Buscar

segundo exercicio - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO de CIÊNCIAS da SAÚDE (CCS)/ INSTITUTO de CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICB)
PROGRAMA de BIOLOGIA CELULAR e do DESENVOLVIMENTO
DSICIPLINA: EMBRIOLOGIA / Profa. Responsável: Maria do Carmo 
NOME: Julyane de Oliveira Sobrinho DRE: 111311156
SEGUNDO EXERCÍCIO: EM__________DE ___________2011
LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS ABAIXO
“Letícia tem 28 anos, está casada há dois anos. O casal deseja ter filhos e portanto, procuraram orientação médica sobre quais os exames que deveriam realizar, para ver se tem condições para programação de uma gravidez. 
O casal também adotou outra atitude, não iriam utilizar qualquer Método de Contracepção.
Pelo exame de Ultrassonografia Transvaginal, foi observado, no Ovário Direito de Letícia, micropolicistos. E Letícia informou que o seu intervalo de tempo entre uma menstruação e outra é de 23 dias.”
“Neide e Joaquim formam um casal que desejam muito ter um bebê, portanto, procuraram então orientação médica sobre quais os exames que deveriam realizar, para ver se tem condições para programação de uma gravidez. 
O casal informou que utiliza a Camisa de Vênus como método preventivo e de contracepção.
Pelo exame de Ultrassonografia Transvaginal, foi observado no Ovário Direito de Neide, um grande cisto vesiculoso. Sendo indagada sobre a regularidade de seus períodos menstruais, Neide afirmou que são muito irregulares, sendo o intervalo de tempo entre a vinda da menstruação de 45 dias ou até de 60 dias, o que muitas vezes ela confundiu com estando grávida”.
Responda:
Quais os exames que são pedidos aos casais que desejam ter filhos?
Qual a diferença entre Micropolicisto e Cisto Vesiculoso?
Como você explica a irregularidade dos intervalos para a menstruação na segunda paciente, a Neide?
Qual das duas pacientes: Leticia ou Neide, tem a possibilidade de estar fazendo uma esterilidade temporária (Infertilidade)? Explique baseando-se nos níveis hormonais e no período do Ciclo Ovariano.
RESPOSTAS
 O médico solicita à mulher que deseja engravidar uma ultrassonografia transvaginal e exames de dosagens hormonais, envolvendo dosagem de LH, FSH, Estradiol e Testosterona.
O ovário micropolicístico é uma condição clínica caracterizada pelo acúmulo de pequenos (micro) e numerosos (poli) cistos ou cavidades na região periférica dos ovários, perceptível no exame ultrassonográfico. 
Em muitos casos, o ovário micropolicístico está associado a uma disfunção na produção dos hormônios sexuais, associado a alterações no ciclo menstrual e na fertilidade feminina. 
Já o cisto vesiculoso é um cisto único que seria como um apêndice do ovário, estando ligado a parede ovariana por um canal.
Como Neide apresenta um cisto do tipo vesiculoso, e cistos em geral podem ser patológicos ou apenas fisiológicos que desaparecem com o tempo ou por meio de tratamentos. Geralmente eles se apresentam sem sinais, mas podem apresentar sintomas, e dentre eles a irregularidade do ciclo menstrual. O que explica o fato de Neide não ter ciclos regulares.
Letícia, pois como apresenta ovários micropolicísticos e tal fato se deve a um estímulo aumentado do ovário por um hormônio da hipófise, o LH, e uma das consequências dessa síndrome é a diminuição da fertilidade devido à dificuldade de ovulação. Entre as mulheres que apresentam os sintomas da síndrome de ovário policístico, apenas 25% engravidam espontaneamente. Mas o tratamento para induzir à ovulação é simples, regulando a produção hormonal e a ovulação; portanto, na maioria das vezes, a infertilidade é facilmente revertida.

Continue navegando