Buscar

Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Intelectual e personalidades: representação social
Título: Representatividade Social
Os intelectuais, são aqueles que discutem e lutam pelo conhecimento da aprendizagem. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando. Uma das suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “ aproximar' dos objetos cognoscíveis. Ensinar exige essa rigorosidade, exige pesquisa e respeito aos saberes dos educandos.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Pesquisamos para conhecer o que ainda não conhecemos e comunicar e anunciar a novidade.
A organização escolar, seus objetivos de aprendizagem, e os pilares de avaliações são bases de discussão entre alunos e responsáveis, tornando a sala de aula um ambiente, para aprendizado entre professor e aluno.
“Quem ensina aprende, ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”. ( Paulo Freire ).
Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, Pedagogo e Pernambucano, um dos maiores teóricos mundiais.
Educação é algo muito sério. Paulo Freire, encarou o gravíssimo drama do analfabetismo. Hoje vivemos outros tipos de dramas.
Freire dizia: que a esperança é um ato revolucionário. E é notário que precisamos acreditar nisso.
Ele nos ensina principalmente, que devemos olhar para aqueles que tem mais dificuldade. Não com olhar de pena, mas com o amor que transforma.
Não podemos mudar nada sozinhos, mas podemos fazer alguma coisa. E sendo pela educação, começando pela educação já é o primeiro passo.
Entretanto, na região em que moro, não consegui conversar com nenhum intelectual ou pensador da área educacional, mas todas as crianças em fase de alfabetização são devidamente matriculadas, porém na adolescência acabam abandonando a escola, devido a realidade e condições que vivem e os cercam.
Portanto, aqui onde eu moro, tem o curso para as pessoas que são interessadas a retornarem os estudos a Educação de Jovens e Adultos ( EJA ). Uma grande oportunidade para aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, do 1° ao 5°ano. Modalidade especialmente voltada para atender às necessidades de Jovens acima de 15 anos e adultos que não concluíram os estudos no tempo certo.
É a partir dessas oportunidades, que se faz uma formação contínua de formar cidadãos intelectuais e conscientes.
Aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos é a base.

Continue navegando