Buscar

Motivação - psicologia 08 10 2012

Prévia do material em texto

IARA VIANA DA COSTA DE OLIVEIRA 
TRABALHO DE PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
TEMA : MOTIVAÇÃO
FESV
Vitória 
2012
MOTIVAÇÃO
Grande parte das razões da diversidade das condutas individuais decorre de um processo chamado motivação.
Os administradores e os dirigentes organizacionais anseiam por empregados motivados com seu trabalho, sua equipe e com a organização..Altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade.
A palavra motivação tem o significado de tudo aquilo que faz mover , tudo que causa ou determina alguma coisa , ou até mesmo , o fim ou a razão de uma ação. Por isso , a motivação começou a ser relacionada com outros conceitos como: satisfação , desejo , energia , comprometimento, crenças, valores , metas , afeto , etc .
As teorias da motivação tem quatro ênfases que são : 
_ Ativação : estado inicial de estimulação em que se encontra a pessoa .
_Direção: Objeto ou alvo da ação.
_Intensidade: variação da força da ação . Vai depender de um estado anterior de carência e de um estado posterior a ser alcançado.
_ Persistência da ação: tentativa de compreender o fenômeno da motivação.
As teorias da motivação , em certo sentido , estariam interessadas em desvendar os aspectos individuais biológicos ou psicológicos que desencadeariam impulso ou desejo , ou seja , a falta de carência de algo a ser suprido .
Aldefer afirma que a conduta humana não obedece a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo . A frustração encontrada em níveis mais elevados de satisfação , pode fazer com que o indivíduo volte ao nível anterior onde obteve sucesso 
A realização do empregado , o reconhecimento pessoal , o desenho do cargo e a delegação de responsabilidade , seriam os fatores realmente capazes de satisfazer as pessoas.
Vroom supõe que as pessoas decidem sobre suas ações de modo instrumental, procurando maximizar seu prazer e seus ganhos , e minimizar seu desprazer e suas perdas.
Traçar metas ajudam a manter o funcionário motivado, pois dirigem a atenção; mobilizam o esforço para a ação ;encorajam a persistência d ação e facilitam o desenvolvimento de uma estratégia de ação. Em termos de conteúdo , as metas claramente especificadas são verdadeiros fatores motivadores da conduta humana no trabalho .
Não basta solicitar a uma pessoa que dê o melhor de si sem traçar metas , pois isso não ajuda a visualizar o que se espera dela .. É preciso que a pessoa valorize o objetivo e o perceba como desafiador , fazendo com que esse desafio se torne motivação.
A motivação e o desempenho no trabalho , sofrem inúmeras influências. O alcance dos objetivos organizacionais , se encontra atrelado ao desempenho eficiente e eficaz nos níveis individual , grupal e organizacional. 
Para que haja uma alta qualidade na realização do trabalho , existem alguns fatores de mediação entre a motivação e o desempenho no trabalho como: o significado do trabalho realizado para quem o executa; o sistema de recompensa e punições; o estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial de trabalho e a convergência entre os valores pessoais e organizacionais .
O sistema de recompensa por exemplo, irá ser fator de motivação de acordo com o tipo de premiação . Para alguns funcionários , o prêmio em dinheiro é extremamente motivador , mas para outros o que o motiva , é o reconhecimento pessoal.
Para um funcionário que almeja uma promoção , sua motivação vai depender de alguns fatores como o grau de atração atribuído à promoção e se ele pode atingir seu objetivo.
Para despertar a motivação da força de trabalho ,é crucial que os gerentes observem atentamente os trabalhadores como ser único, ou seja , suas peculiaridades, para que o mesmo possa atingir seu máximo .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
ZANELLI ,José Carlos; BORGES – ANDRADE ,Jairo Eduardo ; BITTENCOURT, Antônio Virgílio . Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil . Artmed, 2004. Pag. 145 - 174 .

Continue navegando