosos e nomes científicos, e muito presente em expressões acadêmicas. A importância do latim hoje estende diferentes áreas do conhecimento, contendo uma rica literatura, que ao longo do tempo não diminuiu e continua sendo o idioma base, exercendo forte influência sobre diversas línguas, principalmente na língua portuguesa etimologicamente estimulou suas raízes e ampliou o vocabulário da ortografia.
	Logo a implantação do latim na Península Ibérica, constituiu o fator decisivo para a formação da língua portuguesa, ocorreu o declínio do Império Romano e várias consequências, havendo uma transformação no vocabulário, enriquecido em introduções de palavras originárias do germânico.
	Atualmente há uma rica literatura, que estende as diferentes áreas do conhecimento, pois o latim hoje seja uma língua morta ou uma língua que não possui falantes nativos, ainda é empregada a língua oficial da cidade do Vaticano. Muitos estudos são feitos em defesa da Língua Brasileira, visto que desde tempos expressa certa tendência evolutiva e distinta, apresentada por nossos colonizadores.
	No século XIX foi obrigatório o ensino da língua portuguesa, conforme o crescente fluxo migratório de grandes maças indígenas, o português falado no Brasil começa trilhar certa independência em relação a modalidade, porém segundo Marcos Bagno (2005) vai além, supondo não só a existência de uma Língua Brasileira independente, mas sim de vários Brasileiros distintos e aplicáveis à medida que se julga necessário pelo falante. 
	Ademais, o latim proporciona a percepção etimológica das raízes do português e de outras línguas, através da analise sintática e sua ampliação de vocabulário e o desenvolvimento das sociedades até os dias de hoje.
CONCLUSÃO
	O portfólio mostra a importância histórica e etimológica do latim, e sua principal contextualização através das línguas indo-europeias e suas origens nos dias atuais, além da morfossintática das línguas latina e portuguesa e o modo de elaboração das línguas de origem românicas.
	A importância do latim em termo de aprendizagem, estrutura o conhecimento da origem do latim e a difusão latina no mundo, e toda sua expansão literária, seus princípios teóricos e nas decisões de diferentes atividades na vida pratica. Ressalta os procedimentos de ensino e aprendizagem em sua morfologia, que compõem a estrutura verbal dos enunciados. Estudar latim é importante no desenvolvimento e facilita no aprendizado de todas as línguas, e aprendemos a conhecer as culturas.
	A disciplina latim, demostra em sua metodologia um conjunto de procedimentos na aprendizagem da língua, em diferentes áreas adquirindo conhecimentos que abrange a língua portuguesa, possibilitando métodos das estruturas linguísticas latinas, para desenvolver a sintática do português e reflexão importante da formação da língua.
	Coutinho (2006) assegura que não é fácil precisar todos os vocábulos originários das línguas que falaram na Península Ibérica antes dos romanos, contudo muitas delas trouxeram contribuições ao léxico de nossas palavras.
	Em suma, o latim é indispensável nos estudos de gramática da língua portuguesa, estabelece o significado das palavras em sua genealogia e terminologia, porém de fato é a língua matriz de todos os idiomas. 
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, N. M. Gramática Latina. São Paulo, Saraiva, 1981.
BERGE, D. et ali. Ars Latina Petrópolis, Vozes, 1993.
CARDOSO, Z. A. Iniciação ao Latim. São Paulo, Ática, 1989.
GARCIA, J. M. Introdução à teoria e prática do Latim. Brasília, Editora da UNB, 1993.
REZENDE, A. M. Latina essentia. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 1994.
RÓNAI, Paulo. Curso básico de Latim I: Grandus primus. 18 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
RÓNAI, Paulo, Curso básico de Latim II: Grandus secundus, 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. 7. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.

Continue navegando