Buscar

exercicio de reposição respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões
1. O quadro clínico da toxoplasmose humana varia muito de acordo com a idade, status imunológico do hospedeiro e as características genéticas do parasito. Analise as assertivas abaixo. 
1.A infecção por T. gondii em pacientes imunocomprometidos é extremamente grave se não for tratada. O quadro clínico de encefalite aguda pode se manifestar com alterações das funções cerebrais, tais como letargia, alucinações, perda de memória e coma. 
2- A maioria dos casos de toxoplasmose adquirida é assintomática; os casos sintomáticos mais frequentes apresentam adenopatia, febre, fadiga, mialgia, cefaleia e anorexia. 
3- Lesões oculares com edema da retina, alterações vasculares da coroide, neurite óptica e inflamação ao redor de áreas necrosadas podem estar presentes em quadros de toxoplasmose ocular. 
4- A toxoplasmose congênita pode se manifestar com o nascimento, ou alguns dias, semanas ou meses depois. Os principais sintomas são retinocoroidite, perturbações neurológicas, calcificações cerebrais, hidrocefalia e microcefalia. 
O correto está em 
A) 1 e 2, apenas. 
B) 2 e 3, apenas. 
C) 1, 3 e 4, apenas. 
D) 1, 2, 3 e 4.
2) A doença de Chagas ou tripanossomíase americana é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma doença tropical negligenciada. É causada por um protozoário parasita Trypanosoma cruzi e foi descrita em 1909 pelo cientista brasileiro Carlos Chagas. Sobre essa doença é possível afirmar: 
1- durante a fase crônica, devido à baixa parasitemia, a presença de anticorpos IgG contra antígenos de T. cruzi necessitam ser detectados pelo menos por dois dos seguintes métodos sorológicos: ensaio imunoenzimático, imunofluorescência indireta ou hemaglutinação indireta. 
2- benzonidazol, nirfutimox e sulfadiazina são as drogas de escolha, com comprovada eficácia, para tratamento da doença. 
3- a forma digestiva é a mais séria e frequente manifestação da doença de Chagas crônica e se desenvolve em 20 a 30% de indivíduos chagásicos. 
4- a reativação da doença pode ocorrer em pacientes cronicamente infectados, que se tornem 
imunocomprometidos, como por exemplo, em uma co-infecção com vírus da Síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) ou em tratamento com drogas imunossupressoras. 
O correto está em 
A) 1, 2 e 3, apenas. 
B) 2, 3 e 4, apenas. 
C) 1 e 4, apenas 
D) 1, 2, 3 e 4
3) A amebíase é uma doença de distribuição cosmopolita causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. 
Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo. 
1- A amebíase intestinal pode manifestar-se por colites disentéricas ou não disentéricas, sendo a primeira conhecida por colite amebiana, que apresenta diarreia com evacuações mucossanguinolentas. 
2- Entre pacientes sintomáticos, 2% a 10% evoluem para forma invasiva extraintestinal, com formação de abscessos, principalmente no fígado. 
3- A pesquisa de coproantígenos e a reação em cadeia da polimerase (PCR) são utilizadas para diferenciação de Entamoeba histolytica de Entamoeba dispar. 
4- A presença de hemácias no citoplasma do trofozoíta é uma característica importante de diagnóstico da E. histolytica. 
O correto está em 
A) 1, 2 e 3, apenas. 
B) 2, 3 e 4, apenas. 
C) 1 e 4, apenas. 
D) 1, 2, 3 e 4.
4) Na microbiologia, a malária humana é uma das poucas nosologias em que se faz diagnóstico de espécie pela utilização da microscopia óptica comum. Que formas parasitárias são encontradas em sangue periférico da malária não complicada pelo P. falciparum? 
A) Trofozoítos + merozoítos. 
B) Trofozoítos + esquizontes. 
C) Esquizontes + gametócitos. 
D) Trofozoítos + gametócitos.
5) Mansonella ozzardi é um Onchocercídeo de ocorrência comum no Caribe e nas Américas Central e do Sul, que pertence à mesma Família de parasitos dos gêneros Wuchereria, Brugia e Onchocerca. Sobre as características do seu ciclo biológico é correto afirmar 
A) em regiões endêmicas, é comum encontrar macacos, equinos e roedores silvestres como reservatórios. 
B) em países africanos, causa uma patologia chamada “cegueira dos rios”. 
C) suas larvas são embainhadas, similares às dos demais filarídeos, quando observadas em gota espessa. 
D) Culicoides e Simulium atuam como hospedeiros intermediários.
6) Em relação à teníase e cisticercose, responda:
a) Quais as formas der transmissão da teníase e cisticercose? A transmissão se dá através de contato com fezes de animais e humanos contaminados pelos ovos da Taenia ou a ingestão de carnes, hortifrútis e água contaminada pela falta de lavagem e tratamento adequados, assim como preparo na hora de cozinhar. 
b) Cite 2 medidas profiláticas para essas doenças. Para a cisticercose, as medidas básicas sempre higienizar as mãos e lavar muito bem frutas e verduras antes do consumo. Já quando se contraiu a doença, o tratamento é a base de remédios como o praziquantel assim como remédios anticonvulsivantes, e em casos mais graves é feito cirurgia para remover as larvas; Para a teníase o tratamento é medicamentoso, com o uso de vermífugos e para evitar a doença, saber as procedências da carne que está se alimentando, principalmente a de porco. 
c) Quais os métodos de diagnóstico laboratorial para a teníase? A mais conhecida forma de diagnostico da teníase é na coleta de fezes, pois os ovos são eliminados pela região anal. Através do microscópio é feito uma diferenciação morfológica desses ovos para diferencia-los de outros parasitas. Em casos onde o diagnostico é de neurocisticercose, o exame é feito estudos sorológicos no líquido cefalorraquiano.

Continue navegando