Buscar

Avaliação II Individual Disciplina Projeto Orientado a Objetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
16/
1
1/2021 13:29
)
Avaliação II - Individual 
Disciplina: Projeto Orientado a Objetos 
1As métricas de software surgiram para tentar sanar muitos dos problemas existentes no desenvolvimento de software, relacionados com prazo, custo e qualidade. Neste contexto, a definição de indicadores de medição é importante para realizar análise da qualidade e produtividade do processo de desenvolvimento de software. Além disso, existem muitos motivos para aplicar métricas de software em um projeto. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta motivos para aplicação de métricas de software em um projeto:
A
Permitir a análise da produtividade e qualidade do trabalho no desenvolvimento de software, garantindo que o projeto não sofra atrasos ou seu custo seja maior que o orçado.
B
Permitir a análise da qualidade e produtividade de uma métrica utilizada em um projeto, definindo se esta é eficiente o suficiente para sua utilização em todos os projetos da organização.
C
Possuem um único objetivo: a análise do esforço realizado para que uma determinada tarefa seja desenvolvida.
D
Permitir a qualidade de um produto de software e avaliar a produtividade e qualidade de novos métodos e ferramentas para o desenvolvimento de software.
2Métricas de software auxiliam a equipe de gestão de projetos a mensurar custos e prazos, porém existem vários tipos de métricas que surgiram para este fim, cada uma com seu método de mensuração. Assinale a alternativa CORRETA que descreve a métrica de software chamada COCOMO:
A
É uma das técnicas de mensuração de custos e prazos mais utilizadas na gestão de projetos e sua unidade de medida são os dados e as transações que o sistema realiza.
B
É uma métrica de mensuração de custos e prazos que se baseia nos operadores lógicos e operandos (variáveis e constantes) utilizados no código-fonte.
C
É uma métrica de mensuração de custos e prazos que se baseia na representação de programas por grafos dirigidos, sendo o fluxo de controle.
D
É uma técnica de mensuração de custos e prazos que utiliza como unidade de medida o cálculo do número de linhas de código-fonte do programa que será entregue ao cliente.
3O desenvolvimento de software até a década de 90, quando a Engenharia de Software começou a apresentar mecanismos para a melhoria dos processos de software, possuía muitos problemas relacionados a prazos e custos, além da qualidade do produto final. Com a dificuldade de gerenciar um projeto de software, problema existente em empresas pequenas, médias e de grande porte, houve a necessidade de desenvolver meios para melhorar a assertividade de prazos, assim como a redução de custos. Neste sentido surgem as métricas de software, sendo muitas delas utilizáveis em contextos distintos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que descreve as tendências das métricas de software:
A
Processo de desenvolvimento de software: houve o surgimento do ciclo de vida de software, dividindo-o em fases.
B
Estimativa de custo de um projeto de software foca nas informações faltantes durante a fase de desenvolvimento.
C
Garantia de qualidade de software foca no trabalho e tempo gasto para desenvolver um software.
D
Medida de complexidade de um código mais fácil de utilizar, calculado através de cálculos manuais.
4O processo de medição de software pode fazer parte do controle de qualidade, no qual cada componente pode ser analisado e os diferentes resultados da medição podem ser comparados entre si. Além disso, o processo de medição permite avaliar a capacidade cognitiva, estrutural e funcional de um projeto de software. Existem vários tipos de métricas, cada um com sua particularidade e com específico contexto de aplicação. Referente à métrica de software e análise de pontos por função, analise as seguintes sentenças:
I- Medir a quantidade de métodos de uma classe é um dos benefícios da técnica de análise de pontos por função.
II- Apoiar análises da qualidade e produtividade é um dos benefícios da técnica de análise de pontos por função.
III- A contagem do número de linhas do código-fonte de um programa é a característica da análise de pontos por função.
IV- Os dados e as transações do sistema são a unidade de medida para a técnica de análise de pontos por função.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
5Um projeto de software deve ser bem controlado e documentado, o qual pode ser realizado através de medidas, o que auxilia no desenvolvimento de cronogramas e custos. Estes métodos de medição são conhecidos por métricas de software, sendo considerada uma tarefa árdua durante o projeto. A medição de software não pode ser desenvolvida sem a ajuda de tecnologia ou alguma metodologia, devido ao imenso trabalho e complexidade que necessita para seu sucesso. Referente à métrica de software, assinale a alternativa CORRETA:
A
Métricas de software são frameworks de IDEs de desenvolvimento que facilitam o desenvolvimento de cronogramas para dimensionar projetos.
B
As métricas de software servem para determinar o tipo de programação a ser utilizada: estruturada ou orientada a objetos.
C
As métricas de software são métodos da Engenharia de Software que servem para determinar o tamanho de projetos.
D
As métricas de software servem para auxiliar a equipe de desenvolvimento de software a produzir o produto final com melhor qualidade, evitando redundância de código-fonte e sua ilegibilidade.
6A definição de indicadores para a medição é importante para avaliar a qualidade e a produtividade do trabalho de desenvolvimento de um software. Além disso, deve-se adotar uma métrica que se encaixe no projeto, e não ajustar o projeto para que suporte a métrica a ser utilizada. As métricas devem ser bem documentadas, assim como facilmente calculadas, entendidas, testadas, para obter-se um resultado estatístico. Referente à métrica de software, assinale a alternativa CORRETA:
A
As métricas devem ser restritas ao setor de TI das empresas.
B
Uma boa prática é utilizar as métricas de software para encontrar as pessoas que atrasam o projeto, através da análise de sua produtividade.
C
No GQM são descritos a identificação dos interessados da medição, os objetivos organizacionais, assim como as tarefas que serão medidas.
D
Quando finalizada uma medição, o processo está concluído, e não se repete.
7Uma das métricas de projeto é a medição por falta de coesão (LCOM), que mede as diferenças de métodos em uma classe pelos atributos ou pelas variáveis de instância. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta melhor a medição por falta de coesão (LCOM):
A
Esta métrica conta os métodos e somam-se as suas complexidades ciclomáticas.
B
Esta métrica é definida pelo número de diferentes métodos dentro de uma classe que referenciam a mesma variável de instância.
C
Esta métrica é o número de métodos distintos chamados em resposta a uma mensagem de um objeto.
D
Esta métrica está diretamente ligada à árvore de herança, em que o número de filhos indicam a influência da classe no projeto.
8Uma métrica de software pode ser descrita como qualquer tipo de medição que se relaciona a um sistema de software, isto é, a seu processo ou documentação, para melhorar os prazos, os custos e a sua qualidade. Métrica de software possui como finalidade a especificação dos meios de coleta de dados para avaliação e desempenho para o desenvolvimento de um software. Neste sentido, os dados coletados referem-se a resultados quantitativos, apresentando indicadores do desempenho, produtividade, custo ou prazo. Neste contexto, a medição deveria ser aplicada em todas as fases de um projeto de software, porém isso não é tão comum. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos motivos para utilizar uma métrica de software é indicar a qualidade de um produto.
(    ) Um dos motivos para utilizar uma métrica de software é justificar os pedidos de novas ferramentasou treinamento adicional para a equipe de desenvolvimento.
(    ) Um dos motivos para a utilização de várias métricas de software é permitir a análise da métrica mais eficiente, para seleção desta para utilização em todos os projetos da organização.
(    ) Um dos motivos para utilização de métricas de software é avaliar os benefícios de novos métodos e ferramentas da Engenharia de Software para melhorar produtividade e qualidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - F - F.
D
F - V - V - V.
9Para uma utilização eficaz de métricas de software, é preciso, antes de aplicá-las, planejar, organizar e identificar os pontos principais do contexto.  Sendo assim, deve-se definir um padrão, isto é, selecionar as métricas a serem realizadas, quais componentes a serem avaliados, quais características dos componentes devem ser analisadas e adquirir as ferramentas necessárias para as medições. Neste contexto, para colocar em prática um programa de medição, existem algumas características que devem ser levadas em consideração. Referente a estas características, analise as seguintes sentenças:
I- O cenário de desenvolvimento de software deve ser ajustado conforme o conjunto de métricas adotado para o suporte.
II- A utilização de métricas de software serve também para encontrar os responsáveis pelo atraso de cronogramas.
III- A definição de métricas de software deve ser em conjunto, isto é, por uma equipe, e não por uma única pessoa.
IV- As medições devem ser documentadas e os resultados extraídos devem ser compartilhados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
10
É um padrão de projeto que notifica automaticamente todas as dependências quando o objeto mudar de estado.
A
Observer
B
Framework
C
Mestre / Escravo
D
Memento
 (
1
/4
)

Outros materiais