Logo Passei Direto
Buscar
Para se alcançar uma farmacoterapia de excelência, além da escolha do melhor medicamento, da melhor forma farmacêutica e da via de administração correta, o medicamento deverá primeiramente estar de acordo com as regras farmacológicas de ação, ou seja, deverá respeitar as quatro fases/etapas ou processos farmacológicos. Assinale a alternativa que representa a ordem correta das quatro fases/processos da farmacoterapia:


Fase terapêutica; fase farmacêutica; fase farmacocinética; fase farmacodinâmica.
Fase farmacêutica; fase farmacocinética; fase farmacodinâmica; fase terapêutica.
Fase farmacocinética; fase farmacodinâmica; fase farmacêutica; fase terapêutica.
Absorção; distribuição; metabolismo; excreção.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A ordem correta das quatro fases/processos da farmacoterapia é: Fase farmacêutica; fase farmacocinética; fase farmacodinâmica; fase terapêutica. Essas fases são essenciais para entender como um medicamento age no organismo e como ele deve ser administrado para alcançar a eficácia desejada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que representa a ordem correta das quatro fases/processos da farmacoterapia é: Absorção; distribuição; metabolismo; excreção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Substância química estruturalmente bem definida que é utilizada com funções de prevenção, no tratamento e no diagnóstico de doenças, infecções ou de situações de desconforto e na correção de funções orgânicas desajustadas. A definição acima é refere-se a:


Droga
Medicamentos bioequivalentes
Medicamento
Fármaco

Um determinado paciente está recebendo um bolus IV de 500 mg de um determinado antibiótico em doses múltiplas a cada 12 horas. A meia-vida plasmática do antibiótico é de 12 horas e trata-se de um fármaco com índice terapêutico estreito. Após quantas horas deve-se fazer a dosagem de nível sérico para verificar se o antibiótico atingiu o estado de equilíbrio?


48 - 60 horas
1 hora
12 horas
36 horas

Um paciente com doença renal crônica pode precisar ter a dose dos medicamentos que utiliza ajustada, pois a redução na taxa de filtração glomerular pode promover o acúmulo de fármacos excretados em maior extensão por via renal. Para conferir o ajuste de dose, o farmacêutico clínico deve se basear em qual dos parâmetros abaixo?


Observação da urinálise.
Observação do valor de creatinina plasmática.
Cálculo do clearance de creatinina/taxa de filtração glomerular.
Observação do valor de ureia no sangue.

Um médico prescreve um anticonvulsivante para um paciente epiléptico e declara que o fármaco tem um índice terapêutico estreito. Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - O anticonvulsivante apresenta uma maior tendência a apresentar interações medicamentosas clinicamente relevantes, dado que pequenas variações na concentração sérica decorrente das interações podem implicar em concentrações acima ou abaixo do índice terapêutico. PORQUE II - Em fármacos com índice terapêutico estreito, a concentração necessária para atingir a toxicidade é muito próxima da concentração necessária para atingir o efeito terapêutico. A respeito dessas asserções, asisnale a opção correta:

I - O anticonvulsivante apresenta uma maior tendência a apresentar interações medicamentosas clinicamente relevantes, dado que pequenas variações na concentração sérica decorrente das interações podem implicar em concentrações acima ou abaixo do índice terapêutico.
II - Em fármacos com índice terapêutico estreito, a concentração necessária para atingir a toxicidade é muito próxima da concentração necessária para atingir o efeito terapêutico.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina