Logo Passei Direto
Buscar

História e Conceitos da Geografia

User badge image
Gabriel Vytor

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos, ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas, esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e cavernas).
II- Os povos primitivos viviam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na dialética. Trata-se de uma revolução que procura romper, de um lado, com a geografia tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos debates entre geógrafos marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço reaparece como conceito-chave. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado os conceitos de paisagem e região.
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço como objeto de estudo, deixando, em segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa.
IV- O desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande parte, à intensificação das contradições sociais e espaciais tanto nos países centrais como periféricos.
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
A Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
B Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
C Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas.

Na visão de Karl Ritter, a Geografia é o estudo dos lugares, a busca pela individualidade destes e, assim, deveria estudar os arranjos individuais, bem como compará-los. Cada arranjo abarcaria um conjunto de elementos, representando uma totalidade, em que o ser humano seria o principal elemento. Ao preparar uma aula de Geografia tendo o ser humano como o centro do espaço geográfico estudado, o professor estará usando um dos princípios geográficos promovidos por Karl Ritter.
Pensando no princípio de que o humano é, de certa forma, articulador e organizador do espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O professor tenta por argumentos em uma aula expositiva, possibilitar o entendimento dos alunos, comentando que as catástrofes naturais são inevitáveis e assim solicita que façam uma pesquisa tendo como temática: Catástrofes e o determinismo da natureza.
b) Na prova confeccionada de geografia, o professor elabora dez questões, tendo como base o Determinismo Geográfico.
c) Para enriquecer suas aulas, o professor solicita que os alunos confeccionem e exponham cartazes referente às diversas paisagens naturais brasileiras.
d) Ao promover um debate no 5º ano do Ensino Fundamental, o professor, enquanto mediador do ensino e aprendizagem desenvolvida em sala de aula, solicita que os alunos em grupos de estudo deverão buscar argumentos na seguinte afirmativa: "O espaço no qual o homem está inserido sofre constantes mudanças, pois a evolução do ser humano se reflete no ambiente em que ele se encontra porque este modifica ou mantém as características presentes no local em que está."

As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
( ) Aziz Ab’Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria.
( ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
( ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
( ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.

O período da Idade Média foi marcado pelas grandes e numerosas viagens realizadas principalmente pelos italianos. Isso se confirma nos séculos XV e XVI porque vários deles realizaram viagens a serviço dos reis da Espanha e Portugal, que demonstra que tinham conhecimento sobre determinadas áreas exploradas anteriormente por eles. Com relação a estas viagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os italianos não se limitaram a fazer suas explorações no Mediterrâneo, na Ásia Central e Oriental, ampliaram suas navegações pelo Atlântico.
( ) Os italianos sabiam da existência do grande império mongol e se aventuraram sob a cobiça do comércio e também como enviados do Papa no intuito de converter os soberanos do Oriente.
( ) A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas, tornando-se, ao lado de Portugal e Bélgica, uma grande potência. Os portugueses navegaram para as Índias, contornando a África. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Holanda, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste.
( ) O comerciante veneziano Marco Polo, acompanhado de seu pai, viajou até a China, colocando-se à disposição do soberano mongol. Neste Império, Marco Polo desempenhou um cargo importante, era responsável pela administração de várias províncias e também executava missões de alta confiança.

O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos, ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas, esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e cavernas).
II- Os povos primitivos viviam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na dialética. Trata-se de uma revolução que procura romper, de um lado, com a geografia tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos debates entre geógrafos marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço reaparece como conceito-chave. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado os conceitos de paisagem e região.
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço como objeto de estudo, deixando, em segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa.
IV- O desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande parte, à intensificação das contradições sociais e espaciais tanto nos países centrais como periféricos.
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
A Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
B Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
C Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas.

Na visão de Karl Ritter, a Geografia é o estudo dos lugares, a busca pela individualidade destes e, assim, deveria estudar os arranjos individuais, bem como compará-los. Cada arranjo abarcaria um conjunto de elementos, representando uma totalidade, em que o ser humano seria o principal elemento. Ao preparar uma aula de Geografia tendo o ser humano como o centro do espaço geográfico estudado, o professor estará usando um dos princípios geográficos promovidos por Karl Ritter.
Pensando no princípio de que o humano é, de certa forma, articulador e organizador do espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O professor tenta por argumentos em uma aula expositiva, possibilitar o entendimento dos alunos, comentando que as catástrofes naturais são inevitáveis e assim solicita que façam uma pesquisa tendo como temática: Catástrofes e o determinismo da natureza.
b) Na prova confeccionada de geografia, o professor elabora dez questões, tendo como base o Determinismo Geográfico.
c) Para enriquecer suas aulas, o professor solicita que os alunos confeccionem e exponham cartazes referente às diversas paisagens naturais brasileiras.
d) Ao promover um debate no 5º ano do Ensino Fundamental, o professor, enquanto mediador do ensino e aprendizagem desenvolvida em sala de aula, solicita que os alunos em grupos de estudo deverão buscar argumentos na seguinte afirmativa: "O espaço no qual o homem está inserido sofre constantes mudanças, pois a evolução do ser humano se reflete no ambiente em que ele se encontra porque este modifica ou mantém as características presentes no local em que está."

As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
( ) Aziz Ab’Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria.
( ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
( ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
( ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate epistemológico.

O período da Idade Média foi marcado pelas grandes e numerosas viagens realizadas principalmente pelos italianos. Isso se confirma nos séculos XV e XVI porque vários deles realizaram viagens a serviço dos reis da Espanha e Portugal, que demonstra que tinham conhecimento sobre determinadas áreas exploradas anteriormente por eles. Com relação a estas viagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os italianos não se limitaram a fazer suas explorações no Mediterrâneo, na Ásia Central e Oriental, ampliaram suas navegações pelo Atlântico.
( ) Os italianos sabiam da existência do grande império mongol e se aventuraram sob a cobiça do comércio e também como enviados do Papa no intuito de converter os soberanos do Oriente.
( ) A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas, tornando-se, ao lado de Portugal e Bélgica, uma grande potência. Os portugueses navegaram para as Índias, contornando a África. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Holanda, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste.
( ) O comerciante veneziano Marco Polo, acompanhado de seu pai, viajou até a China, colocando-se à disposição do soberano mongol. Neste Império, Marco Polo desempenhou um cargo importante, era responsável pela administração de várias províncias e também executava missões de alta confiança.

O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos,
ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas,
esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que
possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o
conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do
conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e
cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e
cavernas).
II- Os povos primitivos viviam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o
que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e
no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
A década de 1970 viu o surgimento da geografia crítica fundada no materialismo histórico e na dialética. Trata-se de uma
revolução que procura romper, de um lado, com a geografia tradicional e, de outro, com a geografia teorético-quantitativa. Intensos
debates entre geógrafos marxistas e não marxistas ocorrem a partir daquela década. No âmbito dos debates, o espaço reaparece como
conceito-chave. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O espaço se constituiu como um conceito-chave na geografia tradicional, que deixou de lado os conceitos de paisagem e região. 
II- O método regional não se preocupava com a diferenciação das áreas, valorizava o espaço como objeto de estudo, deixando, em
segundo plano, o método.
III- Lugar e território são conceitos fundamentais na geografia positivista teorético-quantitativa. 
IV- O desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da teoria marxista deve-se, em grande parte, à intensificação das contradições
sociais e espaciais tanto nos países centrais como periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: Geografia: Conceitos e Temas. 6. ed. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
A Somente a sentença IV está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela
civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos
aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a
interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir
passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale a alternativa
CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final
do século XV e início do XVI:
A Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
B Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando
antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas,
1
2
3
C litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
D Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as
viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
A Geografia Crítica pode ser caracterizada pela conscientização e/ou preocupação por parte de alguns geógrafos com a
existência de problemas graves na sociedade em que viviam e passaram a buscar e compreender a raiz destes problemas sociais.
Assim, os geógrafos críticos analisam as injustiças sociais e os bloqueios do desenvolvimento social na sua profundidade. Com
relação a uma proposta geográfica crítica nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que represente a reflexão em torno de
temas, assuntos que promovem a criticidade e a busca de soluções para os problemas enfrentados pela humanidade, analise as
sentenças a seguir:
I- O número de pessoas que passam fome em todo mundo passou de 1 bilhão em 2015 Este grande número de pessoas sofrendo deste
fenômeno social estava relacionado à crise do petróleo, que foi a principal responsável pelo aumento desse índice.
II- O Brasil cumpriu todas as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no
programa de combate à fome no país. De acordo com o documento "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo" (SOFI), o país
possuía no ano 2000, no início do século XXI, 11,2% de sua população subnutrida. No ano 2015, mudou completamente o quadro: o
percentual caiu para um índice inferior a 5% da população total, mostrando a redução da fome no país nos últimos 15 anos.
III- O crescimento dos centros urbanos muitas vezes não ocorre de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os
habita. Alguns desses problemas são de grandeza socioambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais.
IV- Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o
mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa.
70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de
conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a
dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se,
porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade,
analise as seguintes afirmativas:
I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da
geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os
espaços. 
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de
estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X
geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos
geográficos.
Agora, assinalea alternativa CORRETA:
FONTE: MÜLLER, Rosimar Bizello. Metodologia e conteúdos básicos da geografia. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.
Na visão de Karl Ritter, a Geografia é o estudo dos lugares, a busca pela individualidade destes e, assim, deveria estudar os
arranjos individuais, bem como compará-los. Cada arranjo abarcaria um conjunto de elementos, representando uma totalidade, em
4
5
6
que o ser humano seria o principal elemento. Ao preparar uma aula de Geografia tendo o ser humano como o centro do espaço
geográfico estudado, o professor estará usando um dos princípios geográficos promovidos por Karl Ritter. Pensando no princípio de
que o humano é, de certa forma, articulador e organizador do espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA:
A Para enriquecer suas aulas, o professor solicita que os alunos confeccionem e exponham cartazes referente às diversas paisagens
naturais brasileiras.
B O professor tenta por argumentos em uma aula expositiva, possibilitar o entendimento dos alunos, comentando que as catástrofes
naturais são inevitáveis e assim solicita que façam uma pesquisa tendo como temática: Catástrofes e o determinismo da natureza.
C Na prova confeccionada de geografia, o professor elabora dez questões, tendo como base o Determinismo Geográfico.
D
Ao promover um debate no 5º ano do Ensino Fundamental, o professor, enquanto mediador do ensino e aprendizagem desenvolvida
em sala de aula, solicita que os alunos em grupos de estudo deverão buscar argumentos na seguinte afirmativa: "O espaço no qual o
homem está inserido sofre constantes mudanças, pois a evolução do ser humano se reflete no ambiente em que ele se encontra porque
este modifica ou mantém as características presentes no local em que está."
A cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e
da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem
como no seu emprego pelo homem. Assim, a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica. (CASTROGIOVANNI, 2000). A
partir desta citação do professor Antonio Carlos Castrogiovanni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O estudo e a confecção dos mapas e seus similares é a mesma coisa que geografia.
( ) A cartografia é uma ciência, a qual auxilia a geografia, na representação dos espaços.
( ) A cartografia e a geografia são ciências que se complementam mutuamente.
( ) A cartografia e a geografia não se complementam, nem dialogam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In: CASTROGIOVANNI, A. C (Org.).
Ensino da Geografia: práticas e textualizações do cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
A F - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - F.
As primeiras classificações do relevo brasileiro foram feitas em meados do século XIX, a partir de observações, relatos de
viagens e observações da superfície na perspectiva horizontal e oblíqua. No entanto, estas classificações eram confusas e sem
definições concretas. A partir do final da década de 1940, as classificações do relevo se tornaram mais consistentes, dependo da
época e tecnologias disponíveis. Com relação à contribuição dos ilustres geógrafos brasileiros para os estudos do relevo do Brasil e
dos aspectos socioeconômicos e ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Azevedo classificou o relevo em planaltos e planícies, de acordo com as altitudes, e teve boa aceitação, por ser simples. As
planícies correspondiam a áreas planas de até 200 metros de altitude.
( ) Aziz Ab’Saber apresentou uma classificação do relevo brasileiro, considerando as altitudes, tal qual Aroldo de Azevedo, e os
processos geológicos, já utilizou as primeiras técnicas da aerofotogrametria. 
( ) Jurandyr Ross subdividiu o relevo brasileiro em 28 unidades de relevo, apoiado em estudos do Projeto Radambrasil, com
levantamentos aerofotogramétricos e de satélites. Esta classificação é a mais utilizada atualmente.
( ) As pesquisas de Aziz Ab'Saber e as de Milton Santos eram convergentes para as questões ambientais. Obra "Por uma outra
Globalização" é um exemplo de publicação de Milton Santos na qual o geógrafo discute as catástrofes ambientais.
( ) Milton Santos preocupou-se com a questão metodológica da Geografia, construindo conceitos e aprofundando o debate
epistemológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F - V.
B F - V - V - F - F.
C V - V - V - F - V.
D F - V - F - V - V.
7
8
O período da Idade Média foi marcado pelas grandes e numerosas viagens realizadas principalmente pelos italianos. Isso se
confirma nos séculos XV e XVI porque vários deles realizaram viagens a serviço dos reis da Espanha e Portugal, que demonstra que
tinham conhecimento sobre determinadas áreas exploradas anteriormente por eles. Com relação a estas viagens, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os italianos não se limitaram a fazer suas explorações no Mediterrâneo, na Ásia Central e Oriental, ampliaram suas navegações
pelo Atlântico. 
( ) Os italianos sabiam da existência do grande império mongol e se aventuraram sob a cobiça do comércio e também como
enviados do Papa no intuito de converter os soberanos do Oriente.
( ) A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas, tornando-se, ao lado de Portugal e Bélgica, uma grande potência. Os
portugueses navegaram para as Índias, contornando a África. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Holanda, pretendia
chegar às Índias, navegando na direção oeste.
( ) O comerciante veneziano Marco Polo, acompanhado de seu pai, viajou até a China, colocando-se à disposição do soberano
mongol. Neste Império, Marco Polo desempenhou um cargo importante, era responsável pela administração de várias províncias e
também executava missões de alta confiança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - F.
O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou
através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes
sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais
com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais
identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu
domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de
abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.
9
10

Mais conteúdos dessa disciplina