Buscar

PROVA MATEMATICA PASSEI DIRETO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO OFICIAL DE MATEMÁTICA
 
	Aluno (a): 
	Nº
	Professor (a): 
	Série/Turma: 
	Data: ____/ ____/ 2021
	Valor: 
	Média:
	Nota:
	INSTRUÇÕES:
- Use caneta azul ou preta.
- Rasuras e uso do corretivo não serão permitidos. 
- Atenção! Será descontado 0,1 a cada 02 erros de ortografia e de acentuação (Língua Portuguesa).
- 0,1 a cada 04 erros de ortografia (demais disciplinas).
	Assinatura Pais/Responsável:
 
A foto dos cálculos das questões está nas últimas páginas.
1 – Responda você a pergunta do professor, justificando o porquê. (1,0)
2 – Considere a expressão: , os radicais não são semelhantes, mas podem tornarem-se, portanto simplifique e reduza os radicais. (1,0)
3 – No triângulo apresentado a seguir estão assinaladas as medidas dos lados em unidades de comprimento. Fazendo, no final, determine o perímetro desse triângulo. (1,0)
 
4 – Resolva as operações com radicais que estão abaixo e a seguir enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. (é fundamental que primeiro você resolva e anote os cálculos e só a seguir enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª). (1,5)
( 1 ) 
( 2 ) 
( 3) 
(4 ) 
( 5 ) (
( 6 ) 
( ) 
( ) 
( )
( )
( ) 
( ) 45
5 – Racionalize os denominadores (Racionalização de denominadores é a técnica utilizada quando uma fração tem um número irracional no denominador e se deseja encontrar uma segunda fração equivalente à primeira fração, mas que não tenha um número irracional em seu denominador). (1,0)
a) = 
b) 
c) 
6 – Os quadriláteros ABCD e EFGH abaixo são semelhantes. Nessas condições, determine: (2,0)
a) A razão de semelhança de ABCD e EFGH.
b) As medidas de x, y e z.
 7 - Para responder esta questão, Paulo precisa saber a que distância da praia está a boia. Ele faz então,
O seguinte:
 Finca verticalmente uma estaca de um metro de altura bem na beirada da água, em A; depois, coloca-se a certa distância atrás da estaca, no ponto B, de onde ele pode alinhar o olho, em O, com a extremidade da estaca, em S, e com a boia, em B.
Paulo mede a distância AP e obtém 30 m. Ele avalia a altura em que seu olho está em relação à superfície da água: ela é 1,6 m.
 Agora é só você calcular a distância BA para conhecer a distância da boia em relação à praia.
 Usando o esquema seguinte, calcule essa distância. (1,5)
 
8 - Os lados AB, AC e BC do triângulo ABC medem, respectivamente, 9 cm, 11 cm e 15 cm. O triângulo MNP, semelhante ao triângulo ABC, tem 105 cm de perímetro. Desenhe as figuras e determine as medidas dos lados do triângulo MNP. (lembrete: A razão de semelhança entre os lados é a mesma do perímetro). (1,0)
9. – Marque verdadeiro (V) ou falso (F), corrigindo as questões falsas. (1,0)
a) ( ) Todos os retângulos são semelhantes entre si.
b( ) Todos os polígonos regulares são semelhantes entre si.
_____________________________________________________________________________________
c) ( ) Para ampliarmos uma foto é preciso que apenas os comprimentos sejam proporcionais, respeitando a razão de semelhança.
____________________________________________________________________________________
d) ( ) Dois triângulos que possuem 2 ângulos correspondentes congruentes podem ser considerados semelhantes.
e) ( ) Se duas figuras possuem a razão de semelhança dos lados igual a então podemos dizer que a razão de semelhança do perímetro e da área é a mesma.
10 - Resolva e marque a alternativa correta. (1,0)
Quando se passa pela Avenida Américo Buaiz, na cidade de Vitória, no ES, é possível observar um monumento constituído por dois obeliscos em granito verde, denominado monumento ao Imigrante Italiano. O símbolo destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural. Com o intuito de descobrir a altura deste monumento, foi fixada no chão, ao lado do monumento, uma vara de bambu de 5 metros de altura cuja sombra estava medindo 6 m ao mesmo tempo percebeu-se que a sombra do monumento era de 36 m comprimento. Com base nesses dados, podemos afirmar que dentre os valores abaixo a altura do monumento é :
 a) 90 m 
 b) 48 m 
 c) 45 m 
 d) 72 m 
 e) 60m
“A vida nos oferece a todo momento possibilidades de crescimento, não podemos nos abater pelas dificuldades, elas fazem parte do trabalho diário, o que fazemos com as dificuldades e a forma com que as levamos é o que pode mudar todo o resultado que virá.”
 Desejo à vocês, de todo coração, excelente avaliação!”

Continue navegando