Buscar

Xenofobia e preconceito / Formação cultural e diversidade cultural - Forum ava1 -Filosofia UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Xenofobia e preconceito / Formação cultural e diversidade cultural 
“O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.” 
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/xenofobia-na-europa.htm (Links para um site externo.) 
Pesquise sobre o contexto apresentado e, com base nos seus estudos filosóficos sobre a formação da cultura e a intolerância ao “diferente”, exponha argumentos embasados sobre os seguintes questionamentos: 
1)  É possível afirmar que toda forma de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas ou subculturas em países europeus são manifestações de xenofobia? Por quê? 
2) O imigrante é excluído socialmente nas nações hegemônicas? O processo de exclusão pode chegar ao ponto de relegar o imigrante às atividades profissionais de baixa remuneração, independentemente de sua capacitação profissional?  Justifique. 
 
Referências:
Aranha, Maria Lúcia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005g 
Aranha, Maria Lucia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993 
Considera-se que qualquer forma de violência baseada nas diferenças de origens geográficas, linguísticas ou étnicas de uma pessoas é considerado como xenofobia.
A xenofobia ocorre frequentemente nos países mais ricos e desenvolvidos, principalmente na Europa. Os nativos acreditam que os imigrantes são responsáveis pelo desemprego, criminalidade e todos os problemas sociais do país. Na Europa, alguns grupos xenófobos são conhecidos, como os Skinheads na Inglaterra, e os Neonazistas na Alemanha. Outros grupos não são tão conhecidos assim, como os Bloc Identitaire (França), CasaPound (Itália) e English Defence League (Reino Unido).Duas frases características de discursos xenófobos, em geral associados à ultradireita (Links para um site externo.), são “defenda a sua identidade” e “defenda os seus direitos”, conforme exposto por Ángeles Cea D’Ancona (Links para um site externo.), professora de Sociologia na Universidad Complutense de Madrid, reforçando a ideia de que estrangeiros estariam corrompendo a identidade nacional e, ao reivindicar para si direitos individuais, estariam retirando-os dos nacionais do país.
 Em grande parte os imigrantes não são bem vistos pelas nações hegemônicas, eles são considerados por alguns como mão de obra barata e de fácil manuseio (admissão e demissão), devido a sua condição de imigrante, muitos ilegais e ou sem direitos no pais que os recebe, causando uma sensação de superioridade e logo são usados por contratantes abusivos, pois sabem que o imigrante não pode solicitar seus direitos sem se expor.
Quantas vezes já vimos uma pessoa passar constrangimento por ser de outro estado e ter características e pronuncia em suas palavras diferentes, isso não ocorre somente na Europa no nosso pais também, e vemos o que ocorre com os eles, que esse estudo nos faça abrir os olhos.

Outros materiais