Buscar

Prova Processo Coletivo NP1 NP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique a diferença entre os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos a partir dos titulares dos direitos, dos seus objetos e das suas origens. Cite uma exemplo de cada.
Obs.: Em caso de copia literal da internet a nota da questão será zerada.
Direitos Difusos, seu grupo é Indeterminável, o objeto é Indivisível e sua origem é da Situação de Fato, exemplos: a proteção da comunidade indígena, da criança e do adolescente, das pessoas portadoras de deficiência entre outros. Os Direitos Coletivos, seu grupo é Determinavel, seu objeto é Indivisível e sua origem se dá da Relação Juridíca, exemplo: serviços públicos essenciais, como de telefonia, de abastecimento de água e de energia elétrica entre outros. Já os Direitos Individuais Homogêneos seu grupo é Determinável, seu Objeto é Divisivel e sua origem é comum, exemplo: o reajuste de mensalidades de academias de ginásticas, oriundas de contratos por adesão entre outros.
 Os direitos coletivos e difusos, embora definidos separadamente pelo CDC, têm em comum
sua transindividualidade e indivisibilidade. Pertencem ao grupo e não podem ser exercidos e defendidos senão pelo grupo ou
em seu benefício.
(1 Ponto)
6.A associação “Amigos da Natureza”, constituída há 2 anos, com a finalidade institucional de proteger o meio ambiente, tem interesse na propositura de uma ação civil pública, a fim de que determinado agente causador de dano ambiental seja impedido de continuar a praticar o ilícito.
Procurado pela associação, você, na qualidade de advogado, daria a orientação de
(0.5 Pontos)
não propor uma ação civil pública, visto que as associações não têm legitimidade para manejar tal instrumento, sem prejuízo de que outros legitimados, como o Ministério Público, o façam.
que a associação tem iniciativa subsidiária, de modo que só pode propor a ação civil pública após demonstração de inércia do Ministério Público.
propor uma ação civil pública, já que a associação está constituída há pelo menos 1 ano e tem, entre seus fins institucionais, a defesa do meio ambiente.
apenas propor a ação civil pública quando a associação estiver constituída há pelo menos 3 anos.
7.Determinada associação, legalmente constituída há três anos, ingressa com medida judicial buscando a defesa coletiva dos interesses de seus associados no tocante à infração na relação de consumo pelo fornecedor T, pessoa jurídica de direito privado. A partir do fato narrado acima, assinale a afirmativa correta. 
(0.5 Pontos)
A associação somente teria legitimidade para propor a ação coletiva se houvesse sido constituída há mais de cinco anos.
A propositura da ação coletiva não impede a que qualquer interessado ingresse com nova ação judicial apontando o mesmo réu, causa de pedir e pedido.
A associação necessita de autorização assemblear para ajuizar a demanda, mesmo que inclua entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos do consumidor.
As ações individuais apontando o mesmo réu, causa de pedir e pedido, ajuizadas depois da demanda coletiva, importarão em litispendência merecendo os processos ser extintos.
8.O CDC autoriza que ação civil coletiva de responsabilidade por danos individuais sofridos — defesa de interesses individuais homogêneos — seja proposta
(0.5 Pontos)
pelo PROCON, sendo imprescindível a atuação do Ministério Público.
pelos indivíduos que tenham sofrido os danos, caso em que se dispensa a atuação do Ministério Público.
pelas vítimas da relação de consumo, sendo imprescindível a atuação do Ministério Público.
por associações legalmente constituídas, caso em que se dispensa a atuação do Ministério Público.
9.Nas ações coletivas, o efeito da coisa julgada material será: 
(0.5 Pontos)
Tratando-se de direitos individuais homogêneos, julgados improcedentes, o consumidor, que não tiver conhecimento da ação, não poderá intentar ação individual.
Tratando-se de direitos coletivos, no caso de improcedência do pedido de nulidade de cláusula contratual, o efeito é ultra partes e impede a propositura de ação individual.
Tratando-se de direitos difusos, no caso de improcedência por insuficiência de provas, não faz coisa julgada material, podendo, qualquer legitimado, intentar nova ação com os mesmos fundamentos, valendo-se de novas provas.
Tratando-se de direitos individuais homogêneos, efeito erga omnes, se procedente, mas só aproveita aquele que se habilitou até o trânsito em julgado.
10.Numa ação coletiva lato sensu, onde se discutia a enganosidade de uma publicidade, o Juiz julgou a ação totalmente procedente. Essa transitou em julgado. Assim, é correto afirmar que a decisão
(0.5 Pontos)
conterá efeitos erga omnes, por ter analisado direitos coletivos stricto senso.
não forma coisa julgada, tendo em vista ser derivada de ação coletiva.
terá efeitos erga omnes, por se tratar de interesses difusos.
surtirá efeitos ultra partes, por dizer respeito a direitos individuais homogêneos.
11.Analise os itens a seguir:
I - Em caso de desistência infundada ou abandono da ação coletiva de defesa do consumidor por associação legitimada, somente o Ministério Público assumirá a titularidade ativa.
II - Há previsão expressa no microssistema da tutela coletiva para a assunção da condução do processo, tanto na fase do conhecimento, quanto na fase de cumprimento de sentença.
III - A legitimação extraordinária é de aplicação exclusiva do processo coletivo.
Assinale a alternativa correta, abaixo:
(0.5 Pontos)
o item I é verdadeiro;
os itens I e II são verdadeiros;
o Item II é verdadeiro;
todos os itens são falsos;
12.O Ministério Público ajuizou ação coletiva em face de Vaquinha Laticínios, em função do descumprimento de normas para o transporte de alimentos lácteos.
A sentença condenou a ré ao pagamento de indenização a ser revertida em favor de um fundo específico, bem como a indenizar os consumidores genericamente considerados, além de determinar a publicação da parte dispositiva da sentença em jornais de grande circulação, a fim de que os consumidores tomassem ciência do ato judicial.
João, leitor de um dos jornais, procurou você como advogado(a) para saber de seus direitos, uma vez que era consumidor daqueles produtos.
Nesse caso, à luz do Código do Consumidor, trata-se de hipótese
(0.5 Pontos)
de interesse difuso; por esse motivo, as indenizações pelos prejuízos individuais de João perderão preferência no concurso de crédito frente às condenações decorrentes das ações civis públicas derivadas do mesmo evento danoso.
de interesses individuais homogêneos; nesses casos, tem-se, por inviável, a liquidação e execução individual, devendo João aguardar que o Ministério Público, autor da ação, receba a verba indenizatória genérica para, então, habilitar-se como interessado junto ao referido órgão.
de interesses individuais homogêneos; João pode, em legitimidade originária ou por seus sucessores, por meio de processo de liquidação, provar a existência do seu dano pessoal e do nexo causal, a fim de quantificá-lo e promover a execução.
de interesses coletivos; em razão disso, João poderá liquidar e executar a sentença individualmente, mas o mesmo direito não poderia ser exercido por seus sucessores, sendo inviável a sucessão processual na hipótese.
13.A ação popular:
Leitura Avançada
(0.5 Pontos)
pode ser ajuizada por cidadão, mesmo que menor de 18 anos, mas com no mínimo 16 anos, para impugnar ato ilegal ou imoral, se esgotados todos os meios impugnativos anteriores.
pode ser ajuizada por cidadão para impugnar ato lesivo ao patrimônio público, seja no aspecto legal ou moral.
é viável para invalidar lei em tese, mesmo se tratando de norma geral abstrata, desde que ilegal e afrontosa ao patrimônio público.
exige, antes de seu ajuizamento, o esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão ao ato ilegal e lesivo ao patrimônio público.
Obrigado!
Prova recebida pelo sistema.
Em breve divulgaremos o resultado.
Obrigado.

Outros materiais