Buscar

Sistemas de Gestão Integrados - Prova 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) salienta que as normas podem ser elaboradas em quatro níveis distintos, e Ambrozewicz (2003) estabelece mais dois níveis de normas na pirâmide da normalização. Respectivamente, quais as normas estão no topo e na base dessa pirâmide?
Normas internacionais e Normas nacionais.
Normas internacionais e Normas de associação.
Normas internacionais e Normas de empresa.
Normas internacionais e Normas individuais.
2 - Dentro dos diversos segmentos de auditoria existentes, um deles vem a ser o da Auditoria de Sistemas, que é o ramo da auditoria que revisa e avalia os controles internos dos sistemas de informação da empresa. Desse modo, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:
I – no tocante à eficiência, verifica-se a utilização de recursos de computação alocados aos sistemas. Esses recursos dizem respeito tanto ao uso de Sistemas (“Software”) e de Equipamentos (“Hardware”), quanto ao trabalho dos profissionais envolvidos, atentando, principalmente, para geração de resultados corretos, no tempo programado e pelo custo esperado.
II – a eficácia compreende a validação dos resultados gerados pelos sistemas, cujos produtos oferecidos deverão ter condições de atender adequadamente as necessidades de seus usuários.
III – a segurança física consiste em avaliar o nível de segurança e controle empregados com recursos tecnológicos nos processos de um determinado sistema de informação.
Todas as afirmativas são falsas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Somente afirmativa I é verdadeira.
Somente afirmativa III é falsa.
3 - Os Sistemas de Gestão Integrados (SGI) possibilitam agregar todos os processos e dados de uma empresa em um único sistema sendo uma forma eficiente para que as mesmas possam competir entre si. Em qual das décadas abaixo eles ganharam força com a chegada de softwares, os mais diversos e abrangentes, permitindo a sua utilização na maior parte das empresas?
De 1990.
De 2000.
De 1980.
De 1970.
4 - Falamos sobre oito princípios de gestão, sendo sete referenciados na NBR ISO 9000:2005 e um na ABNT NBR 16001:2004. Qual das opções abaixo representa este último?
Liderança.
Envolvimento de pessoas.
Foco no cliente.
Responsabilidade social.
5 - Analise as afirmativa abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, em seguida marque a sequência correta:
( ) Um Sistema Integrado de Gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser definido como uma ferramenta de tecnologia da informação concebida para integrar os processos empresariais.
( ) Apesar dos avanços tecnológicos, o ERP não permitem antecipar as vantagens competitivas oferecidas pelas novas estruturas que emergem no ambiente econômico atual.
( ) A pressão competitiva forçou as empresas a uma incessante busca da aumento de custos e aumento da eficiência.
V-F-F
F-F-F
F-V-F
V-F-V
6 - Sistema traz embutido noções de totalidade, interação e organização. Foram apresentados vários conceitos para sistema. Qual das opções abaixo não relaciona corretamente o seu autor?
Um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um dado resultado (Frosini e Carvalho, 1995).
Conceitua sistema como sendo um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada (Soler, 2002).
Define sistema como um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos (NBR ISO 9000:2005).
Define sistema como um conjunto de elementos com finalidades comuns que se relacionam entre si formando um todo dinâmico (Fundação Nacional da Qualidade).
7 - Qual o nome da atividade cuja função é garantir a organização das informações fazendo com que, todos os procedimentos criados por esta, estejam sendo postos em pratica de maneira correta?
Auditoria de sistemas.
Segurança Física e Lógica.
Constatação da Eficácia.
Verificação da Eficiência.
8 - Ao procedimento através do qual uma organização independente acreditada, também conhecida como Certificadora, executa uma Avaliação da Conformidade e reconhece a competência técnica a uma organização para executar atividades específicas de avaliação da conformidade e passar o respectivo certificado dá-se o nome de?
Normatização.
Normalização.
Acreditação.
Certificação.
9 - Apresentamos alguns benefícios dos sistemas integrados. Qual das opções abaixo quer dizer “tudo fica muito mais simples se os empregados envolvidos diretamente com a produção receberem um único documento orientando o modo correto de realização de seu trabalho e não um de qualidade, outro de meio ambiente, outro de saúde e segurança, etc”?
Redução de conflitos dos sistemas.
n.r.a. (nenhuma das respostas acima).
Redução da duplicidade e burocracia.
Abordagem holística para o gerenciamento dos riscos organizacionais.
10 - Em relação a auditora de sistemas de gestão é incorreto afirmar que:
Segundo Branco Filho (2008) na maioria das vezes, implantar um sistema de gestão implica mudanças de práticas internas, com maior ou menor impacto na gestão e operação.
A integração de sistemas de gestão tem que incentivar a realização de auditorias que não sejam combinadas, dessa forma a gestão deve ser diferenciada, com agenda diversas e auditores com múltiplas competências.
O maior desafio nem tanto está na implantação, mas sim na capacidade de perenizar o sistema de gestão, ou seja, o que e como fazer para manter as mudanças realizadas e a auditoria interna é uma das formas de realizar esses ciclos de perenização.
A norma ISO 9001, em sua primeira versão no ano de 1987 já incluía a realização de auditorias internas em seus requisitos, demonstrando sua importância na promoção e manutenção dos sistemas de gestão.

Continue navegando