Buscar

FARMACOCINÉTICA RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABSORÇÃO
Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea. A velocidade e a eficiência da absorção dependem da via de administração. Para a via IV, a absorção é completa, ou seja, toda a dose do fármaco alcança a circulação sistêmica. A liberação do fármaco por outras vias pode resultar em absorção parcial e, consequentemente, em menor biodisponibilidade. Essa passagem ocorre através de membranas biológicas, altamente lipofílicas, sendo o principal mecanismo para esse transporte a difusão passiva através dos lipídeos, pois ocorre a favor do gradiente de concentração e não há gasto energético.
Difusão passiva – a força motriz da absorção passiva de um fármaco é o gradiente da concentração através da membrana que separa os compartimentos do organismo, isto é, o fármaco se move da região com concentração elevada para a que tem baixa concentração. A difusão passiva não envolve transportador, não é saturável e apresenta baixa especificidade estrutural. A grande maioria dos fármacos tem acesso ao organismo por esse mecanismo. 
Difusão facilitada: A difusão facilitada é um processo de transporte de moléculas e de íons através da membrana celular, a favor do gradiente de concentração. A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.
• Transporte ativo – envolve transportadores proteicos específicos que atravessam a membrana. Poucos fármacos cujas estruturas se assemelham às de metabólitos de ocorrência natural são transportados através da membrana celular usando esses transportadores proteicos específicos. O transporte ativo é dependente de energia e movido pela hidrólise de ATP. CONTRA UM GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO.GASTO DE ENERGIA.
• Endocitose e exocitose – transporta moléculas excepcionalmente grandes através da membrana celular. Na endocitose, as moléculas do fármaco são engolfadas pela membrana e transportadas para o interior da célula pela compressão da vesícula cheia de fármaco. A exocitose é o inverso da endocitose e é usada pelas células para secretar várias substâncias por um processo similar ao da formação de vesículas. Por exemplo, a vitamina B12 é transportada através da parede intestinal por endocitose. Certos neurotransmissores (p. ex., norepinefrina) são armazenados em vesículas ligadas à membrana no terminal nervoso e liberados por exocitose. 
MOVIMENTO FR FÁRMACOS ATRAVÉS DAS BARREIRAS CELULARES
- Peso e tamanho de fármacos: Farmacos menores possuem mais facilidade de atravessar as membranas do que os fármacos maiores.
- Para atravessar as barreiras celulares os fármacos devem atravessar membranas liídicas, que acontece por difusão passiva e transferência mediada por transportadores;
- A lipossolubilidade de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas.
- Quanto maior o coeficiente etanol/água, maior a sua permeabilidade em lipídeos. 
- Muitos fármacos são ácidos ou bases fracas, seu estado de ionização varia com o pH, de acordo com a equação de Henderson-Hasselbalch.
BIODISPONIBILIDADE: Percentual da dose que atinge o sítio de ação.

Continue navegando