Buscar

Avaliação On-Line 2 ( AOL 2) - Organização, Sistemas e Métodos - Osm - D 20212

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
1- Segundo argumentos no conteúdo, pode-se deduzir que o século 21 trouxe vida para as organizações, transformando-as em organismos vivos (FGV, 2019, p.1). A partir dessa premissa Silva, Santos e Konrad (2016), definem que um sistema organizacional é composto, impreterivelmente, de duas particularidades fundamentais. Assim, uma das particularidades está melhor definida como sendo: 
RESPOSTA: B - O propósito ou objetivo, e a totalidade ou globalidade;
2- o pensamento sistêmico que alicerça as leis universais dos sistemas foi reformulado ao longo dos anos. Assim, parece legítimo criar uma teoria, não de sistemas de tipo mais ou menos especial, mas de princípios universais que se aplicam a sistemas em geral, onde a HOMEOSTASIA: 
RESPOSTA: C - É a tendência do sistema em manter seu equilíbrio interno, apesar das perturbações ambientais;
3 - Por definição, os sistemas são compostos de conjuntos de partes ou elementos, interdependentes, que juntos constituem em um todo complexo, unitário e organizado, com a finalidade de atingir um objetivo, anteriormente determinado. Essa abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, está bem definida nos tratados sobre gestão de organizações, encontrando-se: 
RESPOSTA: A - No entendimento conceitual sobre a administração que representa um estado de uma arte;
4 - A hierarquia, geralmente, é utilizada para fazer uma análise entre seus elementos criando, assim, contextos visuais de composição. Usando a hierarquia, podemos observar como os componentes interagem, obtendo dados e as informações com objetivo de garantir que essas informações sejam: 
RESPOSTA: A - Utilizadas e digeridas para criação de ações planejadas.
5- O grau de complexidade de integração dos elementos componentes do processo de transformação de um sistema decorre ________________________. Em geral, uma hierarquia simplesmente refere-se a um sistema que está estruturada em camadas ou níveis que têm ________________. Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima. 
RESPOSTA: E - Da complexidade e da dinâmica de funcionamento dos subsistemas que o integram; relações assimétricas;
6 - A estrutura de um sistema pode ser dividida em outros sistemas que delimitando-o como subsistemas tendo sua própria funcionalidade. Um sistema pode ser uma junção de diversos subsistemas, formando um:
RESPOSTA: C - Sistema completo, interativo e dinâmico;
7 - O pensamento analítico e o pensamento sistêmico, como estruturas intelectuais genéricas, fornecem as concepções profundas “acerca de como alguém pode começar a entender o mundo e comunicar este conhecimento a outros seres humanos. Portanto, constituem o substrato sobre o qual são constituídas epistemologias ou linguagens que: 
RESPOSTA: B - Subscrevem as várias versões teóricas e metodológicas utilizadas na prática da ciência analítica e ciência sistêmica.
8 - De acordo com o texto, a lógica aplica-se à análise de vários sistemas ao mesmo tempo, nos quais as partes são os diversos sistemas e o todo é a união dos sistemas, e que diversos pensadores sistêmicos deram sua contribuição para a criação e aperfeiçoamento da administração por meio do pensamento sistêmico. 
I. Max Wertheimer. 
II. Norbert Wiener.
III. Edgar Morin.
( ) Cibernética..
( ) Gestáltica
( ) Totalidade.
Dessa forma faça a correção entre os pensadores e suas obras, marcando a alternativa correta.
RESPOSTA: E - II, I e III
9 - No ponto de vista de Tarachucky (2017), as dificuldades das organizações sociais somente poderão ser compreendidas baseando-se nessa condição complexa, correlacionado a parte como o todo. Nesse momento, é que se interfere a ideia de _______________, isto é, _______________ relaciona-se com o a repetição, sendo definitivamente decisivo para idealizar a complexidade da relação entre as partes e o todo. 
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima.
RESPOSTA: A - Recursão organizacional; o princípio de recursão;
10 - Diversos pesquisadores teóricos dos sistemas buscavam determinar uma teoria geral dos sistemas que conseguisse esclarecer todos os sistemas em todos os campos da ciência e estabelecesse uma regra geral ou lei universais. Dentre eles, podemos destacar:
RESPOSTA: C - Karl Ludwig von Bertalanffy;

Outros materiais