Buscar

rprovafilos2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 2- FILOSOFIA - UVA/EAD/2023
1- “O processo de alienação afeta milhões de trabalhadores nas sociedades capitalistas modernas, onde a produção econômica transformou-se no objetivo do homem, em vez de o homem ser objetivo da produção”(COTRIM,1999, p. 30). Diante dessa citação, avalie as afirmativas a seguir:
I - O processo de alienação provoca uma divisão entre o trabalhador e o bem produzido.
II - O etnocentrismo perpetua a diferença entre as classes sociais.
III - O operário tem controle sobre o produto final do seu trabalho.
IV - A ideologia vai naturalizar a divisão de classes das sociedades.
V - A xenofobia não estimula a aversão aos estrangeiros.
É correto o que se afirma em:
A) IV e V, apenas.
B) V, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) II e IV, apenas.
2- Leia as opções a seguir, tendo em vista que as pesquisas sobre a lógica priorizam o estudo da construção do raciocínio válido, independentemente de conteúdos específicos:
I- Para Aristóteles, o princípio da não contradição é o princípio fundamental da demonstração. II- O juízo “João é estudante” é singular, afirmativo, necessário e atômico. 
III- Os estudos lógicos se ocupam da estrutura formal do pensamento. 
IV- Um conceito determina o objeto específico a ser comentado. 
V- O juízo molecular utiliza um atributo único para o sujeito.
É correto o que se afirma em:
A) IV e V.
B) II e V.
C) II e IV.
D) I e III.
E) II, IV e V.
3- O termo "conhecimento" se refere à relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente (ou uma consciência) e um objeto. O conhecimento pode ser definido, assim, como a apreensão do objeto pelo sujeito. Considerando que o conhecimento pode se desenvolver de diferentes modos, leia as afirmativas a seguir:
I - A compreensão de um conceito refere-se à particularidade de um objeto. 
II - O conhecimento da ciência está diretamente relacionado com nossa herança cultural. 
III - A filosofia busca um conhecimento específico e setorizado da realidade. 
IV - O mito é um modo de conhecer passivo e inquestionável, aceito por todo o grupo.
É correto o que se afirma em:
A) I e IV.
B) II, somente.
C) IV, somente.
D) III e IV.
E) II e III.
4- Aristóteles considera que o raciocínio deve seguir a forma de um silogismo, ou seja, proposições que resultam numa conclusão (Premissa Maior + Premissa menor = conclusão). Examine o seguinte raciocínio lógico: “Todo brasileiro é sul-americano/ Todo carioca é brasileiro/ Logo, todo carioca é sul-americano.” Podemos vê-lo como exemplo de:
A) Raciocínio falacioso.
B) Raciocínio dedutivo.
C) Raciocínio retórico.
D) Raciocínio indutivo.
E) Raciocínio analógico.
5- A linguagem é indispensável ao ser humano. Falada, escrita, gestual ou de qualquer outra espécie, ela determina todas as relações entre os homens. Não há uma sociedade sem um sistema linguístico, pois não há sociedade sem comunicação. Analise as afirmativas a seguir:
I- A linguagem é um fenômeno individual e independente do grupo social. 
II- A linguagem possibilita ao homem o afastamento do concreto. 
III- Os símbolos linguísticos não precisam ser aceitos pela sociedade. 
IV- O homem só consegue se comunicar com os outros por meio de símbolos linguísticos. 
V- A relação entre cultura e linguagem independe do processo de humanização.
É correto o que se afirma em:
A) III e IV.
B) I e II.
C) IV e V.
D) II e IV.
E) I e III.
6- Leia os dois trechos a seguir: - Trecho 1: “A montanha de dados cresce, o real conhecimento diminui. Quanto mais informações, mais equivocados os prognósticos. Uma consciência sem história, voltada para a atemporalidade da inteligência artificial, tem de perder qualquer orientação. A sociedade do conhecimento, que não conhece nada de si mesma, não tem mais nada a produzir senão sua própria ruína. Sua notória fraqueza de memória é ao mesmo tempo seu único consolo.” Kurz, Robert. A ignorância na sociedade do conhecimento. Disponível em: <:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/m%C3%B3dulos/educa%C3%A7%C3%A3o-na-sociedade-de-informa%C3%A7%C3%A3o/ignor%C3%A2ncia-da-sociedade-do-conhecimento>. Acesso em: 25 jun. 2013.
Trecho 2: “Andrômeda era filha do rei Cepheus e da rainha Cassiopeia da Etiópia. Sua mãe, a rainha Cassiopeia, era uma mulher excessivamente presunçosa que ousou se vangloriar de que ela era ainda mais bonita do que as Nereidas, um grupo de 50 ninfas do mar de extraordinária beleza. As Nereidas ficaram tão ofendidas pela arrogância da vaidosa rainha que imploraram a Posseidon que a punisse. Em resposta ao apelo das Nereidas, Poseidon enviou o monstro do mar Cetus para devastar a Etiópia. Quando o rei Cepheus perguntou ao oráculo em Ammon o que ele devia fazer para acalmar a ira do deus, lhe foi dito que ele deveria dar sua belíssima filha virgem em sacrifício ao monstro do mar. Deste modo ele acorrentou Andrômeda a um rochedo na costa do Mediterrâneo, em Jaffa, onde presentemente está a cidade de Tel Aviv, Israel, à espera da aproximação do monstro. Felizmente a vida de Andrômeda foi salva por Perseus, que matou o monstro e pediu a mão de Andrômeda em casamento.” Disponível em: <http://www.bepeli.com.br/g/mitologia_grega.html>.
A partir da discussão sobre os tipos de conhecimento tratados na disciplina, examine os dois trechos acima e marque a alternativa correta:
A) O conhecimento filosófico e sua perspectiva reflexiva surgiram como reação ao conhecimento do senso comum que tentava explicar os fenômenos a partir do sobrenatural.
B) O saber mitológico e o saber filosófico são duas formas de conhecimento, pois mediam a relação do ser humano com o mundo ao seu redor.
C) O mito não pode ser considerado como uma forma de conhecimento, pois seus saberes são destituídos de comprovação.
D) O saber do século XXI é marcado pelas novas tecnologias e elas desbancam quaisquer outros saberes.
E) O conhecimento científico por excelência tem sido vivenciado na sociedade do século XXI, o qual suplantou todas as demais formas de saber.
7- A época contemporânea tem como uma de suas principais características o avanço vertiginoso do desenvolvimento científico e, por conseguinte, o confronto entre teorias novas e teorias tradicionais. No campo da epistemologia, o filósofo francês Gaston Bachelard destaca com muita propriedade as mudanças e rupturas paradigmáticas que abalaram as ciências. Partindo das ideias do epistemólogo Gaston Bachelard, sintetize o conceito de ponto de não retorno proposto por este filósofo.
Resposta: Segundo o epistemólogo Bachelard, o desenvolvimento das ciências demonstrou que muitas das novas teorias ultrapassaram e demoliram antigos paradigmas, não sendo mais possível pautá-los diante do surgimento de novos conhecimentos, ficando, portanto, superados. Neste sentido, o "ponto de não retorno" significa essa impossibilidade de volta às teorias antigas, causando a queda de inúmeros paradigmas antigos diante do avanço científico e tecnológico.
Comentário da Professora: A resposta atende ao pedido da questão, fornecendo uma explicação clara e direta do conceito de "ponto de não retorno" de Bachelard. A inclusão de um exemplo específico fortaleceria a resposta, ilustrando como o conceito se manifesta na prática.
8- A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade. O que nela se afirme sobre a natureza ou fundamento das normas morais deve valer para a moral da sociedade grega, ou para a moral que vigora de fato numa comunidade humana moderna (VÁSQUEZ,2005, p. 21). Diferencie ética e moral do ponto de vista filosófico.
Resposta: Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individualizado, fruto do racional de cada indivíduo, de acordo com seus próprios valores e, principalmente, diante de situações vivenciadas somente por ele e sem a possível prestação de contas diante de outras pessoas. A Ética é racional, ao passo que a Moral é definida pela sociedade. Uma frase comum que sintetiza muitobem a diferença entre ambas é a seguinte: "fulano atentou contra a moral e os bons costumes". Neste contexto, podemos perceber moral como a norma de conduta social, indicadora do que é certo ou errado naquela sociedade.
Comentário da Professora: A resposta é boa, oferecendo uma distinção clara entre ética e moral. Alguma expansão sobre a fundamentação filosófica desses conceitos pode aprimorar ainda mais a compreensão.							Bsorte Colega!

Outros materiais