Buscar

CASO CONCRETO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WEB AULA 4
 
Caso 1
Agora, leia o texto da Constituição de 1824, que poderá ser encontrado no endereço virtual http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao24.htm,  e responda às seguintes questões:
Segundo o art. 10 da Constituição de 1824, quais os poderes consagrados pela nossa primeira Carta?
Poder Legislativo, Poder Moderador, Poder Executivo, e Poder Judicial
Continue sua pesquisa no texto da Constituição, mais precisamente nos artigos 98 e seguintes, e responda: o que era o Poder Moderador neste contexto, quem o exercia e, finalmente,  o que significava? 
PODER MODERADOR( É que cuidava da manutenção da independência, equilíbrio e harmonia outros poderes políticos.( poder legislativo, poder executivo, e o poder judicial). Era exercido pelo Imperador.
Analisando o texto acima, e considerando o teor da fala do ex-presidente do Senado, é possível concluir que o problema da concentração de poderes nas mãos dos governantes ainda persiste no Brasil, explicitando uma velha tradição de centralismo do poder na figura do governante?
Ainda sim existe mas não como na constituição de 1824, mas podemos notar que o papel do poder moderador agora se incorpora ao poder executivo, pois a CF/88 da plenos poderes a este que podemos notar uma paridade com o poder moderador do passado.
 
Questão objetiva
A Constituição de 1824, em seu art. 179, tratou do tema tortura pelo poder público. Faça uma pesquisa no site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm, procure o citado art. 179 e, após ler seus incisos, analise as seguintes assertivas: 
I.    A tortura sempre foi permitida no Brasil;
II.     A Constituição de 1824, de influência Iluminista, vedava, em tese, a prática da tortura;
III.   A Constituição de 1824, tal como a Constituição de 1988, veda a prática da tortura, porém, neste aspecto, as Cartas brasileiras não possuem, ainda, a eficácia objetivada pelo texto;
IV.    O Brasil já superou o problema da violência e hoje é uma dos mais igualitários países do  mundo.
 
Estão corretas, as seguintes assertivas:
a) I e II;
b) II e III; 
c) III e IV;
d) I e IV.

Outros materiais