Buscar

TEXTO BASE - PARKOUR 6 ANO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas corporais de aventura urbanas
O espaço urbano mudou e, assim, modificou a forma como o indivíduo lida com ele. Nesse contexto, a prática corporal também se adapta às condições desses locais, e algumas modalidades de esportes dão novo significado às ruas, praças, parques e ginásios esportivos das cidades.
As práticas corporais de aventura urbana atuam no contexto do ambiente escolar e do seu entorno, com o objetivo de identificar, explorar e avaliar os locais disponíveis na comunidade para a realização de diferentes práticas corporais, respeitando o patrimônio público e minimizando os impactos da degradação ambiental.
Ao traçar relações com meio ambiente, os alunos têm a oportunidade de refletir e analisar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente em paisagens urbanas e o quanto isso afeta a comunidade.
As práticas corporais de aventura urbanas têm como um de seus objetivos a ocupação dos espaços públicos, dando-lhes novos usos e novas possibilidades de interação social. Diante disso, é muito importante trabalhar o respeito ao patrimônio, buscando o cuidado, o zelo e as formas de melhoria. Juntamente com os alunos, identifique, explore e avalie os locais disponíveis na escola e na comunidade para a realização de diferentes práticas corporais de aventura urbanas.
Primeiramente, organize uma roda de conversa e dialogue com a turma a respeito do que conhecem sobre práticas corporais de aventura urbanas. Antes de levantar os conhecimentos prévios dos alunos, explore com eles alguns dos esportes considerados de aventura urbana: skate, parkour, base jumping, slackline, patins, escalada indoor, etc.
Pergunte de quais práticas corporais de aventura urbanas eles já tiveram a oportunidade de praticar ou assistir e se conhecem as regras. Informe-os que todos vão conhecer nas próximas aulas um esporte diferente, o parkour. Verifique se alguém já conhece essa prática, se já tiveram a oportunidade de praticar, quais são as regras e se acham ser possível realizá-la na escola.
Parkour
Criado na década de 1990, o parkour ou le parkour é uma modalidade de esporte urbano. A palavra origina-se do francês, que significa “o percurso”, que é a prática de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, usando técnicas para saltar os obstáculos como rampas, escadas, muros, corrimãos, calçadas, árvores ou qualquer lugar onde se possa escalar e explorar apenas os recursos do corpo de forma ágil.
Nesta atividade é possível desenvolver tanto capacidades físicas, como força, equilíbrio e resistência, quanto capacidades mentais, entre elas a determinação, concentração e autonomia. O circuito de parkour tem o objetivo de difundir a modalidade para o público, apresentando suas principais técnicas para iniciantes. 
O Parkour trabalha com a ideia de que nenhum obstáculo deve impossibilitar o praticante de continuar seu percurso. Força, resistência, agilidade, precisão, noção espacial, equilíbrio, tempo de reação e criatividade são algumas habilidades desenvolvidas. Trata-se de uma atividade que explora todo o potencial físico e mental de quem pratica e, por isso, há necessidade de desenvolver o corpo, que é a única ferramenta usada, evitando possíveis danos físicos.
Seja você um traceur iniciante ou aspirante, veja como se preparar para a prática do Parkour. O Parkour, mesmo sendo uma atividade que envolve todo o corpo, não traz consigo o desenvolvimento rápido que um treino físico específico traz. Existem várias formas de trabalhar adicionalmente os músculos e conjuntos do corpo.
O aquecimento é um procedimento importante antes da prática de toda atividade física. Um bom aquecimento é essencial para toda e qualquer rotina de exercícios, porque esquenta o corpo, prevenindo lesões e torções.
Após o treino, alongar-se é um componente absolutamente vital, que não deve ser negligenciado, pois relaxa os músculos, os tendões, os ligamentos e ajuda na respiração. É um momento para acalmar a mente e centrar a consciência, deixando de lado todo o stress.
Movimentos básicos
Os movimentos do Parkour não podem ser feitos de qualquer maneira. Entender a mecânica dos movimentos básicos é essencial para acertar a execução da técnica e ações que são pré-requisitos para aprender movimentos mais complexos.
Gather step
O que é? Movimento em que se adquire impulso por meio de um passo largo e um passo curto.
Como fazer? Comece com a perna oposta à sua perna dominante. Dê uma passada larga com a perna oposta. Termine com um passo curto, tomando impulso para cima com sua perna dominante.
Precision jump
O que é? Salto estático de um ponto para outro.
Como fazer? Após o impulso inicial, eleve seus joelhos à altura do peito. Aterrise com os pés sobre uma borda ou um lugar pequeno.
Landing
O que é? Amortecimento suave após um salto. Evita lesões articulares.
Como fazer? Ao saltar, olhe para o ponto onde irá aterrissar. Ao tocar o chão, a separação das pernas deve ser do comprimento dos ombros.
Pouse na ponta dos pés. Logo que seus pés fizerem contato com o chão, dobre os joelhos em um ângulo maior ou igual a 90 graus. Apoie as mãos no chão.
Roll
O que é? Rolamento evasivo a fim de amortecer ou criar embalo após a aterrissagem.
Como fazer? Após a aterrissagem, apoie as mãos juntas para o lado onde você executará o rolamento.
Coloque o antebraço no chão e empurre-o com as pernas, impulsionando as costas até que elas toquem o chão. Não deixe os ombros baterem no chão.
Climb up
O que é? Subida usando os braços e chutando a parede.
Como fazer? Apoie uma das pernas dobrada em contato com a parede e pegue impulso para cima.
Segure a borda do muro com as duas mãos. Empurre o corpo para cima com a perna oposta. Traga a parede para perto do peito, puxando os cotovelos para fora. Em seguida, empurre a parede para baixo. Apoie uma das pernas na parede e chute a outra para trás, para poder subir.
Safety vault
O que é? Sobrepor um obstáculo usando os membros superiores com o apoio do pé.
Como fazer? Apoie a mão aberta no obstáculo. Em seguida, apoie-se na perna oposta a essa mão. Atravesse com a outra perna, puxando-a para além do obstáculo.
Lazy vault
O que é? Sobrepor um obstáculo usando os membros superiores.
Como fazer? Apoie a mão aberta no obstáculo. Coloque para frente a perna mais próxima a ele e mantenha para trás a perna de fora.
Chute para cima com a perna de dentro; ela levantará você para cima do obstáculo.
Quando isso acontecer, pule com a perna de fora.
Cat leap
O que é? Movimento para se pendurar em um obstáculo.
Como fazer? Salte em direção ao obstáculo. Mova as mãos para frente do corpo. Erga os joelhos enquanto estiver no ar. Agarre a borda do obstáculo com as duas mãos e apoie os pés nele.
Para muitos, o parkour pode não parecer uma disciplina séria de condicionamento físico. No entanto, essa prática pode ser tão benéfica quanto outras, como ioga e caratê. Parkour é mais do que apenas saltar e fazer cambalhotas. A definição básica é passar do ponto A para o ponto B da maneira mais eficiente e rápida possível. Isso envolve disciplina física e mental. Muitas pessoas que realizam essa prática urbana frequentemente fazem isso para melhorar sua saúde. Outras, adotam-na para melhorar sua confiança para superar obstáculos dentro e fora do treinamento.
No Brasil, a modalidade ficou conhecida por volta de 2004, quando os praticantes foram se adaptando ao estilo e formando grupos que a cada dia, naturalmente, recrutava mais adeptos à modalidade, praticada em parques, praças e locais que tenham muros, corrimãos, escadas e muitos obstáculos.

Mais conteúdos dessa disciplina