Buscar

QUESTÕES ATEROSCLEROSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SAÚDE DO ADULTO E IDOSO
Acadêmicas: Derciane Lopes, Fabíola Feitosa, Gessyca Barreiros, Julianne Furtado, Natália Oliveira, Simoni Duarte.
Questões referentes ao tema do seminário de Av2 “Arteriosclerose e Aterosclerose”, grupo 2, turno da noite. 
1. A aterosclerose é uma condição patológica decorrente de múltiplos fatores e que pode ocasionar processos isquêmicos em diversos órgãos e sistemas. Em relação a etiologia da aterosclerose, assinale a alternativa CORRETA.
( ) O hábito de fumar ocasiona danos na parede das artérias, fazendo com que fiquem mais largas e mais elásticas, diminuindo a capacidade do sangue de transportar oxigênio ás hemácias.
( X ) A aterosclerose é mais frequente em idosos, principalmente do sexo masculino, e pode atingir qualquer vaso sanguíneo, sendo as artérias coronárias, a aorta, as artérias cerebrais e as artérias dos braços e pernas as mais acometidas.
( ) Se houver história de aterosclerose na família, não há um maior risco de desenvolver aterosclerose, pois a doença só acomete pessoas com dislipidemias.
( ) O consumo frequente de alimentos ricos em gordura como bolos, biscoitos, alimentos industrializados ou processados, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol ruim (HDL) no sangue.
2. O processo fisiopatológico da aterosclerose envolve mecanismos inflamatórios e imunológicos que predispõem o surgimento da doença, e que correspondem a uma tentativa de sanar o seu desenvolvimento. A figura abaixo mostra como ocorre o mecanismo de formação das células espumosas que são precursoras das placas de ateroma.
Após analisar a imagem acima, julgue os itens abaixo.
I. Os neutrófilos são as principais células de defesa responsáveis por fagocitarem as lipides (LDL-oxidado).
II. Após os monócitos serem ativados devido ao processo inflamatório na parede vascular, eles se transformam em macrófagos.
III. Após os leucócitos mononucleados penetrarem nas junções intercelulares, se inicia o processo de transformação em células espumosas que formam as estrias gordurosas que se aderem a parede dos vasos.
IV. As células espumosas são digeridas por fagócitos mononucleares presentes nos músculos lisos.
Marque a alternativa INCORRETA:
( ) I, II
( ) IV, II
( ) II, III
( X ) I, IV
3. As manifestações clínicas da aterosclerose surgem de acordo com o nível de comprometimento do lúmen vascular, ou seja, se as placas de ateroma estão interrompendo o fluxo sanguíneo totalmente ou parcialmente. Além disso, os sinais e sintomas se manifestam de acordo com o local onde ocorreu a oclusão vascular. Preencha o quadro abaixo citando 3 manifestações clínicas que ocorrem durante o bloqueio total e parcial por aterosclerose, de acordo com o local afetado.
	Manifestações clínicas de bloqueio total
	Coração 
	Pele fria, dor precordial e dispnéia
	Cérebro 
	Dificuldade para falar, tontura e desvio labial
	Manifestações clínicas de bloqueio parcial
	MMII
	Câimbras, edema e feridas de difícil cicatrização 
	Artérias abdominais
	Dor abdominal, disfunção erétil e dormência de MMII
4. Com relação ao tratamento do paciente portador de aterosclerose, analise os itens abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.
( V ) o tratamento da aterosclerose envolve modificações no estilo de vida do paciente como, mudanças na alimentação, prática de atividades físicas e abandono de hábitos prejudiciais como o tabagismo. 
( F ) o uso de medicamentos como a sinvastatina e o dinitrato de isossorbida, atuam como inibidores da ECA, com ação vasodilatadora que melhora o fluxo sanguíneo.
( V ) a angioplastia com stent visa a revascularização do coração, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja restabelecido quando um vaso está entupido.
( F ) o cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo, onde é introduzido um cateter em qualquer artéria dos MMII até o coração, com o objetivo de diagnosticar e tratar o problema. 
5. O enfermeiro tem papel fundamental no processo de assistência ao paciente portador de aterosclerose, pois esses indivíduos podem apresentar comprometimento de todo seu harmônico, como perdas pessoais e sociais, limitações financeiras e sentimento de fragilidade. É privativo do enfermeiro traçar diagnósticos e intervenções que melhorem o quadro clínico do paciente. Abaixo cite 3 intervenções para os diagnósticos de “risco para ansiedade”, “risco para intolerância á atividade” e “risco para solidão”.
- Risco para ansiedade: técnicas de relaxamento, terapia de relaxamento e inclusão em grupos de suporte.
- Risco para intolerância a atividade: ensino de exercícios físicos, controle do uso de medicações e controle de energia.
- Risco para solidão: promoção de integração familiar, redução da ansiedade e atividades terapêuticas.
(as respostas acima são sugestões, no trabalho escrito possui outras intervenções referentes a esses diagnósticos).

Continue navegando